Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12897
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_68362b640a6593c9cb4459c88290e1d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12897
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de InfânciaAprendizagemJardim de infânciaParticipaçãoDesenvolvimentoHighScopeQuadro de MensagensKindergartenMessage boardParticipationDevelopmentLearningRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, inserida no 2ºano do Mestrado em Educação Pré- Escolar, e apresenta todo o percurso vivenciado ao longo de, aproximadamente, quatro meses em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos de idade. Este relatório ilustra a análise reflexiva e fundamentada da prática realizada, bem como a investigação desenvolvida no âmbito da mesma. A partir das observações realizadas do grupo durante os momentos de exploração do Quadro de Mensagens, um recurso característico do modelo HighScope, onde as crianças participavam e se envolviam ativamente, foi-me possível observar que, através da leitura das mensagens que compunham o dia, objetivo primordial deste momento da rotina, as crianças iam construindo aprendizagens relacionadas com as diferentes áreas de conteúdo. Esta constatação levou-me a investigar as potencialidades deste momento da rotina HighScope e, em específico, do recurso que lhe dá suporte – o Quadro de Mensagens. Para o efeito, defini com o apoio da educadora um conjunto de estratégias de exploração do mesmo, com o intuito de compreender, de que forma este instrumento pode ser explorado em contexto de Jardim de Infância e quais as aprendizagens que podem ser potenciadas a partir dessa exploração. Partindo dos propósitos definidos, enveredei por um estudo de natureza qualitativa, orientado pelas diretrizes da investigação-ação. A recolha de dados passou pelo recurso à técnica de observação direta participante, que me possibilitou reunir notas de campo focadas nos momentos de exploração do Quadro de Mensagens, mas também à técnica de observação indireta, levada a cabo através da realização de entrevistas semi-diretivas às educadoras da organização socioeducativa, com o objetivo de procurar compreender qual a sua visão sobre a importância e potencialidades do Quadro de Mensagens. Procurei ainda através destas entrevistas suscitar a reflexão das mesmas em torno do Quadro de Mensagens enquanto recurso educativo. De uma forma global, considero que os objetivos traçados foram alcançados, observando-se que as estratégias de exploração do Quadro de Mensagens levadas a cabo contribuíram para ampliar os conhecimentos do grupo de crianças, ao proporcionarem, por exemplo, momentos de partilha, de cooperação, de participação, momentos igualmente cruciais na construção de aprendizagens significativas. Ainda que o Quadro de Mensagens seja um instrumento específico do Modelo HighScope, os 9 resultados reunidos mostram que pode ser um recurso potenciador de aprendizagens das várias áreas de conteúdo do pré-escolar.ABSTRACT This report was carried out within the scope of the Supervised Professional Practice Curricular Unit II, inserted in the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education, and presents the entire course experienced over approximately four months in the context of Kindergarten, with a group of 3 and 4 year old children. This illustrates the reflective and grounded analysis of the practice performed, as well as the research developed within it. From the observations made by the group during the moments of exploration of the Message Board, a characteristic feature of the HighScope model, where children participated and were actively involved, I was able to observe that, by reading the messages that made up the day, primary objective of this moment in the routine, the children were building learning related to the different content areas. This finding led me to investigate the potential of this moment in the HighScope routine and the resource that supports it - the Message Board. To this end, I have defined, with the support of the educator, a set of strategies for exploring it, in order to understand, how this instrument can be explored in the context of kindergarten and what learning can be enhanced from that exploration. Starting from the defined purposes, I embarked on a qualitative study, guided by the guidelines of action-research. The data collection involved the use of the direct participant observation technique, which enabled me to gather field notes focused on the moments of exploration of the Message Board, but also the indirect observation technique, carried out through semi-directive interviews. to the educators of the socioeducational organization, in order to try to understand what their vision is about the importance and potential of the Message Board. I also sought through these interviews to raise their reflection around the Message Board as an educational resource. In a global way, I consider that the objectives set were reached, observing that the strategies of exploitation of the Message Board carried out contributed to expand the knowledge of the group of children, by providing, for example, moments of sharing, of cooperation , of participation, equally crucial moments in the construction of meaningful learning. Although the Message Board is a specific instrument of the HighScope Model, the results gathered show that it can be a resource to enhance learning in the various content areas of pre-school.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFriães, RitaRCIPLVicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira2021-02-19T12:08:09Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12897TID:202628230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:54.319429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
title Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
spellingShingle Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira
Aprendizagem
Jardim de infância
Participação
Desenvolvimento
HighScope
Quadro de Mensagens
Kindergarten
Message board
Participation
Development
Learning
title_short Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
title_full Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
title_fullStr Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
title_full_unstemmed Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
title_sort Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de Infância
author Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira
author_facet Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Jardim de infância
Participação
Desenvolvimento
HighScope
Quadro de Mensagens
Kindergarten
Message board
Participation
Development
Learning
topic Aprendizagem
Jardim de infância
Participação
Desenvolvimento
HighScope
Quadro de Mensagens
Kindergarten
Message board
Participation
Development
Learning
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
2020-05-29T00:00:00Z
2021-02-19T12:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12897
TID:202628230
url http://hdl.handle.net/10400.21/12897
identifier_str_mv TID:202628230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478492569600