As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lusitana Maria Pimentel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7983
Resumo: Este relatório final de estágio tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois momentos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas, onde damos a conhecer o caminho percorrido ao longo das práticas de ensino supervisionadas, caraterizando os contextos e apreciando criticamente as competências desenvolvidas em contexto de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O outro momento reporta-se a uma investigação sobre uma sala de aula do futuro. As salas de aula são o espaço com extrema relevância para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A constatação deste facto e a necessidade de inovação pedagógica resultaram na criação de inúmeros ambientes educativos inovadores, entre estes, as salas de aula do futuro, constituídas por seis zonas de aprendizagem, repletas de tecnologias e mobiliário móvel e flexível. Com a investigação desenvolvida, pretendemos dar a conhecer as perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sala de aula do futuro EduFor Innovative Classroom Lab, em Mangualde. Para atingir os objetivos desta investigação recorremos à metodologia estudo de caso, e para a recolha de dados procedemos à observação da sala de aula do futuro de Mangualde e realizámos inquéritos por entrevista a um representante do EduFor, a docentes do 1.º CEB que interagiram com a sala de aula do futuro e uma coordenadora do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas adstrita à sala de aula do futuro. Com os resultados obtidos concluímos que, de forma geral, os professores do 1.º CEB não frequentam a sala de aula do futuro. Estes, quando se deslocam com os alunos para este espaço, dinamizam atividades preparadas e planificadas por outras entidades e não seguem o sistema de zonas do espaço.
id RCAP_d8e5965067fb3eb6d99cc0ddd8984313
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do FuturoSala de aula do futuro1.º Ciclo do Ensino BásicoPerceções de docentes do 1.º CEBFuture Classroom Lab1st Cycle of Basic EducationTeacher ́s perceptionsEste relatório final de estágio tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois momentos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas, onde damos a conhecer o caminho percorrido ao longo das práticas de ensino supervisionadas, caraterizando os contextos e apreciando criticamente as competências desenvolvidas em contexto de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O outro momento reporta-se a uma investigação sobre uma sala de aula do futuro. As salas de aula são o espaço com extrema relevância para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A constatação deste facto e a necessidade de inovação pedagógica resultaram na criação de inúmeros ambientes educativos inovadores, entre estes, as salas de aula do futuro, constituídas por seis zonas de aprendizagem, repletas de tecnologias e mobiliário móvel e flexível. Com a investigação desenvolvida, pretendemos dar a conhecer as perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sala de aula do futuro EduFor Innovative Classroom Lab, em Mangualde. Para atingir os objetivos desta investigação recorremos à metodologia estudo de caso, e para a recolha de dados procedemos à observação da sala de aula do futuro de Mangualde e realizámos inquéritos por entrevista a um representante do EduFor, a docentes do 1.º CEB que interagiram com a sala de aula do futuro e uma coordenadora do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas adstrita à sala de aula do futuro. Com os resultados obtidos concluímos que, de forma geral, os professores do 1.º CEB não frequentam a sala de aula do futuro. Estes, quando se deslocam com os alunos para este espaço, dinamizam atividades preparadas e planificadas por outras entidades e não seguem o sistema de zonas do espaço.This final internship report aims to obtain the Master's degree and is subdivided into two key points, which are a critical reflection on the practices, where we show the path taken throughout the supervised teaching practices, characterizing the contexts and critically assessing the skills developed in the context of 1st and 2nd CEB. The other point is an investigation into a Future Classroom Lab. Classrooms are the most relevant space for the teaching-learning process of students. The realization of this fact and the need for pedagogical innovation have resulted in the creation of numerous innovative educational environments, among them the Future Classroom Lab, consisting of six learning zones, replete with technologies and mobile and flexible furniture. With this research, we intend to present the perceptions of elementary school teachers about the classroom of the future EduFor Innovative Classroom Lab, in Mangualde. To achieve the objectives of this research we used the case study methodology, and to collect data we observed the classroom of the future in Mangualde and conducted surveys by interviewing a representative of EduFor, 1st cycle teachers who interacted with the classroom of the future, and a 1st cycle coordinator of a School Grouping assigned to the classroom of the future. With the results obtained we concluded that, in general, 1st grade teachers do not attend the classroom of the future. When they go with their students to this space, they dynamize activities prepared and planned by other entities and do not follow the zoning system of the space.Rocha, JoãoCardoso, Ana PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMartins, Lusitana Maria Pimentel2023-03-162025-03-16T00:00:00Z2023-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7983TID:203370945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T02:32:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:09.421985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
title As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
spellingShingle As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
Martins, Lusitana Maria Pimentel
Sala de aula do futuro
1.º Ciclo do Ensino Básico
Perceções de docentes do 1.º CEB
Future Classroom Lab
1st Cycle of Basic Education
Teacher ́
s perceptions
title_short As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
title_full As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
title_fullStr As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
title_full_unstemmed As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
title_sort As perceções de professores do 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
author Martins, Lusitana Maria Pimentel
author_facet Martins, Lusitana Maria Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, João
Cardoso, Ana Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lusitana Maria Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula do futuro
1.º Ciclo do Ensino Básico
Perceções de docentes do 1.º CEB
Future Classroom Lab
1st Cycle of Basic Education
Teacher ́
s perceptions
topic Sala de aula do futuro
1.º Ciclo do Ensino Básico
Perceções de docentes do 1.º CEB
Future Classroom Lab
1st Cycle of Basic Education
Teacher ́
s perceptions
description Este relatório final de estágio tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois momentos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas, onde damos a conhecer o caminho percorrido ao longo das práticas de ensino supervisionadas, caraterizando os contextos e apreciando criticamente as competências desenvolvidas em contexto de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O outro momento reporta-se a uma investigação sobre uma sala de aula do futuro. As salas de aula são o espaço com extrema relevância para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A constatação deste facto e a necessidade de inovação pedagógica resultaram na criação de inúmeros ambientes educativos inovadores, entre estes, as salas de aula do futuro, constituídas por seis zonas de aprendizagem, repletas de tecnologias e mobiliário móvel e flexível. Com a investigação desenvolvida, pretendemos dar a conhecer as perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sala de aula do futuro EduFor Innovative Classroom Lab, em Mangualde. Para atingir os objetivos desta investigação recorremos à metodologia estudo de caso, e para a recolha de dados procedemos à observação da sala de aula do futuro de Mangualde e realizámos inquéritos por entrevista a um representante do EduFor, a docentes do 1.º CEB que interagiram com a sala de aula do futuro e uma coordenadora do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas adstrita à sala de aula do futuro. Com os resultados obtidos concluímos que, de forma geral, os professores do 1.º CEB não frequentam a sala de aula do futuro. Estes, quando se deslocam com os alunos para este espaço, dinamizam atividades preparadas e planificadas por outras entidades e não seguem o sistema de zonas do espaço.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-16
2023-03-16T00:00:00Z
2025-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7983
TID:203370945
url http://hdl.handle.net/10400.19/7983
identifier_str_mv TID:203370945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133652231127040