A relação entre erro ortográfico e memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Celeste
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Serra, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/887
Resumo: Especialmente os professores de Português partilham, com alguns dos seus alunos, as incertezas constantes no tocante à ortografia das palavras e a consequente decepção, aquando da avaliação dos trabalhos que produzem. Como romper com o sofrimento destas crianças? – É uma questão que nos colocamos a cada passo. Na base do estudo que temos em desenvolvimento, e que apresentaremos neste artigo, está a investigação (direccionada para a acção) da relação entre Erro Ortográfico e Memória. Levámos a cabo uma longa pesquisa bibliográfica, no âmbito das duas variáveis: erro ortográfico e memória, que nos elucidou, não só na elaboração do enquadramento teórico, como também na construção do percurso a fazer, para atingir os objectivos delineados. Construímos instrumentos para intervir, tendo-os reunido num livro – Para Ter Mais Memória –, determinámos critérios de selecção e avaliação das crianças que constituem o público-alvo do nosso estudo. Centrámo-nos, por fim, na intervenção, definindo estratégias e condições de trabalho. Estamos “no terreno”. É nosso intuito que o mesmo constitua um contributo para um melhor conhecimento das implicações de um inadequado desenvolvimento da memória, na aprendizagem, e que os materiais criados possam ajudar outras crianças com DEA.
id RCAP_ad88e0ce4ad91423cc7ef25e904e616e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre erro ortográfico e memóriaMemóriaDificuldades na escritaDificuldades de aprendizagemEspecialmente os professores de Português partilham, com alguns dos seus alunos, as incertezas constantes no tocante à ortografia das palavras e a consequente decepção, aquando da avaliação dos trabalhos que produzem. Como romper com o sofrimento destas crianças? – É uma questão que nos colocamos a cada passo. Na base do estudo que temos em desenvolvimento, e que apresentaremos neste artigo, está a investigação (direccionada para a acção) da relação entre Erro Ortográfico e Memória. Levámos a cabo uma longa pesquisa bibliográfica, no âmbito das duas variáveis: erro ortográfico e memória, que nos elucidou, não só na elaboração do enquadramento teórico, como também na construção do percurso a fazer, para atingir os objectivos delineados. Construímos instrumentos para intervir, tendo-os reunido num livro – Para Ter Mais Memória –, determinámos critérios de selecção e avaliação das crianças que constituem o público-alvo do nosso estudo. Centrámo-nos, por fim, na intervenção, definindo estratégias e condições de trabalho. Estamos “no terreno”. É nosso intuito que o mesmo constitua um contributo para um melhor conhecimento das implicações de um inadequado desenvolvimento da memória, na aprendizagem, e que os materiais criados possam ajudar outras crianças com DEA.2008-07-07T13:14:02Z2013-05-20T13:58:10Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/887por1645-9377Vieira, CelesteSerra, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:31Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:29.301618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre erro ortográfico e memória
title A relação entre erro ortográfico e memória
spellingShingle A relação entre erro ortográfico e memória
Vieira, Celeste
Memória
Dificuldades na escrita
Dificuldades de aprendizagem
title_short A relação entre erro ortográfico e memória
title_full A relação entre erro ortográfico e memória
title_fullStr A relação entre erro ortográfico e memória
title_full_unstemmed A relação entre erro ortográfico e memória
title_sort A relação entre erro ortográfico e memória
author Vieira, Celeste
author_facet Vieira, Celeste
Serra, Helena
author_role author
author2 Serra, Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Celeste
Serra, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Dificuldades na escrita
Dificuldades de aprendizagem
topic Memória
Dificuldades na escrita
Dificuldades de aprendizagem
description Especialmente os professores de Português partilham, com alguns dos seus alunos, as incertezas constantes no tocante à ortografia das palavras e a consequente decepção, aquando da avaliação dos trabalhos que produzem. Como romper com o sofrimento destas crianças? – É uma questão que nos colocamos a cada passo. Na base do estudo que temos em desenvolvimento, e que apresentaremos neste artigo, está a investigação (direccionada para a acção) da relação entre Erro Ortográfico e Memória. Levámos a cabo uma longa pesquisa bibliográfica, no âmbito das duas variáveis: erro ortográfico e memória, que nos elucidou, não só na elaboração do enquadramento teórico, como também na construção do percurso a fazer, para atingir os objectivos delineados. Construímos instrumentos para intervir, tendo-os reunido num livro – Para Ter Mais Memória –, determinámos critérios de selecção e avaliação das crianças que constituem o público-alvo do nosso estudo. Centrámo-nos, por fim, na intervenção, definindo estratégias e condições de trabalho. Estamos “no terreno”. É nosso intuito que o mesmo constitua um contributo para um melhor conhecimento das implicações de um inadequado desenvolvimento da memória, na aprendizagem, e que os materiais criados possam ajudar outras crianças com DEA.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2008-07-07T13:14:02Z
2013-05-20T13:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/887
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131618386903040