Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2706
Resumo: No início do século XIX, devido à Revolução Industrial, surgiram novos materiais para pintura. Desenvolveram-se pigmentos sintéticos, que substituíram em grande parte os pigmentos tradicionais, mais caros e mais difíceis de obter. Os novos pigmentos, com origem em indústrias paralelas à do mercado de belas artes, nem sempre se revelaram como a melhor opção, porém, o facto de serem mais baratos e acessíveis, para além de possuírem uma maior paleta de cores, globalizou a sua utilização. Actualmente a indústria das tintas, nomeadamente para belas artes, é mais rigorosa, no entanto, a distância entre conservadores e artistas é maior do que há algumas décadas, onde muitas vezes os dois mundos se cruzavam. O principal objectivo deste trabalho, é o de encontrar uma alternativa aos pigmentos brancos utilizados actualmente em restauro, bem como encontrar um pigmento capaz de ser utilizado em arte contemporânea, possuindo versatilidade de aplicação - capacidade de utilização em camadas mais ou menos espessas, criando empastes. Esta pesquisa consiste na aplicação de pigmentos oriundos das indústrias do plástico e papel, no restauro de policromias. Foram testados os seguintes pigmentos: carbonato de cálcio precipitado (PCC), carbonato de cálcio natural (GCC), caulino natural, caulino calcinado, talco, dióxido de titânio e um pigmento comercial, existente no mercado e destinado especificamente para reintegração. Os pigmentos caracterizaram-se relativamente às suas propriedades físicas e tecnológicas, tendo sido testados isoladamente e entre si, com o objectivo de melhorar características individuais. Os pigmentos foram aglutinados em diferentes ligantes: medium para restauro, verniz de retoque e Paraloid B72® a 3% em xileno. A aplicação foi feita sobre uma camada de preparação tradicional. Foram estudadas diversas características dos pigmentos: facilidade de aplicação (a pincel e espátula), facilidade de mistura, poder de cobertura e facilidade de aquisição. Testou-se também a capacidade de mistura com um pigmento colorido – ocre – cujas características foram analisadas de acordo com os parâmetros definidos anteriormente. Após a fase experimental, os pigmentos e misturas seleccionados foram estudados recorrendo a diferentes análises: estratigrafia, análise da superfície, testes de envelhecimento, Hunter-Lab, microscopia electrónica de varrimento (SEM) e difracção de raios X (XRD). A análise dos resultados permitiu o estudo das diferentes características dos pigmentos e garantir a estabilidade da mistura seleccionada. Os resultados demonstraram que o pigmento com maior potencialidade de aplicação consiste na mistura de dióxido de titânio (TiO2) e carbonato de cálcio natural (GCC), na proporção de 25:75. ABSTRACT: In the beginning of the 19th century and mainly due to the Industrial Revolution, new materials for painting were developed. New synthetic pigments emerged, putting aside the classical ones, which were difficult to obtain and very expensive. These new pigments were not always the best choice, but they were easy to get and much cheaper. Nowadays the pigment industry is much more reliable and accurate, however the distance between industry, conservators and artists is larger then a few decades – with few exceptions. The main goal of this work was to find an alternative to the existing white pigments for restoration, but also to find pigments that can be applied by contemporary artists, due to its multiple characteristics: ability to be used in a thin transparent layer or in a thick one, creating an impasto effect. The purpose of this research consisted on applying new white pigments, mainly used by plastic and paper industries, in the restoration of polychrome layers. The following pigments were tested: precipitated calcium carbonates (PCC), ground calcium carbonates (GCC), kaolin, calcined kaolin, talc, titanium dioxide and a commercial pigment. These pigments were characterized mainly in terms of physical and technological properties and were applied alone and with other pigments with the main goal to find synergies. The pigments and mixtures were blended with different mediums: medium for restoration, retouching varnish and Paraloid B72® (3%) in xylene and applied over the ground layer. Several characteristics were studied such has an easy application (with brush and spatula), an easy medium blending, a good covering power and simple buying access. Then a coloured pigment was added - yellow ochre - to the selected pigments and mixtures, which were again analysed for the characteristic above specified. After the experimental phase, the selected pigments and their mixtures were studied by different techniques: cross-section, surface analysis, aging tests, Hunter-Lab, SEM (scanning electron microscopy) and XRD (X-ray diffraction). Finally, all the results were carefully analysed and it was possible to understand the different behaviours and to guarantee the stability of the selected pigments. The results showed that the best pigments were titanium dioxide and ground calcium carbonate (GCC), applied in a blending formulation of 25% TiO2: 75% GCC.
