Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/35900 |
Resumo: | Este documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrante no Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa, Escola de Enfermagem (Porto), e emerge da análise descritiva e critico-reflexiva, fundamentada em evidência científica, do processo de aprendizagem do estágio realizado. O estágio contemplou 3 contextos assistenciais diferentes, nomeadamente, Cuidados de Saúde Primários, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Serviço de Urgência Pediátrica. Este documento está organizado de acordo com os 4 domínios de atuação de enfermagem – prestação de cuidados, gestão, formação e investigação –, tendo sido definidos objetivos e atividades que os concretizassem, com vista a adquirir e desenvolver competências para a assistência especializada bem como para a obtenção do grau de mestre. O documento pretende evidenciar o percurso realizado para a aquisição dessas mesmas competências, tendo como foco a prestação de cuidados especializados ao Recém-nascido, criança ou jovem e sua família, objetivando maximizar o seu bem-estar, promover o desenvolvimento saudável e prevenir a doença, nos diferentes contextos assistenciais. O papel do enfermeiro especialista em SIP na triagem, no Núcleo de Apoio a Jovens e Crianças em Risco, na Equipa Local de Intervenção, na massagem infantil, na prestação de cuidados ao recém-nascido pré-termo, na parceria de cuidados e transição para a parentalidade e na gestão de cuidados, são áreas que maior impacto tiveram no estágio realizado e aprofundadas neste documento. Deste modo, desenvolvi competências no âmbito da prestação de cuidados especializada, personalizada e de qualidade, ao Recém-nascido, criança ou jovem e sua família, tornando-me capaz de responder aos desafios inerentes ao cuidar em Saúde Infantil e Pediátrica. |
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Relatório de estágioCompetênciasEnfermagem pediátricaFamíliaSkillsPediatric nursingFamilyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrante no Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa, Escola de Enfermagem (Porto), e emerge da análise descritiva e critico-reflexiva, fundamentada em evidência científica, do processo de aprendizagem do estágio realizado. O estágio contemplou 3 contextos assistenciais diferentes, nomeadamente, Cuidados de Saúde Primários, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Serviço de Urgência Pediátrica. Este documento está organizado de acordo com os 4 domínios de atuação de enfermagem – prestação de cuidados, gestão, formação e investigação –, tendo sido definidos objetivos e atividades que os concretizassem, com vista a adquirir e desenvolver competências para a assistência especializada bem como para a obtenção do grau de mestre. O documento pretende evidenciar o percurso realizado para a aquisição dessas mesmas competências, tendo como foco a prestação de cuidados especializados ao Recém-nascido, criança ou jovem e sua família, objetivando maximizar o seu bem-estar, promover o desenvolvimento saudável e prevenir a doença, nos diferentes contextos assistenciais. O papel do enfermeiro especialista em SIP na triagem, no Núcleo de Apoio a Jovens e Crianças em Risco, na Equipa Local de Intervenção, na massagem infantil, na prestação de cuidados ao recém-nascido pré-termo, na parceria de cuidados e transição para a parentalidade e na gestão de cuidados, são áreas que maior impacto tiveram no estágio realizado e aprofundadas neste documento. Deste modo, desenvolvi competências no âmbito da prestação de cuidados especializada, personalizada e de qualidade, ao Recém-nascido, criança ou jovem e sua família, tornando-me capaz de responder aos desafios inerentes ao cuidar em Saúde Infantil e Pediátrica.This document was prepared within the scope of the course Final Internship and Report, part of the Master's Degree Course in Nursing with Specialization in Child and Pediatric Health Nursing at the Universidade Católica Portuguesa, Escola de Enfermagem (Porto), and emerges from the descriptive and critical-reflective analysis, based on evidence, of the learning process of the internship performed. The internship covered 3 different care contexts, namely, Primary Health Care, Neonatal Intensive Care Unit and Pediatric Emergency Service. This document is organized according to the 4 domains of nursing practice - provision of care, management, training and research -, having defined objectives and activities to achieve them, with a view to acquiring and developing skills for specialized care as well as for obtaining a master's degree. The document intends to highlight the path taken to acquire these same skills, focusing on the provision of specialized care to the newborn, child or young person and their family, aiming to maximize their well-being, promote healthy development and prevent disease, in the different care contexts. The role of the nurse specialist in Child and Pediatric Health Nursing in triage, in the Support Center for Youth and Children at Risk, in the Local Intervention Team, in child massage, in the provision of care to preterm newborns, in the care partnership and transition to parenting and care management are areas that have had the greatest impact on the internship carried out and are deepened in this document. In this way, I developed skills in the provision of specialized, personalized and quality care to the newborn, child or young person and their family, making me able to respond to the challenges inherent in child and pediatric health care.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAscenção, Joana Maria Moreira2022-11-10T01:30:29Z2021-10-192021-072021-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35900TID:202781844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:09.426885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrante no Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa, Escola de Enfermagem (Porto), e emerge da análise descritiva e critico-reflexiva, fundamentada em evidência científica, do processo de aprendizagem do estágio realizado. O estágio contemplou 3 contextos assistenciais diferentes, nomeadamente, Cuidados de Saúde Primários, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Serviço de Urgência Pediátrica. Este documento está organizado de acordo com os 4 domínios de atuação de enfermagem – prestação de cuidados, gestão, formação e investigação –, tendo sido definidos objetivos e atividades que os concretizassem, com vista a adquirir e desenvolver competências para a assistência especializada bem como para a obtenção do grau de mestre. O documento pretende evidenciar o percurso realizado para a aquisição dessas mesmas competências, tendo como foco a prestação de cuidados especializados ao Recém-nascido, criança ou jovem e sua família, objetivando maximizar o seu bem-estar, promover o desenvolvimento saudável e prevenir a doença, nos diferentes contextos assistenciais. O papel do enfermeiro especialista em SIP na triagem, no Núcleo de Apoio a Jovens e Crianças em Risco, na Equipa Local de Intervenção, na massagem infantil, na prestação de cuidados ao recém-nascido pré-termo, na parceria de cuidados e transição para a parentalidade e na gestão de cuidados, são áreas que maior impacto tiveram no estágio realizado e aprofundadas neste documento. Deste modo, desenvolvi competências no âmbito da prestação de cuidados especializada, personalizada e de qualidade, ao Recém-nascido, criança ou jovem e sua família, tornando-me capaz de responder aos desafios inerentes ao cuidar em Saúde Infantil e Pediátrica. |
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