Perceção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Brás
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7546
Resumo: As intervenções psicológicas positivas aplicadas em populações clínicas e não clínicas demonstraram uma eficácia comprovada no aumento das emoções positivas, do bem-estar e da satisfação com a vida. A última década assistiu a um crescente interesse no estudo das intervenções em psicologia positiva, em todo o mundo, no entanto, em Portugal existem apenas alguns estudos sobre as intervenções psicológicas positivas. Devido à sua eficácia e facilidade de aplicação, o uso de intervenções psicológicas positivas pode ser considerado como uma estratégia complementar na promoção e tratamento da saúde mental. O presente estudo teve como objetivo analisar as perceções sobre o impacto da aplicação de um programa de psicologia positiva, tendo em vista a promoção do bem-estar na vida diária, em alunos do ensino superior. Participaram neste estudo um total de 12 alunos, a frequentar o 3º ano do 1º ciclo de estudos em Psicologia numa Universalidade do norte do país. Ao longo de 6 semanas, os participantes avaliaram as sessões frequentadas, assim como o programa. Os resultados foram analisados qualitativamente, através da análise de conteúdo e apresentados de acordo com as frequências das categorias resultantes. As atividades intra-sessão, a interação positiva do grupo, a partilha e a reflexão foram as categorias mais frequentemente mencionados nas respostas dadas ao longos do programa, enquanto elementos mais apreciados. Os participantes consideram que as aprendizagens realizadas promoveram uma alteração principalmente na forma de pensar, concretamente alterar as perceções para um foco mais no positivo. Isto indica que o programa contribuiu para a aprendizagens de estratégias para a promoção do bem-estar.
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