Qualidade de vida no trabalho: estudo da relação da qualidade de vida no trabalho dos técnicos de diagnóstico e terapêutica com a cultura organizacional e estilo de liderança, numa organização de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Paula Lopes Tavares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/999
Resumo: Este trabalho procura verificar a relação existente entre as Características de Trabalho, a Cultura Organizacional, o Estilo de Liderança e a QVT (satisfação e motivação) dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de uma organização de saúde. Para tal, e como suporte teórico, este estudo baseou-se nos trabalhos desenvolvidos por Hackman e Oldham (1975) - Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa - e Quinn e Rohrbaugh (1981) - Modelo dos Valores Contrastantes. De modo a cumprir os objectivos propostos para o estudo, a amostra, 108 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de uma organização de saúde (de oito áreas profissionais distintas) foi inquirida através de três questionários distintos: o Job Diagnostic Survey (para avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho bem como as variáveis satisfação e motivação intrínseca a ela associada), o Organizational Culture Assessment Instrument (para caracterizar o perfil cultural da organização) e o Competing Values Leadership Instrument (para avaliação da percepção do estilo de liderança). Relativamente à aplicabilidade do modelo de Hackman e Oldham, as relações propostas pelos autores são confirmadas na generalidade, afirmando-se a consistência do modelo adoptado e a sua eficiente aplicabilidade para a amostra estudada. Considerando os elementos analíticos da relação entre as dimensões do modelo e a sua expressão em termos de QVT, a cultura organizacional e o estilo de liderança, verificamos que todos os elementos convergem no reconhecimento da relação que a percepção da cultura organizacional e do estilo de liderança têm, quer ao nível dos estados psicológicos quer ao nível da satisfação e da motivação.
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