O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vítor Hugo Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57199
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_34b14b0136a5f97a8f5f42fe52b6594e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágioHow to be a "good" physical education teacher?: representations of male students and teachers of secondary school: internship reportEducação físicaBom professorPerceçãoAlunosProfessoresPhysical educationGood teacherPerceptionStudentsTeachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente documento procura evidenciar uma descrição, análise e reflexão acerca das atividades desenvolvidas e aprendizagens ocorridas no meu estágio curricular, ao longo do ano letivo de 2015/2016. No que concerne ao estágio curricular, este ocorreu numa escola do concelho de Fafe, na qual me foi adjudicada uma turma de 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias, composta por 20 alunos (13 do género masculino e 7 do feminino), com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos de idade. Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos, o primeiro corresponde ao enquadramento contextual da Prática de Ensino Supervisionada, onde está presente um enquadramento pessoal e no qual são descritas as expetativas iniciais, dentro deste capitulo há ainda um enquadramento institucional em que é caraterizado o meio, a escola e a turma onde decorreu o estágio curricular. Em relação ao segundo capítulo, este corresponde ao enquadramento pedagógico e engloba três áreas. Na área 1 é exposta a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, na área 2 a participação na escola e relação com a comunidade escolar e por último a área 3 que se refere ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo do ano de estágio. O estudo tem como objetivo geral, identificar quais as dimensões fundamentais à qualidade do Professor de Educação Física, segundo a perceção dos alunos do secundário e dos seus Professores, a amostra é composta por 39 alunos do género masculino com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos e por 6 professores de Educação Física.The main purpose of this report is to describe, analyze and reflect on the teaching practice and activities carried out by the trainee during the Supervised Teaching Practice throughout the school year 2015/2016. The Teaching Practice took place in a school belonging to the municipality of Fafe. It was a 11th grade class of Science and Technology course, composed of 20 students (13 males and 7 females) aged between 15 and 16 years old. This report is divided into two chapters, in which the first corresponds to the contextual framework of Supervised Teaching Practice, where it operates a personal framework, which describes the initial expectations and an institutional framework that is characterized medium, school and the class which held the traineeship. On the second chapter, this corresponds to the pedagogical framework and encompasses three areas. In area 1 is exposed to organization and management of teaching and learning in the area 2 participation in school and relationship with the school community and ultimately the area 3 as regards the research work throughout the internship year. The study has the general objective, identify the key dimensions the quality of Professor of Physical Education, according to the perception of secondary school pupils and their teachers, the sample is composed of 39 male students aged between 14 and 18 years and 6 physical education teachers.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoFernandes, Vítor Hugo Gonçalves20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57199por201723093info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:34.883373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
How to be a "good" physical education teacher?: representations of male students and teachers of secondary school: internship report
title O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
spellingShingle O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
Fernandes, Vítor Hugo Gonçalves
Educação física
Bom professor
Perceção
Alunos
Professores
Physical education
Good teacher
Perception
Students
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
title_full O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
title_fullStr O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
title_full_unstemmed O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
title_sort O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio
author Fernandes, Vítor Hugo Gonçalves
author_facet Fernandes, Vítor Hugo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Vítor Hugo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Bom professor
Perceção
Alunos
Professores
Physical education
Good teacher
Perception
Students
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Bom professor
Perceção
Alunos
Professores
Physical education
Good teacher
Perception
Students
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57199
url http://hdl.handle.net/1822/57199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201723093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132560999055360