Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Rita Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62167
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ae0034d253da9ba7588cd85d9b0dd14e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudávelRespect for the other: collaborative work on the basis of building a healthy socializationCooperaçãoRespeitoSocializaçãoCooperationRespectSocializationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio centra-se na temática O respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável. Com este relatório pretendeuse investigar e promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas por parte das crianças e também o desenvolvimento profissional de uma futura educadora, na medida em que este tema, e considerando a metodologia de trabalho de projeto, proporcionaram a cada um dos intervenientes, momentos para serem participantes ativos no seu desenvolvimento integral. No decorrer deste trabalho são analisados os aspetos inerentes ao tema, como o conceito de respeito pelo outro, a socialização, o trabalho em grupo e a cooperação. Para além disto é abordado o papel do educador e a sua função, bem como as dimensões e vertentes que contribuem para a formação completa e integrada de um futuro educador. Tudo isto foi sustentado teoricamente, fundamentado e discutido, de forma a analisar e aprofundar a temática apresentada. O estudo aqui apresentado teve como base a metodologia de investigação-ação, que se procedeu através de um processo contínuo, constituído pela observação, planificação, ação e reflexão. O principal objetivo do estudo é refletir sobre práticas promotoras do respeito pelo outro, e como influenciam e contribuem para a formação e desenvolvimento das crianças, através de ações pedagógicas com base na metodologia de trabalho de projeto. Para além disto, tornou-se essencial conhecer e aprofundar o ambiente onde a criança se insere, onde é agente ativo nos seis processos de desenvolvimento e aprendizagem. Neste relatório são também incluídas as práticas pedagógicas que caraterizaram a parte prática do projeto, onde o profissional de educação assumiu um papel relevante, de mediador e orientador, juntamente com as crianças, um ser ativo na construção das suas aprendizagens.This internship report focuses on the theme of respect for the other: collaborative work on the basis of building a healthy socialization. This report aimed at the development of meaningful learning by the children and also the professional development of a future educator, insofar as this theme and considering the methodology of project work gave each of the participants moments to be participants active in its integral development. In the course of this work, the aspects inherent to the theme are analyzed, such as the concept of respect for the other, socialization, group work and cooperation. In addition, the role of the educator and its role are discussed, as well as the dimensions and aspects that contribute to the complete and integrated formation of a future educator. All this was theoretically supported, grounded and discussed, in order to analyze and deepen the presented theme. The study presented here was based on the methodology of action research, which proceeded through a continuous process, constituted by observation, planning, action and reflection. The main objective of the study is to reflect on practices that promote respect for the other, and how they influence and contribute to the formation and development of children, through practices based on the methodology of project work. In addition, it has become essential to know and deepen the environment where the child is inserted, where he is an active agent in the six processes of development and learning. This report also includes pedagogical practices that characterize the practical part of the project, where the educational professional has taken on a relevant role as mediator and guiding partner with the children, an active being in the construction of their learning.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoMeneses, Rita Alexandra Gomes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62167por202294293info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:28.068811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
Respect for the other: collaborative work on the basis of building a healthy socialization
title Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
spellingShingle Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
Meneses, Rita Alexandra Gomes
Cooperação
Respeito
Socialização
Cooperation
Respect
Socialization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
title_full Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
title_fullStr Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
title_full_unstemmed Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
title_sort Respeito pelo outro: o trabalho colaborativo na base da construção de uma socialização saudável
author Meneses, Rita Alexandra Gomes
author_facet Meneses, Rita Alexandra Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Rita Alexandra Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Respeito
Socialização
Cooperation
Respect
Socialization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cooperação
Respeito
Socialização
Cooperation
Respect
Socialization
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62167
url http://hdl.handle.net/1822/62167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133103215607808