Fair and tender maid : Mulheres, folk revival e os anos iniciais de Joan Baez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Augusta da Silveira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132856
Resumo: O presente trabalho traz reflexões sobre o papel das mulheres na música e sua relação com os movimentos sociais a partir da trajetória cantora Joan Baez no Folk Revival estadunidense entre 1959 e 1963. Assim, busca-se repostas sobre de que maneiras Joan Baez consegue se afirmar como cantora e mulher dentro da indústria musical, o que legitima ou não sua performance para o público. Problematizar seu repertório tradicional de baladas que tratam sobre mulheres é fundamental para compreender até onde esse repertório influencia percepções sobre a imagem conservadora da cantora e que abertura essa imagem dá para uma mudança em direção a um repertório engajado e ativismo político. A partir da análise das canções tradicionais, de escritos sobre o início da carreira da cantora e de reflexões teóricas sobre as mulheres na música no geral e no contexto do folk revival, considera-se que o ser mulher e cantora influencia na percepção de sua feminilidade para o público e para a mídia e que a ruptura com repertório tradicional seguiu a linha de muitos artistas da época, envolvidos com a causa dos direitos civis e ativismo político.
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