A Sinfonia das Labaredas: Fahrenheit 451, De Ray Bradbury, no Filme de Ramin Bahrani
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17615 |
Resumo: | No presente artigo, pretendo analisar o romance Fahrenheit 451 (1952), de Ray Bradbury, e o filme homónimo (2018) de Ramin Bahrani, numa perspetiva comparada. Para tanto, examino os mecanismos de adaptação cinematográfica usados pelo realizador e estudo os principais momentos do arco narrativo presentes nas obras em cotejo, de acordo com a narratologia campbelliana. No sentido de escorar a minha pesquisa, recorro ao romance na recém-saída tradução de Casimiro da Piedade, ao filme de Bahrani, a entrevistas com o realizador e a estudos sobre a adaptação cinematográfica. Concluo, demonstrando que Bahrani apresentou uma adaptação inovadora e atualizada do romance clássico de Bradbury. |
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A Sinfonia das Labaredas: Fahrenheit 451, De Ray Bradbury, no Filme de Ramin BahraniFahrenheit 451Transposição intersemióticaRay BradburyRamin BahraniLinguagem escrita e audiovisualWritten and audiovisual languageIntersemiotic transpositionNo presente artigo, pretendo analisar o romance Fahrenheit 451 (1952), de Ray Bradbury, e o filme homónimo (2018) de Ramin Bahrani, numa perspetiva comparada. Para tanto, examino os mecanismos de adaptação cinematográfica usados pelo realizador e estudo os principais momentos do arco narrativo presentes nas obras em cotejo, de acordo com a narratologia campbelliana. No sentido de escorar a minha pesquisa, recorro ao romance na recém-saída tradução de Casimiro da Piedade, ao filme de Bahrani, a entrevistas com o realizador e a estudos sobre a adaptação cinematográfica. Concluo, demonstrando que Bahrani apresentou uma adaptação inovadora e atualizada do romance clássico de Bradbury.In this article, I intend to analyze the novel Fahrenheit 451 (1952), by Ray Bradbury, and the homonymous movie (2018) by Ramin Bahrani, in a comparative perspective. To do so, I examine the mechanisms of cinematic adaptation used by the director, and I study the main moments of the narrative arc present both in the book and in the movie, in accordance to the Campbellian narratology. To support my research, I resort to the recent translation of the novel, to Bahrani’s movie, to interviews with the director and to essays on cinematic adaptation. I conclude by proving that Bahrani presented an innovative and updated adaptation of Bradbury’s classic novel.Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto – CEOS.PPRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMancelos, João de2021-03-23T11:54:40Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17615por2184-710X10.34630/polissema.vi19.3655info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:14.473404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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