Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Hélène Conceição
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9208
Resumo: Durante estes últimos anos com a emergência da Psicologia Positiva, verificou-se a elaboração e a análise de intervenções psicológicas alicerçadas em estratégias com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar. Estas intervenções têm vindo a ser designadas de intervenções psicológicas positivas com evidências cientificas que comprovam a sua eficácia. Esta dissertação apresenta um estudo que teve como objetivo analisar as perceções sobre o impacto da aplicação de um programa de intervenção psicológica positiva em grupo com o objetivo de promover o bem-estar. Participaram neste estudo doze alunos, a frequentar o 1° ano do 1° ciclo de estudos em Psicologia numa Universidade do norte do país. No decorrer de seis semanas, os participantes avaliaram as sessões e o programa em geral através de dois questionários. Os dados recolhidos foram analisados qualitativamente através uma análise de conteúdo e apresentados de acordo com as frequências das categorias daí resultantes. Os temas das sessões, as atividades intra-sessão e a interação grupal positiva foram as categorias mais apreciadas e mencionadas pelos participantes ao longo do programa. Os participantes evocaram que as aprendizagens realizadas alteram a forma de pensar, ou seja, focam-se mais no positivo e valorizam-se mais quer ao nível pessoal, quer ao nível das experiências vivenciadas. Por isso, percebe-se que o programa “Bem-Me-Quero” permitiu a aprendizagens de estratégias para promover o bem-estar.
id RCAP_ab1122659fada7c8c80356473c91187d
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/9208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínicaSaúde mentalIntervenções psicológicas positivasAnálise de conteúdoAprendizagensBem-estarMental healthPositive psychology interventionsContent analysisLearningWell-beingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDurante estes últimos anos com a emergência da Psicologia Positiva, verificou-se a elaboração e a análise de intervenções psicológicas alicerçadas em estratégias com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar. Estas intervenções têm vindo a ser designadas de intervenções psicológicas positivas com evidências cientificas que comprovam a sua eficácia. Esta dissertação apresenta um estudo que teve como objetivo analisar as perceções sobre o impacto da aplicação de um programa de intervenção psicológica positiva em grupo com o objetivo de promover o bem-estar. Participaram neste estudo doze alunos, a frequentar o 1° ano do 1° ciclo de estudos em Psicologia numa Universidade do norte do país. No decorrer de seis semanas, os participantes avaliaram as sessões e o programa em geral através de dois questionários. Os dados recolhidos foram analisados qualitativamente através uma análise de conteúdo e apresentados de acordo com as frequências das categorias daí resultantes. Os temas das sessões, as atividades intra-sessão e a interação grupal positiva foram as categorias mais apreciadas e mencionadas pelos participantes ao longo do programa. Os participantes evocaram que as aprendizagens realizadas alteram a forma de pensar, ou seja, focam-se mais no positivo e valorizam-se mais quer ao nível pessoal, quer ao nível das experiências vivenciadas. Por isso, percebe-se que o programa “Bem-Me-Quero” permitiu a aprendizagens de estratégias para promover o bem-estar.Over the last few years, with the emergence of positive psychology, psychological interventions based on strategies to promote mental health and well-being have been developed and analyzed. These interventions are called positive psychological interventions, which, according to scientific research, have proven their effectiveness. This dissertation presents a study that aimed to analyze perceptions of the impact of the application of a positive psychological intervention program in a group in order to promote well-being. Twelve first-year undergraduate students in Psychology from a university in the north of the country participated in this study. During the six weeks, the participants evaluated the sessions and the program in general through two surveys. The data collected was analyzed qualitatively using content analysis and presented according to the frequencies of the resulting categories. The session themes, the intra-session activities and the positive group interaction were the most appreciated and mentioned categories by the participants throughout the program. The participants also mentioned that the learning achieved has changed their way of thinking, they now focus more on the positive and they value themselves more on a personal level rather than on an experience level. For this reason, it is clear that the “Bem-Me-Quero” program has enabled the learning of strategies to promote well-being.Fonte, CarlaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCerqueira, Hélène Conceição2021-01-06T09:55:29Z2020-12-162020-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9208TID:202966801pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-06T02:01:29Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:02.983694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
title Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
spellingShingle Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
Cerqueira, Hélène Conceição
Saúde mental
Intervenções psicológicas positivas
Análise de conteúdo
Aprendizagens
Bem-estar
Mental health
Positive psychology interventions
Content analysis
Learning
Well-being
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
title_full Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
title_fullStr Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
title_full_unstemmed Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
title_sort Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica
author Cerqueira, Hélène Conceição
author_facet Cerqueira, Hélène Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonte, Carla
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Hélène Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Intervenções psicológicas positivas
Análise de conteúdo
Aprendizagens
Bem-estar
Mental health
Positive psychology interventions
Content analysis
Learning
Well-being
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Saúde mental
Intervenções psicológicas positivas
Análise de conteúdo
Aprendizagens
Bem-estar
Mental health
Positive psychology interventions
Content analysis
Learning
Well-being
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Durante estes últimos anos com a emergência da Psicologia Positiva, verificou-se a elaboração e a análise de intervenções psicológicas alicerçadas em estratégias com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar. Estas intervenções têm vindo a ser designadas de intervenções psicológicas positivas com evidências cientificas que comprovam a sua eficácia. Esta dissertação apresenta um estudo que teve como objetivo analisar as perceções sobre o impacto da aplicação de um programa de intervenção psicológica positiva em grupo com o objetivo de promover o bem-estar. Participaram neste estudo doze alunos, a frequentar o 1° ano do 1° ciclo de estudos em Psicologia numa Universidade do norte do país. No decorrer de seis semanas, os participantes avaliaram as sessões e o programa em geral através de dois questionários. Os dados recolhidos foram analisados qualitativamente através uma análise de conteúdo e apresentados de acordo com as frequências das categorias daí resultantes. Os temas das sessões, as atividades intra-sessão e a interação grupal positiva foram as categorias mais apreciadas e mencionadas pelos participantes ao longo do programa. Os participantes evocaram que as aprendizagens realizadas alteram a forma de pensar, ou seja, focam-se mais no positivo e valorizam-se mais quer ao nível pessoal, quer ao nível das experiências vivenciadas. Por isso, percebe-se que o programa “Bem-Me-Quero” permitiu a aprendizagens de estratégias para promover o bem-estar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2020-12-16T00:00:00Z
2021-01-06T09:55:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/9208
TID:202966801
url http://hdl.handle.net/10284/9208
identifier_str_mv TID:202966801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130327163076608