O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23005 |
Resumo: | Num mercado extremamente competitivo, onde diariamente são geradas quantidade enormes de informações sobre perfis de utilizadores e de consumo, a gestão desses dados permite que as empresas encontrem formas de melhorar a sua atratividade e diferenciação, sendo capazes de criar ofertas orientadas para as necessidades de consumo específicas. Os Data Warehouses armazenam e organizam essas informações e são os ambientes chave para que as empresas façam a gestão de todas informações valiosas de mercado. Esse artigo contextualiza a ciência de Business Inteligence e de Data Warehouse para verificar seu impacto e aplicação em e-commerce. Através deste estudo percebeu-se que a correta gestão de data warehouse permite o melhor usufruto dos dados gerados pelo comportamento de compra e perfis de utilizadores para entregar experiências mais ricas e direcionadas para necessidades específicas. Contudo, há o desafio de encontrar cada vez mais formas diferenciadas de usar essas informações para que as empresas se possam destacar no mercado. |
id |
RCAP_ad8a47b672922def5b8c1c6a30dce493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerceData warehousee-CommerceBusiness inteligenceSizebayNum mercado extremamente competitivo, onde diariamente são geradas quantidade enormes de informações sobre perfis de utilizadores e de consumo, a gestão desses dados permite que as empresas encontrem formas de melhorar a sua atratividade e diferenciação, sendo capazes de criar ofertas orientadas para as necessidades de consumo específicas. Os Data Warehouses armazenam e organizam essas informações e são os ambientes chave para que as empresas façam a gestão de todas informações valiosas de mercado. Esse artigo contextualiza a ciência de Business Inteligence e de Data Warehouse para verificar seu impacto e aplicação em e-commerce. Através deste estudo percebeu-se que a correta gestão de data warehouse permite o melhor usufruto dos dados gerados pelo comportamento de compra e perfis de utilizadores para entregar experiências mais ricas e direcionadas para necessidades específicas. Contudo, há o desafio de encontrar cada vez mais formas diferenciadas de usar essas informações para que as empresas se possam destacar no mercado.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2021-08-04T09:38:44Z2020-01-01T00:00:00Z20202021-08-04T10:36:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23005por1646-9895Sartortt, M.Bernardino, J.Pedrosa, I.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:49:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:49:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce |
title |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce |
spellingShingle |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce Sartortt, M. Data warehouse e-Commerce Business inteligence Sizebay |
title_short |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce |
title_full |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce |
title_fullStr |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce |
title_full_unstemmed |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce |
title_sort |
O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce |
author |
Sartortt, M. |
author_facet |
Sartortt, M. Bernardino, J. Pedrosa, I. |
author_role |
author |
author2 |
Bernardino, J. Pedrosa, I. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartortt, M. Bernardino, J. Pedrosa, I. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Data warehouse e-Commerce Business inteligence Sizebay |
topic |
Data warehouse e-Commerce Business inteligence Sizebay |
description |
Num mercado extremamente competitivo, onde diariamente são geradas quantidade enormes de informações sobre perfis de utilizadores e de consumo, a gestão desses dados permite que as empresas encontrem formas de melhorar a sua atratividade e diferenciação, sendo capazes de criar ofertas orientadas para as necessidades de consumo específicas. Os Data Warehouses armazenam e organizam essas informações e são os ambientes chave para que as empresas façam a gestão de todas informações valiosas de mercado. Esse artigo contextualiza a ciência de Business Inteligence e de Data Warehouse para verificar seu impacto e aplicação em e-commerce. Através deste estudo percebeu-se que a correta gestão de data warehouse permite o melhor usufruto dos dados gerados pelo comportamento de compra e perfis de utilizadores para entregar experiências mais ricas e direcionadas para necessidades específicas. Contudo, há o desafio de encontrar cada vez mais formas diferenciadas de usar essas informações para que as empresas se possam destacar no mercado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-08-04T09:38:44Z 2021-08-04T10:36:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/23005 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/23005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-9895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546329334743040 |