Estratégias promotoras da inteligência emocional nos enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino,Tânia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pontífice-Sousa,Patrícia, Marques,Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100039
Resumo: Resumo Contexto: Os relacionamentos interpessoais influenciam a qualidade dos cuidados de enfermagem, sendo o enfermeiro um dos protagonistas desta relação. Comprovado o impacto da inteligência emocional no aprimoramento de competências que melhoram a dinâmica interpessoal, torna-se emergente, numa profissão de relação, que sejam identificadas as estratégias facilitadoras da inteligência emocional dos enfermeiros. Objetivo: Identificar estratégias promotoras da inteligência emocional dos enfermeiros. Métodos: Revisão integrativa da literatura. Pesquisa através da ferramenta de pesquisa bibliográfica on-line EBSCOhost® considerando todas as suas bases de dados, e através da plataforma de pesquisa B-ON®, realizada em Novembro de 2019. Aplicado um conjunto de descritores em inglês: Strategies; Techniques; Emotional Intelligence; Nursing; Nurses; e em Português: Estratégias; Técnicas; Inteligência Emocional; Enfermagem; Enfermeiros ou Enfermeiras, validados no Medical Subject Headings (MeSH) e nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Obteve-se uma amostra final de 4 artigos, publicados entre 2014 e 2019. Resultados: Foram identificadas diversas estratégias promotoras do desenvolvimento de competências pessoais e sociais tais como: a aprendizagem reflexiva; as atividades reflexivas em grupo; as atividades experienciais; o aprofundamento de competências de inteligência emocional. Conclusões: A utilização das estratégias identificadas promove a inteligência emocional, no entanto este processo não é estanque requerendo o treino e análise constante da prática do enfermeiro e melhorando o seu comportamento através do aperfeiçoamento das suas competências pessoais e sociais.
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