Competência emocional e autodeterminação no ensino superior: revalidação e propriedades psicométricas do profile of emotional competence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Catarina Couto Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2614
Resumo: As conceções de inteligência emocional (IE) que a conceptualizam enquanto competência emocional (CE) têm recebido particular destaque na literatura, utilizando-se recentemente o Profile of Emotional Competence (PEC; Brasseur, Grégoire, Bourdu, & Mikolajczak, 2013) como recurso à sua mensuração. O presente estudo procurou a sua revalidação, em contexto português, enquadrada pela teoria da autodeterminação (TAD; Deci & Ryan, 2000). Participaram 695 estudantes (52.2%, sexo masculino) matriculados no 1º ano do ensino superior (ES). O propósito foi examinar as propriedades psicométricas do instrumento, nomeadamente a sensibilidade, confiabilidade e validade. Procurou-se contribuir para a clarificação da avaliação da CE no ES. O estudo dá particular relevância à confirmação da estrutura teórica do modelo de medida, CE intra e interpessoal em cinco domínios – identificação, compreensão, expressão, regulação e uso das emoções intra e interpessoal; e ao estudo da validade convergente e concorrente do PEC em relação à motivação autodeterminada para o estudo, satisfação das necessidades psicológicas básicas e adaptação ao ES, diferenciando-se as componentes de CE. Genericamente, os resultados sugerem que o PEC exibe propriedades psicométricas adequadas na população estudada. São fornecidas evidências da variabilidade da CE descrita pela TAD e da sua variância entre grupos nos resultados do PEC, sendo a amplitude das relações estudadas mais fortemente observada na CE intrapessoal. A discussão de resultados inclui reflexões acerca do uso cultural das emoções e apoia a intervenção promocional da CE no contexto de ES.
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