Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Luísa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Melro, Ana, Correia, Joana Duarte, Ponte, Cristina, Azevedo, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4076
Resumo: Este artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011). A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de discriminação, em função dos territórios, grupos sociais e etários de referência. Esta ruptura, identificada por alguns autores por ‘fosso digital’ (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), não se limita às desigualdades nos acessos e competências de uso das tecnologias, mas associa-se, também, às contradições de uma globalização fragmentada, de identidades de resistência e de trajectos histórico-culturais singulares. O objectivo do estudo que aqui apresentamos consiste em analisar percursos familiares sobre a inclusão digital, em indivíduos com baixos níveis de escolarização. Para o efeito, desenhámos um estudo exploratório centrado na análise das narrativas de 17 indivíduos com o 1º ciclo do Ensino Básico. Estas narrativas foram obtidas no contexto de entrevistas semi-estruturadas. Da análise do corpus emerge um conjunto de dimensões das quais salientamos: as “vivências familiares”, as “experiências escolares” e as “competências e usos das tecnologias”. Estas três dimensões permitem-nos desenhar itinerários de inclusão digital, ancorados nos conceitos de tecno-capital, tecno-disposições e tecno-competências (ROJAS et al., 2010).
id RCAP_addea6eb0f1d3a199d0741de97ed96f7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarizaçãoInclusão digitalTecnologiasNarrativasFamíliaPercursos escolaresDigital inclusionTechnologiesNarrativesFamiliesSchool trajectoriesEste artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011). A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de discriminação, em função dos territórios, grupos sociais e etários de referência. Esta ruptura, identificada por alguns autores por ‘fosso digital’ (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), não se limita às desigualdades nos acessos e competências de uso das tecnologias, mas associa-se, também, às contradições de uma globalização fragmentada, de identidades de resistência e de trajectos histórico-culturais singulares. O objectivo do estudo que aqui apresentamos consiste em analisar percursos familiares sobre a inclusão digital, em indivíduos com baixos níveis de escolarização. Para o efeito, desenhámos um estudo exploratório centrado na análise das narrativas de 17 indivíduos com o 1º ciclo do Ensino Básico. Estas narrativas foram obtidas no contexto de entrevistas semi-estruturadas. Da análise do corpus emerge um conjunto de dimensões das quais salientamos: as “vivências familiares”, as “experiências escolares” e as “competências e usos das tecnologias”. Estas três dimensões permitem-nos desenhar itinerários de inclusão digital, ancorados nos conceitos de tecno-capital, tecno-disposições e tecno-competências (ROJAS et al., 2010).This article is an output of the research project “Digital inclusion and participation. Comparing the trajectories of digital media use by socially disadvantaged groups in Portugal and in the USA” (PONTE; AZEVEDO STRAUBHAAR, 2009-2011). The dissemination of digital technologies to different social groups shows either very optimistic perspectives or very negative scenarios, according to different territories and social and age groups. This divide, interpreted by some authors as a digital divide (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), means not only access and competencies asymmetries, but is also related to contradictions of a globalized and fragmented identity. The purpose of this research is to analyze familial itineraries of digital inclusion in individuals with low school levels (primary school). We decided to design an exploratory research to study 17 individuals’ narratives. Those narratives have been collected through semi-structured interviews. Empirical data analysis enhances three main discourse dimensions: “familial experiences”, “school experiences”, “competencies and uses of the technologies”. These dimensions made it possible to describe the itineraries of digital inclusion in groups with low school level, taking into account three basic constructs: techno-capital, techno-competencies and technodispositions (ROJAS et al., 2010).Repositório AbertoAires, LuísaMelro, AnaCorreia, Joana DuartePonte, CristinaAzevedo, José2015-05-25T08:21:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4076porAires, Luísa [et al.] - Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização. "Revista e-curriculum". [Em linha]. ISSN 1809-3876. Vol. 7, nº 2 (Agosto 2011), p. 1-231809-3876info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:19:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:07.896589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
title Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
spellingShingle Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
Aires, Luísa
Inclusão digital
Tecnologias
Narrativas
Família
Percursos escolares
Digital inclusion
Technologies
Narratives
Families
School trajectories
title_short Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
title_full Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
title_fullStr Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
title_full_unstemmed Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
title_sort Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
author Aires, Luísa
author_facet Aires, Luísa
Melro, Ana
Correia, Joana Duarte
Ponte, Cristina
Azevedo, José
author_role author
author2 Melro, Ana
Correia, Joana Duarte
Ponte, Cristina
Azevedo, José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Luísa
Melro, Ana
Correia, Joana Duarte
Ponte, Cristina
Azevedo, José
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Tecnologias
Narrativas
Família
Percursos escolares
Digital inclusion
Technologies
Narratives
Families
School trajectories
topic Inclusão digital
Tecnologias
Narrativas
Família
Percursos escolares
Digital inclusion
Technologies
Narratives
Families
School trajectories
description Este artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011). A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de discriminação, em função dos territórios, grupos sociais e etários de referência. Esta ruptura, identificada por alguns autores por ‘fosso digital’ (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), não se limita às desigualdades nos acessos e competências de uso das tecnologias, mas associa-se, também, às contradições de uma globalização fragmentada, de identidades de resistência e de trajectos histórico-culturais singulares. O objectivo do estudo que aqui apresentamos consiste em analisar percursos familiares sobre a inclusão digital, em indivíduos com baixos níveis de escolarização. Para o efeito, desenhámos um estudo exploratório centrado na análise das narrativas de 17 indivíduos com o 1º ciclo do Ensino Básico. Estas narrativas foram obtidas no contexto de entrevistas semi-estruturadas. Da análise do corpus emerge um conjunto de dimensões das quais salientamos: as “vivências familiares”, as “experiências escolares” e as “competências e usos das tecnologias”. Estas três dimensões permitem-nos desenhar itinerários de inclusão digital, ancorados nos conceitos de tecno-capital, tecno-disposições e tecno-competências (ROJAS et al., 2010).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-05-25T08:21:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/4076
url http://hdl.handle.net/10400.2/4076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Aires, Luísa [et al.] - Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização. "Revista e-curriculum". [Em linha]. ISSN 1809-3876. Vol. 7, nº 2 (Agosto 2011), p. 1-23
1809-3876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135022765047808