Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galego, Maria Beatriz Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14513
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_add802cb2cad6444e1d95854dab8d980
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º cicloLiteratura para a infânciaAprendizagem de Ciências da NaturezaPerceções de crianças do 1.º ciclo.Childhood literatureLearning natural sciences1st cycle children's perceptionsRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB, durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Na primeira parte, são abordados os aspetos essenciais destas práticas nas dimensões da observação e intervenção, envolvendo uma caracterização das instituições onde as mesmas se realizaram, dos princípios orientadores dos docentes e dos grupos de turma, bem como uma análise dos períodos de observação e intervenção. Na segunda parte é apresentado um estudo realizado com uma turma do 4.º ano do 1º. CEB. O presente estudo procura identificar algumas das perceções destas crianças acerca da literatura para a infância, de modo a melhor compreender quais as potencialidades na aprendizagem que lhe reconhecem, entre outros aspetos. Assim, o estudo foi desenvolvido com o propósito de dar resposta às seguintes questões orientadoras: a) Que interesse manifestam as crianças por livros de literatura para a infância? b) Que reconhecimento manifestam acerca do papel da literatura para a infância na aprendizagem de diferentes saberes disciplinares? c) Que temas do âmbito das Ciências da Natureza consideram mais relevantes serem incluídos em obras de literatura para a infância? d) Que critérios utilizam quando escolhem uma determinada obra para ler? O estudo resulta de uma abordagem de carácter exploratório com recurso a um questionário. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças escolhem os livros que leem, mais por iniciativa própria e dos pais e familiares do que por influência da Escola. Reconhecem a relevância da literatura para a infância para a aprendizagem das diferentes áreas disciplinares, mas tendem a destacar a disciplina de História e Geografia, por se encontrarem a vivenciar uma obra com esse teor. No que se refere aos critérios para selecionar uma obra, o tema do livro é o critério fundamental. Já os temas de Ciências da natureza que consideram mais relevantes serem contemplados neste tipo de literatura foram o da poluição, do aquecimento global e do bem-estar animal.ABSTRACT The present report seeks to describe all the work carried out with a class of children of 4th year of schooling of the 1st Cycle of primary school and two classes of the 5th year, during Supervised Teaching Practice II. The first part addresses the essential aspects of these practices in the dimensions of observation and intervention, involving a characterization of the institutions where they took place, the guiding principles of teachers and class groups, as well as an analysis of the periods of observation and intervention. The second part presents a study carried out with a class of the 4th year. This study seeks to identify children's perceptions of childhood literature, in order to understand its potential in learning. Therefore, the study was developed with the purpose of answering the following guiding questions: a) What interest do children show for children's literature books? b) What recognition do they show about the role of children’s literature in learning different disciplinary subjects? c) Which themes within the scope of Science do they consider the most relevant to be included in works of childhood literature? d) What criteria do they use when choosing a particular book to read? The study results from an exploratory approach using a questionnaire. The results obtained showed that children choose the books they read more often by their own initiative or by their parents/family influence rather than by influence of school. They do acknowledge the relevance of childhood literature for learning different subjects, but they tend to highlight the subject of History and Geography, since they were exploring a book focused on this content. Regarding the criteria for selecting a book, their theme is the fundamental criteria. Science themes that they considered the most relevant to be covered in this type of literature were pollution, global warming and animal welfare.Almeida, AntónioRCIPLGalego, Maria Beatriz Pereira2022-03-24T10:15:41Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14513TID:202938670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.455735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
title Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
spellingShingle Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
Galego, Maria Beatriz Pereira
Literatura para a infância
Aprendizagem de Ciências da Natureza
Perceções de crianças do 1.º ciclo.
Childhood literature
Learning natural sciences
1st cycle children's perceptions
title_short Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
title_full Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
title_fullStr Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
title_full_unstemmed Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
title_sort Potencialidades da literatura para a infância na aprendizagem de saberes disciplinares: perceções de crianças do 1.º ciclo
author Galego, Maria Beatriz Pereira
author_facet Galego, Maria Beatriz Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Galego, Maria Beatriz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Aprendizagem de Ciências da Natureza
Perceções de crianças do 1.º ciclo.
Childhood literature
Learning natural sciences
1st cycle children's perceptions
topic Literatura para a infância
Aprendizagem de Ciências da Natureza
Perceções de crianças do 1.º ciclo.
Childhood literature
Learning natural sciences
1st cycle children's perceptions
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
2021-07-13T00:00:00Z
2022-03-24T10:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14513
TID:202938670
url http://hdl.handle.net/10400.21/14513
identifier_str_mv TID:202938670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494668951552