Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12897 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_68362b640a6593c9cb4459c88290e1d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12897 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de InfânciaAprendizagemJardim de infânciaParticipaçãoDesenvolvimentoHighScopeQuadro de MensagensKindergartenMessage boardParticipationDevelopmentLearningRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, inserida no 2ºano do Mestrado em Educação Pré- Escolar, e apresenta todo o percurso vivenciado ao longo de, aproximadamente, quatro meses em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos de idade. Este relatório ilustra a análise reflexiva e fundamentada da prática realizada, bem como a investigação desenvolvida no âmbito da mesma. A partir das observações realizadas do grupo durante os momentos de exploração do Quadro de Mensagens, um recurso característico do modelo HighScope, onde as crianças participavam e se envolviam ativamente, foi-me possível observar que, através da leitura das mensagens que compunham o dia, objetivo primordial deste momento da rotina, as crianças iam construindo aprendizagens relacionadas com as diferentes áreas de conteúdo. Esta constatação levou-me a investigar as potencialidades deste momento da rotina HighScope e, em específico, do recurso que lhe dá suporte – o Quadro de Mensagens. Para o efeito, defini com o apoio da educadora um conjunto de estratégias de exploração do mesmo, com o intuito de compreender, de que forma este instrumento pode ser explorado em contexto de Jardim de Infância e quais as aprendizagens que podem ser potenciadas a partir dessa exploração. Partindo dos propósitos definidos, enveredei por um estudo de natureza qualitativa, orientado pelas diretrizes da investigação-ação. A recolha de dados passou pelo recurso à técnica de observação direta participante, que me possibilitou reunir notas de campo focadas nos momentos de exploração do Quadro de Mensagens, mas também à técnica de observação indireta, levada a cabo através da realização de entrevistas semi-diretivas às educadoras da organização socioeducativa, com o objetivo de procurar compreender qual a sua visão sobre a importância e potencialidades do Quadro de Mensagens. Procurei ainda através destas entrevistas suscitar a reflexão das mesmas em torno do Quadro de Mensagens enquanto recurso educativo. De uma forma global, considero que os objetivos traçados foram alcançados, observando-se que as estratégias de exploração do Quadro de Mensagens levadas a cabo contribuíram para ampliar os conhecimentos do grupo de crianças, ao proporcionarem, por exemplo, momentos de partilha, de cooperação, de participação, momentos igualmente cruciais na construção de aprendizagens significativas. Ainda que o Quadro de Mensagens seja um instrumento específico do Modelo HighScope, os 9 resultados reunidos mostram que pode ser um recurso potenciador de aprendizagens das várias áreas de conteúdo do pré-escolar.ABSTRACT This report was carried out within the scope of the Supervised Professional Practice Curricular Unit II, inserted in the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education, and presents the entire course experienced over approximately four months in the context of Kindergarten, with a group of 3 and 4 year old children. This illustrates the reflective and grounded analysis of the practice performed, as well as the research developed within it. From the observations made by the group during the moments of exploration of the Message Board, a characteristic feature of the HighScope model, where children participated and were actively involved, I was able to observe that, by reading the messages that made up the day, primary objective of this moment in the routine, the children were building learning related to the different content areas. This finding led me to investigate the potential of this moment in the HighScope routine and the resource that supports it - the Message Board. To this end, I have defined, with the support of the educator, a set of strategies for exploring it, in order to understand, how this instrument can be explored in the context of kindergarten and what learning can be enhanced from that exploration. Starting from the defined purposes, I embarked on a qualitative study, guided by the guidelines of action-research. The data collection involved the use of the direct participant observation technique, which enabled me to gather field notes focused on the moments of exploration of the Message Board, but also the indirect observation technique, carried out through semi-directive interviews. to the educators of the socioeducational organization, in order to try to understand what their vision is about the importance and potential of the Message Board. I also sought through these interviews to raise their reflection around the Message Board as an educational resource. In a global way, I consider that the objectives set were reached, observing that the strategies of exploitation of the Message Board carried out contributed to expand the knowledge of the group of children, by providing, for example, moments of sharing, of cooperation , of participation, equally crucial moments in the construction of meaningful learning. Although the Message Board is a specific instrument of the HighScope Model, the results gathered show that it can be a resource to enhance learning in the various content areas of pre-school.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFriães, RitaRCIPLVicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira2021-02-19T12:08:09Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12897TID:202628230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:54.319429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância |
title |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância |
spellingShingle |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira Aprendizagem Jardim de infância Participação Desenvolvimento HighScope Quadro de Mensagens Kindergarten Message board Participation Development Learning |
title_short |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância |
title_full |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância |
title_fullStr |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância |
title_sort |
Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância |
author |
Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira |
author_facet |
Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Friães, Rita RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Jardim de infância Participação Desenvolvimento HighScope Quadro de Mensagens Kindergarten Message board Participation Development Learning |
topic |
Aprendizagem Jardim de infância Participação Desenvolvimento HighScope Quadro de Mensagens Kindergarten Message board Participation Development Learning |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-29 2020-05-29T00:00:00Z 2021-02-19T12:08:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12897 TID:202628230 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12897 |
identifier_str_mv |
TID:202628230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133478492569600 |