A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar high scope: espaços, tempos e estratégias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16481 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar high scope: espaços, tempos e estratégiasJardim de InfânciaAutonomiaHigh scopeEspaçosTempos e estratégiasKindergartenAutonomySpacesTimes and strategiesRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo retratar, de modo reflexivo, o percurso enquanto educadora-estagiária, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), que decorreu numa organização de Ensino Particular e Cooperativo, na zona de Cascais, que assenta a sua intervenção no modelo High Scope, com um grupo constituído por 19 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. O documento que se apresenta está organizado de forma a espelhar o processo de intervenção, em torno das seguintes dimensões: a caracterização de uma ação educativa contextualizada, a análise reflexiva da intervenção, a investigação desenvolvida, a construção da profissionalidade docente como educadora de infância em contexto. A investigação levada a cabo, decorrente da prática, intitulada: “A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar High Scope: espaços, tempos e estratégias”, emergiu das observações efetuadas nos primeiros dias de imersão na prática. O objetivo central foi o de compreender de que forma é promovida a autonomia das crianças numa sala de Jardim de Infância orientada pelo modelo High Scope, procurou-se em particular: (i) Caracterizar a visão da educadora sobre a autonomia das crianças; (ii) Analisar de que forma a organização do ambiente educativo pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia; (iii) Sinalizar e caracterizar estratégias implementadas pela equipa educativa para promover o desenvolvimento da autonomia; (iv) Analisar o papel do adulto no desenvolvimento da autonomia. A autonomia da criança é uma dimensão privilegiada no contexto High Scope em análise, procurando-se transmitir confiança e segurança à criança, respeitando-a e valorizando-a. Com efeito, os resultados obtidos na investigação contribuem para realçar a importância da participação das crianças, desafiando-as e incentivando-as, colocando em evidência a importância de criar um ambiente educativo promotor de autonomia. Para tal, torna-se relevante ter-se em consideração os tempos, espaços e recursos, bem como a implementação de estratégias facilitadoras do desenvolvimento das crianças, o que só é possível se os adultos pretenderem promover a autonomia das mesmas e não a inibir.ABSTRACT The purpose of this report is to reflect on the journey as a trainee educator, carried out within the scope of the Supervised Professional Practice II (PPSII) course, which took place in a private and cooperative educational institution, in Cascais area, guided by the High Scope model, in a group of 19 children aged between 3 and 6 years. This paper is organized in order to reflect the intervention process, being presented: the characterization of a contextualized educational action, the reflective analysis of the intervention in kindergarten, the research in kindergarten, the construction of teaching professionalism as a kindergarten teacher in context and the final considerations. The research conducted as a result of the practice, entitled: "The promotion of autonomy in a High Scope preschool room: spaces, times and strategies", emerged from the observations made during the first days of immersion in the practice. The main objective was to understand how children's autonomy is promoted in a High Scope model-oriented kindergarten room. In particular, we sought to: (i) characterize the educator's view on children's autonomy; (ii) analyze how the organization of the educational environment can contribute to the development of autonomy; (iii) identify and characterize strategies implemented by the educational team to promote the development of autonomy; (iv) analyze the role of the adult in the development of autonomy. The autonomy of the child is a privileged dimension in the High Scope context under analysis, seeking to convey confidence and security to the child, respecting and valuing it. In fact, the results obtained in the research contribute to highlight the importance of children's participation, challenging and encouraging them, highlighting the importance of creating an educational environment that promotes autonomy. To this end, it is important to take into consideration the times, spaces and resources, as well as the implementation of strategies that facilitate children's development, which is only possible if adults intend to promote their autonomy and not inhibit it.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFriães, RitaRCIPLReis, Beatriz Pinheiro dos2023-09-19T08:56:37Z2023-07-102023-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16481TID:203354524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T02:15:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:45.804313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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