O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartortt, M.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bernardino, J., Pedrosa, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23005
Resumo: Num mercado extremamente competitivo, onde diariamente são geradas quantidade enormes de informações sobre perfis de utilizadores e de consumo, a gestão desses dados permite que as empresas encontrem formas de melhorar a sua atratividade e diferenciação, sendo capazes de criar ofertas orientadas para as necessidades de consumo específicas. Os Data Warehouses armazenam e organizam essas informações e são os ambientes chave para que as empresas façam a gestão de todas informações valiosas de mercado. Esse artigo contextualiza a ciência de Business Inteligence e de Data Warehouse para verificar seu impacto e aplicação em e-commerce. Através deste estudo percebeu-se que a correta gestão de data warehouse permite o melhor usufruto dos dados gerados pelo comportamento de compra e perfis de utilizadores para entregar experiências mais ricas e direcionadas para necessidades específicas. Contudo, há o desafio de encontrar cada vez mais formas diferenciadas de usar essas informações para que as empresas se possam destacar no mercado.
id RCAP_ad8a47b672922def5b8c1c6a30dce493
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerceData warehousee-CommerceBusiness inteligenceSizebayNum mercado extremamente competitivo, onde diariamente são geradas quantidade enormes de informações sobre perfis de utilizadores e de consumo, a gestão desses dados permite que as empresas encontrem formas de melhorar a sua atratividade e diferenciação, sendo capazes de criar ofertas orientadas para as necessidades de consumo específicas. Os Data Warehouses armazenam e organizam essas informações e são os ambientes chave para que as empresas façam a gestão de todas informações valiosas de mercado. Esse artigo contextualiza a ciência de Business Inteligence e de Data Warehouse para verificar seu impacto e aplicação em e-commerce. Através deste estudo percebeu-se que a correta gestão de data warehouse permite o melhor usufruto dos dados gerados pelo comportamento de compra e perfis de utilizadores para entregar experiências mais ricas e direcionadas para necessidades específicas. Contudo, há o desafio de encontrar cada vez mais formas diferenciadas de usar essas informações para que as empresas se possam destacar no mercado.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2021-08-04T09:38:44Z2020-01-01T00:00:00Z20202021-08-04T10:36:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23005por1646-9895Sartortt, M.Bernardino, J.Pedrosa, I.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:36.367639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
title O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
spellingShingle O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
Sartortt, M.
Data warehouse
e-Commerce
Business inteligence
Sizebay
title_short O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
title_full O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
title_fullStr O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
title_full_unstemmed O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
title_sort O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
author Sartortt, M.
author_facet Sartortt, M.
Bernardino, J.
Pedrosa, I.
author_role author
author2 Bernardino, J.
Pedrosa, I.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartortt, M.
Bernardino, J.
Pedrosa, I.
dc.subject.por.fl_str_mv Data warehouse
e-Commerce
Business inteligence
Sizebay
topic Data warehouse
e-Commerce
Business inteligence
Sizebay
description Num mercado extremamente competitivo, onde diariamente são geradas quantidade enormes de informações sobre perfis de utilizadores e de consumo, a gestão desses dados permite que as empresas encontrem formas de melhorar a sua atratividade e diferenciação, sendo capazes de criar ofertas orientadas para as necessidades de consumo específicas. Os Data Warehouses armazenam e organizam essas informações e são os ambientes chave para que as empresas façam a gestão de todas informações valiosas de mercado. Esse artigo contextualiza a ciência de Business Inteligence e de Data Warehouse para verificar seu impacto e aplicação em e-commerce. Através deste estudo percebeu-se que a correta gestão de data warehouse permite o melhor usufruto dos dados gerados pelo comportamento de compra e perfis de utilizadores para entregar experiências mais ricas e direcionadas para necessidades específicas. Contudo, há o desafio de encontrar cada vez mais formas diferenciadas de usar essas informações para que as empresas se possam destacar no mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-08-04T09:38:44Z
2021-08-04T10:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/23005
url http://hdl.handle.net/10071/23005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-9895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134724538499072