Estratégias de supervisão e capacidades de inteligência emocional em estudantes de enfermagem: uma Scoping Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Carla Alexandra França e Silva Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49662
Resumo: enfermagem tem evoluído tanto na sua essência enquanto profissão. É uma profissão de cariz essencialmente prático com uma forte componente relacional e em constante atualização, sendo bastante exigente em termos de adaptabilidade do profissional e citando à formação contínua do mesmo. A Supervisão clínica surge como uma estratégia, que se tem desenvolvido nos últimos anos e que pode contribuir para o desenvolvimento pessoal, promover o pensamento crítico reflexivo, favorecer a qualidade e a segurança dos cuidados, aumentar a satisfação profissional, desenvolver competências e reduzir os níveis de ansiedade. As estratégias supervisivas utilizadas na formação dos enfermeiros devem direcionar-se para o desenvolvimento das capacidades de Inteligência Emocional (IE) de forma a aumentar a satisfação com a profissão e melhorar a qualidade dos cuidados prestados. Inserido no projeto SafeCare, este estudo surge para dar resposta à questão: Quais são as estratégias de supervisão clínica que promovem o desenvolvimento das capacidades de inteligência emocional em estudantes de enfermagem? Foi realizada uma scoping review com o objetivo de mapear a evidência científica existente sobre as estratégias de supervisão que promovem o desenvolvimento das capacidades de inteligência emocional em estudantes de enfermagem. Foram seguidas as orientações do Instituto Joanna Briggs e PRISMA-ScR com registo de protocolo na base de dados Open Science Framework. Na revisão foram incluídos documentos publicados e não publicados em inglês, português e espanhol, de acordo com a questão População, Conceito e Contexto. Foi efetuada pesquisa nas bases de dados: EBSCO host (MEDLINE® with Full Text, CINAHL complete); Scopus, Web of Science; Cochrane library; JBI Evidence Synthesis e nos repositórios: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Da revisão não resultaram artigos que permitissem concluir quais as estratégias de SC que possibilitam o desenvolvimento das competências de Inteligência Emocional nos estudantes de enfermagem, contudo prosseguiu-se o estudo com a análise dos cinco artigos selecionados para leitura em texto integral por referirem estratégias de SC utilizadas em enfermeiros. Conclui-se que não deve ser utilizada apenas uma estratégia, mas um conjunto de estratégias adaptadas a cada situação. Foi possível correlacionar de forma positiva as estratégias de SC com a IE dos enfermeiros.
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spelling Estratégias de supervisão e capacidades de inteligência emocional em estudantes de enfermagem: uma Scoping ReviewSupervision strategies and emotional intelligence capabilities in nursing students: A scoping reviewEstudantes de EnfermagemInteligência EmocionalCapacidades de Inteligência EmocionalEstratégias SupervisivasSupervisão ClínicaEnfermagemenfermagem tem evoluído tanto na sua essência enquanto profissão. É uma profissão de cariz essencialmente prático com uma forte componente relacional e em constante atualização, sendo bastante exigente em termos de adaptabilidade do profissional e citando à formação contínua do mesmo. A Supervisão clínica surge como uma estratégia, que se tem desenvolvido nos últimos anos e que pode contribuir para o desenvolvimento pessoal, promover o pensamento crítico reflexivo, favorecer a qualidade e a segurança dos cuidados, aumentar a satisfação profissional, desenvolver competências e reduzir os níveis de ansiedade. As estratégias supervisivas utilizadas na formação dos enfermeiros devem direcionar-se para o desenvolvimento das capacidades de Inteligência Emocional (IE) de forma a aumentar a satisfação com a profissão e melhorar a qualidade dos cuidados prestados. Inserido no projeto SafeCare, este estudo surge para dar resposta à questão: Quais são as estratégias de supervisão clínica que promovem o desenvolvimento das capacidades de inteligência emocional em estudantes de enfermagem? Foi realizada uma scoping review com o objetivo de mapear a evidência científica existente sobre as estratégias de supervisão que promovem o desenvolvimento das capacidades de inteligência emocional em estudantes de enfermagem. Foram seguidas as orientações do Instituto Joanna Briggs e PRISMA-ScR com registo de protocolo na base de dados Open Science Framework. Na revisão foram incluídos documentos publicados e não publicados em inglês, português e espanhol, de acordo com a questão População, Conceito e Contexto. Foi efetuada pesquisa nas bases de dados: EBSCO host (MEDLINE® with Full Text, CINAHL complete); Scopus, Web of Science; Cochrane library; JBI Evidence Synthesis e nos repositórios: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Da revisão não resultaram artigos que permitissem concluir quais as estratégias de SC que possibilitam o desenvolvimento das competências de Inteligência Emocional nos estudantes de enfermagem, contudo prosseguiu-se o estudo com a análise dos cinco artigos selecionados para leitura em texto integral por referirem estratégias de SC utilizadas em enfermeiros. Conclui-se que não deve ser utilizada apenas uma estratégia, mas um conjunto de estratégias adaptadas a cada situação. Foi possível correlacionar de forma positiva as estratégias de SC com a IE dos enfermeiros.Nursing has evolved so much in its essence as a profession. It is an essentially practical profession with a strong relational component that is constantly being updated, and it is very demanding in terms of the professional's adaptability and continuous training. Clinical supervision has emerged as a strategy that has developed in recent years and can contribute to personal development, promote reflective critical thinking, favour the quality and safety of care, increase professional satisfaction, develop skills, and reduce anxiety levels. The supervisory strategies used in the training of nurses should be aimed at developing Emotional Intelligence (EI) skills to increase satisfaction with the profession and improve the quality of care provided. As part of the SafeCare project, this study aims to answer the question: What clinical supervision strategies promote the development of emotional intelligence skills in nursing students? A scoping review was carried out with the aim of mapping the existing scientific evidence on supervision strategies that promote the development of emotional intelligence skills in nursing students. The Joanna Briggs Institute and PRISMA-ScR guidelines were followed, with the protocol registered in the Open Science Framework database. The review included published and unpublished documents in English, Portuguese, and Spanish, according to the Population, Concept and Context question. Searches in the databases: EBSCO host (MEDLINE® with Full Text, CINAHL complete); Scopus, Web of Science; Cochrane library; JBI Evidence Synthesis and the repositories: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. The review did not yield any articles that would allow us to conclude which strategies of CS enable the development of Emotional Intelligence skills in nursing students, but the study continued with the analysis of the five articles selected for full-text reading because they refer to strategies of CS used in nurses. It was concluded that not just one strategy should be used, but a set of strategies adapted to each situation. It was possible to positively correlate CS with nurses' EI.Pinto, Cristina Maria Correia BarrosoRepositório ComumSoares, Carla Alexandra França e Silva Oliveira2024-02-06T16:25:05Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49662TID:203514890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T11:49:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:47.895032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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