Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart Júnior, Edward [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lipp, Marilda Emmanuel Noaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24773
http://hdl.handle.net/11449/134658
Resumo: This survey attempted to find out whether or not the management styles adopted by schools can be associated with teacher stress. The study considered 175 teachers working with 1st‑to 4th grades in twelve public schools. The instruments first identified the leadership style predominant in the schools, then sought to identify the presence of stress in the teachers. Although stress was present in the majority of the teachers, an association with specific management styles could not be confirmed. This can be linked to the fact that the stress was already present in the teachers and did not allow the identification of additional influence by the schools’ leadership style
id UNSP_be595ca393ed54e213e806f96e046384
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134658
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamentalLeadership style and stress: a research in public elementary schoolsEstilo de liderazgo y stress: una investigación en escuelas provinciales de educación primariaLeadershipLeadership styleStressLiderazgoEstilo de liderazgoStressLiderançaEstilo de liderançaStressThis survey attempted to find out whether or not the management styles adopted by schools can be associated with teacher stress. The study considered 175 teachers working with 1st‑to 4th grades in twelve public schools. The instruments first identified the leadership style predominant in the schools, then sought to identify the presence of stress in the teachers. Although stress was present in the majority of the teachers, an association with specific management styles could not be confirmed. This can be linked to the fact that the stress was already present in the teachers and did not allow the identification of additional influence by the schools’ leadership styleEste estudio buscó identificar si el estilo de liderazgo en las escuelas tiene asociación con la presencia del stress en los profesores que allí trabajan. Participaron 175 profesoras en 12 escuelas provinciales de 1ª a 4ª serie de la educación primaria. Los instrumentos de la investigación que fueron utilizados, buscaron identificar el estilo predominante de liderazgo en las escuelas y evaluar la presencia de stress en las participantes. Aunque se ha detectado stress en la mayoría de las profesoras, la asocia‑ ción no se ha confirmado. Esto puede estar relacionado con el hecho de que el stress ya existía anteriormente, no permitiendo detectar en ello la influencia adicional del estilo de liderazgo de las escuelas.Esta pesquisa buscou identificar se o estilo de liderança nas escolas tem associação com a presença do stress nos professores que nelas atuam. Participaram dela 175 professoras alocadas em 12 escolas estaduais de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Os instrumentos de pesquisa utilizados procuraram identificar o estilo de liderança predominante nas escolas e avaliar a presença do stress nas participantes. Embora fosse detectado o stress na maioria delas, a associação referida não se confir‑ mou. Isso pode estar relacionado ao fato de que o stress já existia nas professoras, não permitindo detectar a influência adicional do estilo de liderança presente nas escolas.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)Goulart Júnior, Edward [UNESP]Lipp, Marilda Emmanuel Noaves2016-03-02T12:57:51Z2016-03-02T12:57:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article265-283application/pdfhttp://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24773Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 2, p. 265-283, 2011.1678-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/134658ISSN1678-166X-2011-27-02-265-283.pdf83135768913940010000-0002-4923-433XCurrículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134658Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:13:44.800936Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
Leadership style and stress: a research in public elementary schools
Estilo de liderazgo y stress: una investigación en escuelas provinciales de educación primaria
title Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
spellingShingle Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
Goulart Júnior, Edward [UNESP]
Leadership
Leadership style
Stress
Liderazgo
Estilo de liderazgo
Stress
Liderança
Estilo de liderança
Stress
title_short Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
title_full Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
title_fullStr Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
title_full_unstemmed Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
title_sort Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental
author Goulart Júnior, Edward [UNESP]
author_facet Goulart Júnior, Edward [UNESP]
Lipp, Marilda Emmanuel Noaves
author_role author
author2 Lipp, Marilda Emmanuel Noaves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart Júnior, Edward [UNESP]
Lipp, Marilda Emmanuel Noaves
dc.subject.por.fl_str_mv Leadership
Leadership style
Stress
Liderazgo
Estilo de liderazgo
Stress
Liderança
Estilo de liderança
Stress
topic Leadership
Leadership style
Stress
Liderazgo
Estilo de liderazgo
Stress
Liderança
Estilo de liderança
Stress
description This survey attempted to find out whether or not the management styles adopted by schools can be associated with teacher stress. The study considered 175 teachers working with 1st‑to 4th grades in twelve public schools. The instruments first identified the leadership style predominant in the schools, then sought to identify the presence of stress in the teachers. Although stress was present in the majority of the teachers, an association with specific management styles could not be confirmed. This can be linked to the fact that the stress was already present in the teachers and did not allow the identification of additional influence by the schools’ leadership style
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:57:51Z
2016-03-02T12:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24773
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 2, p. 265-283, 2011.
1678-166X
http://hdl.handle.net/11449/134658
ISSN1678-166X-2011-27-02-265-283.pdf
8313576891394001
0000-0002-4923-433X
url http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24773
http://hdl.handle.net/11449/134658
identifier_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 2, p. 265-283, 2011.
1678-166X
ISSN1678-166X-2011-27-02-265-283.pdf
8313576891394001
0000-0002-4923-433X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 265-283
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129037521911808