id RCAP_adc94ebd259cec6d39f2974b48a0e1d4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavaleteNo início do século XIX, devido à Revolução Industrial, surgiram novos materiais para pintura. Desenvolveram-se pigmentos sintéticos, que substituíram em grande parte os pigmentos tradicionais, mais caros e mais difíceis de obter. Os novos pigmentos, com origem em indústrias paralelas à do mercado de belas artes, nem sempre se revelaram como a melhor opção, porém, o facto de serem mais baratos e acessíveis, para além de possuírem uma maior paleta de cores, globalizou a sua utilização. Actualmente a indústria das tintas, nomeadamente para belas artes, é mais rigorosa, no entanto, a distância entre conservadores e artistas é maior do que há algumas décadas, onde muitas vezes os dois mundos se cruzavam. O principal objectivo deste trabalho, é o de encontrar uma alternativa aos pigmentos brancos utilizados actualmente em restauro, bem como encontrar um pigmento capaz de ser utilizado em arte contemporânea, possuindo versatilidade de aplicação - capacidade de utilização em camadas mais ou menos espessas, criando empastes. Esta pesquisa consiste na aplicação de pigmentos oriundos das indústrias do plástico e papel, no restauro de policromias. Foram testados os seguintes pigmentos: carbonato de cálcio precipitado (PCC), carbonato de cálcio natural (GCC), caulino natural, caulino calcinado, talco, dióxido de titânio e um pigmento comercial, existente no mercado e destinado especificamente para reintegração. Os pigmentos caracterizaram-se relativamente às suas propriedades físicas e tecnológicas, tendo sido testados isoladamente e entre si, com o objectivo de melhorar características individuais. Os pigmentos foram aglutinados em diferentes ligantes: medium para restauro, verniz de retoque e Paraloid B72® a 3% em xileno. A aplicação foi feita sobre uma camada de preparação tradicional. Foram estudadas diversas características dos pigmentos: facilidade de aplicação (a pincel e espátula), facilidade de mistura, poder de cobertura e facilidade de aquisição. Testou-se também a capacidade de mistura com um pigmento colorido – ocre – cujas características foram analisadas de acordo com os parâmetros definidos anteriormente. Após a fase experimental, os pigmentos e misturas seleccionados foram estudados recorrendo a diferentes análises: estratigrafia, análise da superfície, testes de envelhecimento, Hunter-Lab, microscopia electrónica de varrimento (SEM) e difracção de raios X (XRD). A análise dos resultados permitiu o estudo das diferentes características dos pigmentos e garantir a estabilidade da mistura seleccionada. Os resultados demonstraram que o pigmento com maior potencialidade de aplicação consiste na mistura de dióxido de titânio (TiO2) e carbonato de cálcio natural (GCC), na proporção de 25:75. ABSTRACT: In the beginning of the 19th century and mainly due to the Industrial Revolution, new materials for painting were developed. New synthetic pigments emerged, putting aside the classical ones, which were difficult to obtain and very expensive. These new pigments were not always the best choice, but they were easy to get and much cheaper. Nowadays the pigment industry is much more reliable and accurate, however the distance between industry, conservators and artists is larger then a few decades – with few exceptions. The main goal of this work was to find an alternative to the existing white pigments for restoration, but also to find pigments that can be applied by contemporary artists, due to its multiple characteristics: ability to be used in a thin transparent layer or in a thick one, creating an impasto effect. The purpose of this research consisted on applying new white pigments, mainly used by plastic and paper industries, in the restoration of polychrome layers. The following pigments were tested: precipitated calcium carbonates (PCC), ground calcium carbonates (GCC), kaolin, calcined kaolin, talc, titanium dioxide and a commercial pigment. These pigments were characterized mainly in terms of physical and technological properties and were applied alone and with other pigments with the main goal to find synergies. The pigments and mixtures were blended with different mediums: medium for restoration, retouching varnish and Paraloid B72® (3%) in xylene and applied over the ground layer. Several characteristics were studied such has an easy application (with brush and spatula), an easy medium blending, a good covering power and simple buying access. Then a coloured pigment was added - yellow ochre - to the selected pigments and mixtures, which were again analysed for the characteristic above specified. After the experimental phase, the selected pigments and their mixtures were studied by different techniques: cross-section, surface analysis, aging tests, Hunter-Lab, SEM (scanning electron microscopy) and XRD (X-ray diffraction). Finally, all the results were carefully analysed and it was possible to understand the different behaviours and to guarantee the stability of the selected pigments. The results showed that the best pigments were titanium dioxide and ground calcium carbonate (GCC), applied in a blending formulation of 25% TiO2: 75% GCC.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:26:07Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2706porLourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:57Zoai:ria.ua.pt:10773/2706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:04.894175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
title Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
spellingShingle Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
Lourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço
title_short Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
