Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/711 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_ae0464cd50c1c93fe4a96ec24047f3ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitaçãoDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalPartindo da ideia de que a aprendizagem da leitura e escrita, tal como as outras aprendizagens básicas, deve ser apresentada como um conhecimento natural e não académico, como um meio e não um fim, como algo que serve um propósito prático e necessário para a criança, procurou-se criar um programa de computador que, ao reunir estas características, introduzisse a criança na aprendizagem da leitura e escrita. Assim, foi criado um programa lúdico/educativo tendo por base a apresentação de um livro, em versão multimédia interactiva, com a história do Gato das Botas. No programa do Gato das Botas, procura-se fornecer material sobre o qual a criança possa reflectir, de modo a estimular o desenvolvimento da compreensão e conceptualização da leitura e escrita. O programa contém diversos exercícios baseados nas palavras chave da história do Gato das Botas, com a função de trabalhar e desenvolver determinados aspectos e capacidades necessárias à aquisição da leitura. A apresentação das palavras chave, em conjunto com outras palavras, pretende chamar a atenção da criança para determinados aspectos e características específicas da construção das palavras e da lógica da relação entre a palavra oral e a palavra escrita.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPAMoreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis2011-08-10T14:48:19Z1997-01-01T00:00:00Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:49.355690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação |
title |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação |
spellingShingle |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
title_short |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação |
title_full |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação |
title_fullStr |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação |
title_sort |
Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitação |
author |
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
author_facet |
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01T00:00:00Z 1997-01-01T00:00:00Z 2011-08-10T14:48:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/711 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130048117080064 |