A relação entre erro ortográfico e memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/887 |
Resumo: | Especialmente os professores de Português partilham, com alguns dos seus alunos, as incertezas constantes no tocante à ortografia das palavras e a consequente decepção, aquando da avaliação dos trabalhos que produzem. Como romper com o sofrimento destas crianças? – É uma questão que nos colocamos a cada passo. Na base do estudo que temos em desenvolvimento, e que apresentaremos neste artigo, está a investigação (direccionada para a acção) da relação entre Erro Ortográfico e Memória. Levámos a cabo uma longa pesquisa bibliográfica, no âmbito das duas variáveis: erro ortográfico e memória, que nos elucidou, não só na elaboração do enquadramento teórico, como também na construção do percurso a fazer, para atingir os objectivos delineados. Construímos instrumentos para intervir, tendo-os reunido num livro – Para Ter Mais Memória –, determinámos critérios de selecção e avaliação das crianças que constituem o público-alvo do nosso estudo. Centrámo-nos, por fim, na intervenção, definindo estratégias e condições de trabalho. Estamos “no terreno”. É nosso intuito que o mesmo constitua um contributo para um melhor conhecimento das implicações de um inadequado desenvolvimento da memória, na aprendizagem, e que os materiais criados possam ajudar outras crianças com DEA. |
id |
RCAP_ad88e0ce4ad91423cc7ef25e904e616e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/887 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre erro ortográfico e memóriaMemóriaDificuldades na escritaDificuldades de aprendizagemEspecialmente os professores de Português partilham, com alguns dos seus alunos, as incertezas constantes no tocante à ortografia das palavras e a consequente decepção, aquando da avaliação dos trabalhos que produzem. Como romper com o sofrimento destas crianças? – É uma questão que nos colocamos a cada passo. Na base do estudo que temos em desenvolvimento, e que apresentaremos neste artigo, está a investigação (direccionada para a acção) da relação entre Erro Ortográfico e Memória. Levámos a cabo uma longa pesquisa bibliográfica, no âmbito das duas variáveis: erro ortográfico e memória, que nos elucidou, não só na elaboração do enquadramento teórico, como também na construção do percurso a fazer, para atingir os objectivos delineados. Construímos instrumentos para intervir, tendo-os reunido num livro – Para Ter Mais Memória –, determinámos critérios de selecção e avaliação das crianças que constituem o público-alvo do nosso estudo. Centrámo-nos, por fim, na intervenção, definindo estratégias e condições de trabalho. Estamos “no terreno”. É nosso intuito que o mesmo constitua um contributo para um melhor conhecimento das implicações de um inadequado desenvolvimento da memória, na aprendizagem, e que os materiais criados possam ajudar outras crianças com DEA.2008-07-07T13:14:02Z2013-05-20T13:58:10Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/887por1645-9377Vieira, CelesteSerra, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:31Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:29.301618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre erro ortográfico e memória |
title |
A relação entre erro ortográfico e memória |
spellingShingle |
A relação entre erro ortográfico e memória Vieira, Celeste Memória Dificuldades na escrita Dificuldades de aprendizagem |
title_short |
A relação entre erro ortográfico e memória |
title_full |
A relação entre erro ortográfico e memória |
title_fullStr |
A relação entre erro ortográfico e memória |
title_full_unstemmed |
A relação entre erro ortográfico e memória |
title_sort |
A relação entre erro ortográfico e memória |
author |
Vieira, Celeste |
author_facet |
Vieira, Celeste Serra, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Celeste Serra, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Dificuldades na escrita Dificuldades de aprendizagem |
topic |
Memória Dificuldades na escrita Dificuldades de aprendizagem |
description |
Especialmente os professores de Português partilham, com alguns dos seus alunos, as incertezas constantes no tocante à ortografia das palavras e a consequente decepção, aquando da avaliação dos trabalhos que produzem. Como romper com o sofrimento destas crianças? – É uma questão que nos colocamos a cada passo. Na base do estudo que temos em desenvolvimento, e que apresentaremos neste artigo, está a investigação (direccionada para a acção) da relação entre Erro Ortográfico e Memória. Levámos a cabo uma longa pesquisa bibliográfica, no âmbito das duas variáveis: erro ortográfico e memória, que nos elucidou, não só na elaboração do enquadramento teórico, como também na construção do percurso a fazer, para atingir os objectivos delineados. Construímos instrumentos para intervir, tendo-os reunido num livro – Para Ter Mais Memória –, determinámos critérios de selecção e avaliação das crianças que constituem o público-alvo do nosso estudo. Centrámo-nos, por fim, na intervenção, definindo estratégias e condições de trabalho. Estamos “no terreno”. É nosso intuito que o mesmo constitua um contributo para um melhor conhecimento das implicações de um inadequado desenvolvimento da memória, na aprendizagem, e que os materiais criados possam ajudar outras crianças com DEA. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2008-07-07T13:14:02Z 2013-05-20T13:58:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/887 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131618386903040 |