As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chioca, Marcio Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192415
Resumo: As recentes orientações veiculadas em documentos oficiais da educação básica sobre aprendizagem de valores sociais têm instigado educadores a pensarem em formas de favorecer esses ensinamentos na escola. Na área da Educação Física Escolar, os Jogos Cooperativos se apresentam com essa preocupação em proporcionar, por meio de jogos e brincadeiras, um ambiente propício ao desenvolvimento da cooperação, da empatia e do respeito. Desta forma, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar as interfaces “Jogos Cooperativos” e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito na perspectiva do professor de Educação Física Escolar. Foram elencados quatro objetivos específicos, que são: identificar o conhecimento dos professores de Educação Física Escolar com referência à abordagem dos Jogos Cooperativos; evidenciar se e como os professores abordam os JCs em suas aulas; analisar como os professores avaliam a abordagem dos Jogos Cooperativos e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito; e produzir um vídeo educacional voltado ao ensino dos JCs, relacionando-os com a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito. Esta pesquisa orientou-se no método qualitativo para responder aos objetivos propostos. Participaram deste estudo 18 professores da rede pública de ensino de um município do interior do estado de São Paulo. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados permitiu identificar interfaces entre os Jogos Cooperativos e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito. Embora o tema seja valorizado pelos educadores para o ambiente escolar, há muitos entraves ao trabalho docente, que contribuem para que os Jogos Cooperativos sejam ensinados de forma pontual e esporádica.
id UNSP_58675e90719113832c09345a9471f43f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192415
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física EscolarThe interfaces of cooperative games and the learning of respect, cooperation, and empathy in School Físical Education classesEducação FísicaJogos CooperativosCooperaçãoEmpatiaRespeitoPhysical EducationCooperative GamesCooperationEmpathyRespectAs recentes orientações veiculadas em documentos oficiais da educação básica sobre aprendizagem de valores sociais têm instigado educadores a pensarem em formas de favorecer esses ensinamentos na escola. Na área da Educação Física Escolar, os Jogos Cooperativos se apresentam com essa preocupação em proporcionar, por meio de jogos e brincadeiras, um ambiente propício ao desenvolvimento da cooperação, da empatia e do respeito. Desta forma, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar as interfaces “Jogos Cooperativos” e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito na perspectiva do professor de Educação Física Escolar. Foram elencados quatro objetivos específicos, que são: identificar o conhecimento dos professores de Educação Física Escolar com referência à abordagem dos Jogos Cooperativos; evidenciar se e como os professores abordam os JCs em suas aulas; analisar como os professores avaliam a abordagem dos Jogos Cooperativos e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito; e produzir um vídeo educacional voltado ao ensino dos JCs, relacionando-os com a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito. Esta pesquisa orientou-se no método qualitativo para responder aos objetivos propostos. Participaram deste estudo 18 professores da rede pública de ensino de um município do interior do estado de São Paulo. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados permitiu identificar interfaces entre os Jogos Cooperativos e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito. Embora o tema seja valorizado pelos educadores para o ambiente escolar, há muitos entraves ao trabalho docente, que contribuem para que os Jogos Cooperativos sejam ensinados de forma pontual e esporádica.The recent guidelines published in official basic education documents on learning social values have prompted educators to think about ways to favor these teachings at school. In the area of School Physical Education, Cooperative Games are concerned with providing, through games, an environment conducive to the development of cooperation, empathy and respect. Thus, this research has as its general objective to analyze as interfaces "Cooperative Games" and a learning of cooperation, empathy and respect from the perspective of the Physical Education teacher. Four specific objectives were listed, namely: To identify the knowledge of School Physical Education Teachers with reference to the Cooperative Games approach; evidence if and how teachers approach in their classes; analyze how they evaluate the Cooperative Games approach and the learning of cooperation, empathy and respect; and, produce an educational video focused on the teaching of CGs relating to the learning of cooperation, empathy and respect. This research is guided by the qualitative method to answer the proposed objectives. Eighteen public school teachers from a city in the interior of the state of São Paulo participated in this study. The semi-structured interview was used as a data collection instrument. The analysis of the data allowed to identify interfaces between the Cooperative Games and the learning of cooperation, empathy and respect. Although the theme is valued by educators for the school environment, there are many obstacles to teaching work, which contribute to the Cooperative Games being taught in a timely and sporadic way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chioca, Marcio Rodrigo2020-04-30T14:53:44Z2020-04-30T14:53:44Z2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19241500093032133004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:09:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192415Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:09:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
The interfaces of cooperative games and the learning of respect, cooperation, and empathy in School Físical Education classes
title As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
spellingShingle As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
Chioca, Marcio Rodrigo
Educação Física
Jogos Cooperativos
Cooperação
Empatia
Respeito
Physical Education
Cooperative Games
Cooperation
Empathy
Respect
title_short As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
title_full As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
title_fullStr As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
title_full_unstemmed As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
title_sort As interfaces dos jogos cooperativos e a aprendizagem do respeito, da cooperação e da empatia nas aulas de Educação Física Escolar
author Chioca, Marcio Rodrigo
author_facet Chioca, Marcio Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chioca, Marcio Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Jogos Cooperativos
Cooperação
Empatia
Respeito
Physical Education
Cooperative Games
Cooperation
Empathy
Respect
topic Educação Física
Jogos Cooperativos
Cooperação
Empatia
Respeito
Physical Education
Cooperative Games
Cooperation
Empathy
Respect
description As recentes orientações veiculadas em documentos oficiais da educação básica sobre aprendizagem de valores sociais têm instigado educadores a pensarem em formas de favorecer esses ensinamentos na escola. Na área da Educação Física Escolar, os Jogos Cooperativos se apresentam com essa preocupação em proporcionar, por meio de jogos e brincadeiras, um ambiente propício ao desenvolvimento da cooperação, da empatia e do respeito. Desta forma, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar as interfaces “Jogos Cooperativos” e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito na perspectiva do professor de Educação Física Escolar. Foram elencados quatro objetivos específicos, que são: identificar o conhecimento dos professores de Educação Física Escolar com referência à abordagem dos Jogos Cooperativos; evidenciar se e como os professores abordam os JCs em suas aulas; analisar como os professores avaliam a abordagem dos Jogos Cooperativos e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito; e produzir um vídeo educacional voltado ao ensino dos JCs, relacionando-os com a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito. Esta pesquisa orientou-se no método qualitativo para responder aos objetivos propostos. Participaram deste estudo 18 professores da rede pública de ensino de um município do interior do estado de São Paulo. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados permitiu identificar interfaces entre os Jogos Cooperativos e a aprendizagem da cooperação, da empatia e do respeito. Embora o tema seja valorizado pelos educadores para o ambiente escolar, há muitos entraves ao trabalho docente, que contribuem para que os Jogos Cooperativos sejam ensinados de forma pontual e esporádica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30T14:53:44Z
2020-04-30T14:53:44Z
2020-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192415
000930321
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/192415
identifier_str_mv 000930321
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046187133042688