Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Viviana Catarina Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78740
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_adbffa339604bff2567729890ec1b2f6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino BásicoEducação literáriaValoresPapel do docenteAprendizagens significativasPlano Nacional de LeituraLiterary educationValuesTeacher's roleMeaningful learningNational Reading PlanCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido o presente relatório de estágio, com o intuito da efetivação dos requisitos para a obtenção de grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica teve, no total, a duração de vinte e sete semanas, no período compreendido entre outubro de dois mil e vinte e junho de dois mil e vinte e um, dividida por dezassete semanas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dez semanas em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas turmas, uma de 1.º ano e outra do 6.º ano de escolaridade. Desta forma, este relatório integra um projeto de intervenção pedagógica, cuja problemática se insere na pesquisa da ligação existente entre a Educação Literária e o desenvolvimento de valores, sendo acompanhado por um conjunto de objetivos que pretendem ser respondidos. É constituído por atividades promotoras da leitura e da Educação Literária, que buscam estimular o gosto pela leitura, bem como desenvolver aprendizagens significativas. Por fim, os resultados da intervenção pedagógica apontam para o facto da possibilidade de formar leitores críticos e conscientes, desenvolvendo a análise e interpretação de obras literárias geradoras de experiência e conhecimento. Verifica-se, do mesmo modo, um desenvolvimento a nível reflexivo que permite, também, a formação de cidadãos ativos e críticos relativamente ao mundo que os rodeia.The present internship report was conducted within the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, in order to accomplish the demanded requirements to obtain the master’s degree in 1st Cycle of Primary Education and in Portuguese Language, History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Primary Education. The teaching practice had, in total, the duration of twenty-seven weeks, in between October of two thousand and twenty and June of two thousand and twenty-one, that were divided by seventeen weeks in the 1st Cycle of Primary Education and ten weeks in the context of the 2nd Cycle of Primary Education, in two classes – one in the first grade and other in the sixth grade. As a result, this paper integrates a pedagogical intervention, which main focus is to search for a connection between Literary Education and its capability of developing student’s values, while being monitored by a variety of goals that needed to be answered. It was formed by activities that promoted reading and Literary Education, that seek to enhancement the appreciation for reading, as well as develop meaningful apprentice. To summarize, the results of the pedagogic intervention point to the possibility of forming critic and conscient readers, by developing the analyses and interpretation skills of literary works that generate different experiences and knowledge. Furthermore, we can also see a development in the reflective thinking that too allows, the creation of active and critical citizens in relation to the world that surrounds them.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoAzevedo, Viviana Catarina Lima2022-02-232022-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78740por203007166info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:10.121561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
title Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
Azevedo, Viviana Catarina Lima
Educação literária
Valores
Papel do docente
Aprendizagens significativas
Plano Nacional de Leitura
Literary education
Values
Teacher's role
Meaningful learning
National Reading Plan
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Azevedo, Viviana Catarina Lima
author_facet Azevedo, Viviana Catarina Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Viviana Catarina Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Valores
Papel do docente
Aprendizagens significativas
Plano Nacional de Leitura
Literary education
Values
Teacher's role
Meaningful learning
National Reading Plan
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação literária
Valores
Papel do docente
Aprendizagens significativas
Plano Nacional de Leitura
Literary education
Values
Teacher's role
Meaningful learning
National Reading Plan
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23
2022-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78740
url https://hdl.handle.net/1822/78740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132705548402688