title_full Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
title_fullStr Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
title_full_unstemmed Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
title_sort Potencialidade da aplicação de pigmentos estruturados em conservação e restauro de pintura de cavalete
author Lourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço
author_facet Lourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço
description No início do século XIX, devido à Revolução Industrial, surgiram novos materiais para pintura. Desenvolveram-se pigmentos sintéticos, que substituíram em grande parte os pigmentos tradicionais, mais caros e mais difíceis de obter. Os novos pigmentos, com origem em indústrias paralelas à do mercado de belas artes, nem sempre se revelaram como a melhor opção, porém, o facto de serem mais baratos e acessíveis, para além de possuírem uma maior paleta de cores, globalizou a sua utilização. Actualmente a indústria das tintas, nomeadamente para belas artes, é mais rigorosa, no entanto, a distância entre conservadores e artistas é maior do que há algumas décadas, onde muitas vezes os dois mundos se cruzavam. O principal objectivo deste trabalho, é o de encontrar uma alternativa aos pigmentos brancos utilizados actualmente em restauro, bem como encontrar um pigmento capaz de ser utilizado em arte contemporânea, possuindo versatilidade de aplicação - capacidade de utilização em camadas mais ou menos espessas, criando empastes. Esta pesquisa consiste na aplicação de pigmentos oriundos das indústrias do plástico e papel, no restauro de policromias. Foram testados os seguintes pigmentos: carbonato de cálcio precipitado (PCC), carbonato de cálcio natural (GCC), caulino natural, caulino calcinado, talco, dióxido de titânio e um pigmento comercial, existente no mercado e destinado especificamente para reintegração. Os pigmentos caracterizaram-se relativamente às suas propriedades físicas e tecnológicas, tendo sido testados isoladamente e entre si, com o objectivo de melhorar características individuais. Os pigmentos foram aglutinados em diferentes ligantes: medium para restauro, verniz de retoque e Paraloid B72® a 3% em xileno. A aplicação foi feita sobre uma camada de preparação tradicional. Foram estudadas diversas características dos pigmentos: facilidade de aplicação (a pincel e espátula), facilidade de mistura, poder de cobertura e facilidade de aquisição. Testou-se também a capacidade de mistura com um pigmento colorido – ocre – cujas características foram analisadas de acordo com os parâmetros definidos anteriormente. Após a fase experimental, os pigmentos e misturas seleccionados foram estudados recorrendo a diferentes análises: estratigrafia, análise da superfície, testes de envelhecimento, Hunter-Lab, microscopia electrónica de varrimento (SEM) e difracção de raios X (XRD). A análise dos resultados permitiu o estudo das diferentes características dos pigmentos e garantir a estabilidade da mistura seleccionada. Os resultados demonstraram que o pigmento com maior potencialidade de aplicação consiste na mistura de dióxido de titânio (TiO2) e carbonato de cálcio natural (GCC), na proporção de 25:75. ABSTRACT: In the beginning of the 19th century and mainly due to the Industrial Revolution, new materials for painting were developed. New synthetic pigments emerged, putting aside the classical ones, which were difficult to obtain and very expensive. These new pigments were not always the best choice, but they were easy to get and much cheaper. Nowadays the pigment industry is much more reliable and accurate, however the distance between industry, conservators and artists is larger then a few decades – with few exceptions. The main goal of this work was to find an alternative to the existing white pigments for restoration, but also to find pigments that can be applied by contemporary artists, due to its multiple characteristics: ability to be used in a thin transparent layer or in a thick one, creating an impasto effect. The purpose of this research consisted on applying new white pigments, mainly used by plastic and paper industries, in the restoration of polychrome layers. The following pigments were tested: precipitated calcium carbonates (PCC), ground calcium carbonates (GCC), kaolin, calcined kaolin, talc, titanium dioxide and a commercial pigment. These pigments were characterized mainly in terms of physical and technological properties and were applied alone and with other pigments with the main goal to find synergies. The pigments and mixtures were blended with different mediums: medium for restoration, retouching varnish and Paraloid B72® (3%) in xylene and applied over the ground layer. Several characteristics were studied such has an easy application (with brush and spatula), an easy medium blending, a good covering power and simple buying access. Then a coloured pigment was added - yellow ochre - to the selected pigments and mixtures, which were again analysed for the characteristic above specified. After the experimental phase, the selected pigments and their mixtures were studied by different techniques: cross-section, surface analysis, aging tests, Hunter-Lab, SEM (scanning electron microscopy) and XRD (X-ray diffraction). Finally, all the results were carefully analysed and it was possible to understand the different behaviours and to guarantee the stability of the selected pigments. The results showed that the best pigments were titanium dioxide and ground calcium carbonate (GCC), applied in a blending formulation of 25% TiO2: 75% GCC.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T14:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2706
url http://hdl.handle.net/10773/2706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137459191152640