Eficácia comunicativa das logomarcas. Avaliação da eficácia através dos níveis de representação e provas cognitivas de reconhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Maria Manuel Guerra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5462
Resumo: O objetivo primordial desta investigação são: as logomarcas. O intuito é estudar a eficácia comunicativa desta ferramenta de comunicação através de testes que permitem avaliar os efeitos cognitivos, afetivos e comportamentais do interveniente relativamente aos logotipos das marcas. O corpus da investigação é constituído por dois testes que nos permitem avaliar a retenção do objeto de estudo na mente dos indivíduos. Estes mesmos testes são executados por 50 pessoas, 25 para cada, e os indivíduos são escolhidos de forma aleatória, sem que haja qualquer tipo de manipulação. Ambos os testes permitem-nos estudar temáticas muito importantes que se relacionam com esta investigação, caso disso é: o posicionamento das marcas, branding, product placement. Ainda assim, o primeiro estudo que se executou no marco teórico foi o da memória do ser humano. Sem este ponto de partida não faria sentido a investigação, pois é a partir deste “motor” que conseguimos reter as logomarcas em estudo e assim recordá-las posteriormente. Nesta investigação é usada uma fórmula para poder calcular a percentagem e assim avaliar cada teste, chegando a uma conclusão final. Os resultados indicam que os sujeitos da amostra recordam as logomarcas de forma espontânea e que, portanto, as marcas têm uma eficácia comunicativa bem difundida e trabalhada. A escolha das logomarcas foi incidida nas de automóveis por ser do conhecimento geral de todos. Tanto dos mais novos como dos mais velhos, até aos diferentes géneros.
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