A arte de contar uma história em poucos minutos : As canções da América durante a "Folk Revival" e o contributo de Tom Paxton
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4665 |
Resumo: | O presente trabalho é uma reflexão sobre a chamada “folk revival” no seu período de maior pujança, o da década de sessenta do século XX, sem todavia deixar de aflorar as duas décadas precedentes e as que se lhe seguiram. Procura-se perceber, não necessariamente nesta ordem, o seguinte: (a) de que forma os acontecimentos que mais marcaram aquele período da História dos E.U.A. — o movimento pelos direitos cívicos, a guerra no Vietnam, os tumultos raciais da segunda metade da década, a contestação estudantil generalizada — se reflectem nas canções interpretadas pelos protagonistas da folk urbana; (b) em que medida as canções procuram uma legitimação artística, ao mesmo tempo que não abdicam do seu propósito mais imediato, o de desempenharem um papel congregador do activismo político, traduzido em comentários sobre a realidade social sua contemporânea; (c) como se exerce a influência cultural e estética da canção folk urbana sobre outras correntes musicais dominantes (por exemplo, as músicas rock e pop) e a que ponto estas determinaram a evolução da folk; (d) qual a amplitude do seu contributo para a construção de uma memória da época, bem como para a revitalização dessa memória nos acontecimentos do presente. O trabalho, não descurando o aspecto musical das canções, debruça-se principalmente sobre o seu componente textual. Em particular, na terceira secção do estudo, Tom Paxton é objecto de um olhar mais atento. Trata-se de um cantor cujo percurso artístico de quase meio século continua marcado por uma integridade e qualidade indisputadas (nos últimos anos, têm-se sucedido tributos e vários prémios de carreira, tanto nos E.U.A. como no Reino Unido); além de que foi um dos primeiros a ousarem apresentar-se com um repertório quase exclusivamente constituído por canções de autoria própria. De entre os muitos nomes importantes da folk revival, Paxton é aqui considerado como um dos que mais consistentemente têm mantido vivo o caminho desbravado por Woody Guthrie e, sobretudo, Pete Seeger. |
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A arte de contar uma história em poucos minutos : As canções da América durante a "Folk Revival" e o contributo de Tom PaxtonCultura Norte-AmericanaCultura Popular UrbanaTom Paxton (1937)Folk RevivalO presente trabalho é uma reflexão sobre a chamada “folk revival” no seu período de maior pujança, o da década de sessenta do século XX, sem todavia deixar de aflorar as duas décadas precedentes e as que se lhe seguiram. Procura-se perceber, não necessariamente nesta ordem, o seguinte: (a) de que forma os acontecimentos que mais marcaram aquele período da História dos E.U.A. — o movimento pelos direitos cívicos, a guerra no Vietnam, os tumultos raciais da segunda metade da década, a contestação estudantil generalizada — se reflectem nas canções interpretadas pelos protagonistas da folk urbana; (b) em que medida as canções procuram uma legitimação artística, ao mesmo tempo que não abdicam do seu propósito mais imediato, o de desempenharem um papel congregador do activismo político, traduzido em comentários sobre a realidade social sua contemporânea; (c) como se exerce a influência cultural e estética da canção folk urbana sobre outras correntes musicais dominantes (por exemplo, as músicas rock e pop) e a que ponto estas determinaram a evolução da folk; (d) qual a amplitude do seu contributo para a construção de uma memória da época, bem como para a revitalização dessa memória nos acontecimentos do presente. O trabalho, não descurando o aspecto musical das canções, debruça-se principalmente sobre o seu componente textual. Em particular, na terceira secção do estudo, Tom Paxton é objecto de um olhar mais atento. Trata-se de um cantor cujo percurso artístico de quase meio século continua marcado por uma integridade e qualidade indisputadas (nos últimos anos, têm-se sucedido tributos e vários prémios de carreira, tanto nos E.U.A. como no Reino Unido); além de que foi um dos primeiros a ousarem apresentar-se com um repertório quase exclusivamente constituído por canções de autoria própria. De entre os muitos nomes importantes da folk revival, Paxton é aqui considerado como um dos que mais consistentemente têm mantido vivo o caminho desbravado por Woody Guthrie e, sobretudo, Pete Seeger.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresVentura, Carlos M. Cravo2018-05-11T15:32:37Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4665porVentura, Carlos (2009). "A arte de contar uma história em poucos minutos: As canções da América durante a “Folk Revival” e o contributo de Tom Paxton". Ponta Delgada: Universidade dos Açores.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:54Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:01.701880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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