Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Maurício Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45242
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_adebfac7407bee227e77becd787025cd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágioWhat is the opinion of teachers and students of the 2nd cycle of physical education classes on 45 and 90 minutes in public school: internship reportEducação físicaEstágioProfessoresAlunosEscola públicaPhysical educationInternshipTeachersStudentsPublic schoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório de estágio pretende descrever e analisar todos os procedimentos executados durante o ano de estágio curricular numa escola do distrito de Braga. O ser professor, neste caso de Educação Física, consiste num percurso de transmissão e absorção de conhecimentos teóricos e práticos, valores e deveres que serão fundamentais para o desenvolvimento saudável e feliz dos alunos. O professor é um orientador no caminho dos alunos, cabe-nos a nós conduzir o aluno durante o seu percurso escolar, através de métodos e instrumentos próprios e capazes de levar o aluno ao sucesso escolar. Na escola onde integrei o meu estágio acompanhei uma turma de 5º ano sub orientação da professora responsável, desenvolvi juntamente com outros estagiários e professores de Educação Física e de outras áreas, atividades constantes no plano anual de atividades da escola, acompanhei também um aluno com necessidades especiais do 5ºano, onde desempenhei o cargo de tutor. O relatório dividese em três partes: a primeira diz respeito à organização e gestão do processo de ensino e da aprendizagem; a segunda parte diz respeito à participação na escola e relação com a comunidade; a terceira parte diz respeito à investigação e desenvolvimento profissional. Nesta última parte de investigação o objetivo foi analisar a opinião dos professores de educação física e alunos do 2º ciclo sobre a duração das aulas que os primeiros lecionam e os segundos usufruem, percebendo assim se os níveis de satisfação correspondem às expectativas de ambos os grupos de controlo. Verificamos que o género não é determinante na adoção de comportamentos diferenciados quanto à forma como percebem a Educação Física. A carga horaria da disciplina de Educação Física deveria ser ampliada, esta é a opinião dos alunos inquiridos. Os professores consideram o aumento da carga horária no 2º ciclo, necessário e fundamental para um correto cumprimento das metas da atividade física.This internship report is to describe and analyze all the procedures performed during internship in a school district of Braga. Being a teacher, in this case of Physical Education, is a route of transmission and absorption of theoretical and practical knowledge, values and duties that are essential to the healthy and happy development of the students. The teacher is a mentor on the student’s journey, it is up to us to lead the student during their school career, through methods and instruments able to bring the student to school success. The internship report it’s a mean to scrutinize the work throughout this academic year and acquired throughout my academic and professional career as well. In the school where I joined my internship I accompanied a group of 5th year under guidance of the responsible teacher, developed together with other trainees and teachers of physical education and other areas, activities included in the annual plan of school activities, also accompanied a 5th year student with special needs where I played the role of tutor. The report is divided into three parts: the first concerns the organization and management of the teaching process and learning; the second part concerns the participation in school and community relations; the third part concerns the research and professional development. In the latter part of research the aim was to analyze the opinion of physical education teachers and students of the 2nd cycle of the duration of the classes that the firsts teach and the seconds enjoy as they realize if the levels of satisfaction correspond to the expectations of both groups control. We found that gender is not a determining factor in the adoption of different behaviors as to how they perceive physical education. The hourly charge of Physical Education should be expanded, this is the opinion of surveyed students. Teachers consider the increased workload in the 2nd cycle, necessary and essential for the correct fulfillment of the goals of physical activity.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoSilva, José Maurício Sousa2017-01-272017-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45242por201657139info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:05.405637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
What is the opinion of teachers and students of the 2nd cycle of physical education classes on 45 and 90 minutes in public school: internship report
title Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
spellingShingle Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
Silva, José Maurício Sousa
Educação física
Estágio
Professores
Alunos
Escola pública
Physical education
Internship
Teachers
Students
Public school
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
title_full Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
title_fullStr Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
title_full_unstemmed Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
title_sort Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio
author Silva, José Maurício Sousa
author_facet Silva, José Maurício Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Maurício Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio
Professores
Alunos
Escola pública
Physical education
Internship
Teachers
Students
Public school
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio
Professores
Alunos
Escola pública
Physical education
Internship
Teachers
Students
Public school
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
2017-01-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45242
url http://hdl.handle.net/1822/45242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201657139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132704478855168