Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Marina Paula Beltran del Barco
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/786
Resumo: Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações
id RCAP_adc8a5934d6907ce25fe29e2d7ab34a7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de casoCentros comerciaisturnover voluntárioganhos associados à saídasatisfação no trabalhoidentidade profissionalRetail trade in shopping centresvoluntary employee turnovercosts and earnings of leavingjob satisfactionprofessional identityMestrado em Sociologia Económica e das OrganizaçõesTendo em consideração o elevado número de saídas por iniciativa do trabalhador que se registam nas lojas de centros comerciais e à luz das diversas teorias e investigações que têm sido desenvolvidas sobre o tema do turnover, o presente trabalho isola um conjunto de factores e propõe analisar a sua influência sobre os comportamentos de saída voluntária dos trabalhadores das lojas de centros comerciais. O modelo de análise definido contempla as seguintes variáveis: o mercado de trabalho - a percepção de alternativas e o tempo necessário para encontrar um novo emprego-, os custos ou ganhos associados à mudança, a satisfação no trabalho, a identificação profissional, o potencial motivador do trabalho desenvolvido e variáveis sócio-demográficas. Foi aplicado um questionário a 91 novos trabalhadores de lojas de vestuário, calçado e acessórios de insígnias internacionais localizadas na zona da Grande Lisboa, cuja última experiência profissional havia sido numa loja de centro comercial. Os resultados revelam que a decisão de sair voluntariamente de uma loja de centro comercial está associada à percepção da facilidade de encontrar um novo emprego, à obtenção de ganhos salariais e melhores oportunidades de desenvolvimento profissional com a mudança e ao baixo potencial motivador do trabalho exercido. As restantes variáveis consideradas não apresentaram uma relação significativa com o turnover.Voluntary turnover is high in shopping centres. This field study investigated the influence in exit behaviours of labour market perceptions - the number of alternatives and the amount of time to find a new job, gains of leaving the company, job satisfaction, the potential of job motivation, professional identity and personal variables, such as gender, age and education. 91 newcomers working in shopping centres shops in the Lisbon area answered a questionnaire about the last shop they had worked. The main drivers of voluntary turnover identified were: the ease of movement in terms of the short amount of time to find a new job, the earnings achieved with the change especially, salary gains and better professional development opportunities and the lower motivating work potential. The other variables considered were not significantly related to voluntary turnover.Instituto Superior de Economia e GestãoVaranda, Marta PedroRepositório da Universidade de LisboaPeres, Marina Paula Beltran del Barco2009-04-14T09:19:20Z2007-022007-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/786porPeres, Marina Paula Beltran del Barco. 2007. "Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:02.534876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
title Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
spellingShingle Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
Peres, Marina Paula Beltran del Barco
Centros comerciais
turnover voluntário
ganhos associados à saída
satisfação no trabalho
identidade profissional
Retail trade in shopping centres
voluntary employee turnover
costs and earnings of leaving
job satisfaction
professional identity
title_short Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
title_full Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
title_fullStr Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
title_full_unstemmed Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
title_sort Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso
author Peres, Marina Paula Beltran del Barco
author_facet Peres, Marina Paula Beltran del Barco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varanda, Marta Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Marina Paula Beltran del Barco
dc.subject.por.fl_str_mv Centros comerciais
turnover voluntário
ganhos associados à saída
satisfação no trabalho
identidade profissional
Retail trade in shopping centres
voluntary employee turnover
costs and earnings of leaving
job satisfaction
professional identity
topic Centros comerciais
turnover voluntário
ganhos associados à saída
satisfação no trabalho
identidade profissional
Retail trade in shopping centres
voluntary employee turnover
costs and earnings of leaving
job satisfaction
professional identity
description Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02
2007-02-01T00:00:00Z
2009-04-14T09:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/786
url http://hdl.handle.net/10400.5/786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Peres, Marina Paula Beltran del Barco. 2007. "Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130963285901312