Estudo do processo de implementação de outsourcing de tecnologias de informação e comunicação na administração pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/4980 |
Resumo: | Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Estudo do processo de implementação de outsourcing de tecnologias de informação e comunicação na administração públicaOutsourcingOutsourcing de TICEvolução do outsourcingTendências do outsourcingOutsourcing nas empresasOutsourcing na administração públicaMestrado Integrado em Engenharia e Gestão IndustrialNo mercado actual, global e tecnologicamente exigente, acresce a necessidade de adoptar formas de organização flexíveis e competitivas que são determinantes na sobrevivência das organizações. Cada vez mais, a informação, e por consequência, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são de extrema importância aos produtos e serviços das organizações, pois quando são implementadas de forma eficiente permitem melhorar o desempenho das mesmas, e assim, suportar com sucesso as suas estratégias. Perante a necessidade acrescida das organizações modernas em adoptar uma estratégia eficaz de forma a aumentar os seus níveis de serviço a um custo mínimo e reforçar os recursos nas actividades centrais de negócio, surge na década de noventa o Outsourcing de TIC. Trata-se de uma ferramenta de gestão que permitiu às organizações a contratação da prestação de serviços, com colaboradores eficazes e especializados, e não apenas programadores e/ou prestações de serviços específicos de processamento. O objectivo da contratação de entidades externas resumia-se à melhoria contínua dos serviços e consequentemente à satisfação total ou parcial das necessidades internas das organizações. A adopção do outsourcing de TIC nos serviços da Administração Pública (AP) começa a ter efeitos positivos em Portugal, na década de noventa do século XX, devendo-se o seu crescimento à forte necessidade do estado em reduzir os seus custos. A limitação da participação do estado nas actividades económicas e o outsourcing de TIC das actividades não produtivas foram as duas principais motivações do Estado para implementar outsourcing nos departamentos de informática de vários organismos públicos em Portugal. Este modelo começa a ser visto pela AP, como uma nova estratégia para o aumento da competitividade e produtividade, e da redução dos custos nos Organismos Públicos (OP).Faculdade de Ciências e TecnologiaGrilo, AntónioRUNNogueira, Ana Sofia Alves2011-01-26T16:30:12Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:12Zoai:run.unl.pt:10362/4980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:00.689381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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