Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sara Filomena Pinheiro da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2745
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo abordar as dificuldades sentidas pelos professores de Educação Especial quando trabalham com crianças com N.E.E. Atendendo que na sociedade observamos a integração destes alunos em regime escolar normal, e consequentemente a existência de mais professores de Educação Especial, verifica-se que existe ao nível educativo um conjunto de limitações que o professor encontra relativamente às políticas educativas, organização da escola, organização do currículo, recursos/apoios humanos, ou ainda aos recursos/apoios materiais, o que poderão levar à desmotivação da sua prática educativa. Neste estudo, através da aplicação de um questionário aos docentes de Educação Especial, proponho-me identificar as dificuldades sentidas de forma a expor os problemas existentes e de algum modo contribuir para a busca de soluções. Estas, constituem uma barreira à prática da docência no seu pleno, e consequentemente afirmam-se como uma limitação à aprendizagem dos alunos, imposta indiretamente, dado que não depende das suas próprias capacidades. Foi possível constatar que ao nível do sistema educativo, algumas das hipóteses colocadas se constituem como um problema, em especial ao nível da burocracia e da organização escolar. Verificou-se ainda que a formação profissional e experiência dos professores se afirmam como fatores fulcrais na prática da sua atividade profissional.
id RCAP_ae1bda8281515b47bc3a1e47c9b68021
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especialEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALPROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONTEACHERSO presente trabalho tem por objetivo abordar as dificuldades sentidas pelos professores de Educação Especial quando trabalham com crianças com N.E.E. Atendendo que na sociedade observamos a integração destes alunos em regime escolar normal, e consequentemente a existência de mais professores de Educação Especial, verifica-se que existe ao nível educativo um conjunto de limitações que o professor encontra relativamente às políticas educativas, organização da escola, organização do currículo, recursos/apoios humanos, ou ainda aos recursos/apoios materiais, o que poderão levar à desmotivação da sua prática educativa. Neste estudo, através da aplicação de um questionário aos docentes de Educação Especial, proponho-me identificar as dificuldades sentidas de forma a expor os problemas existentes e de algum modo contribuir para a busca de soluções. Estas, constituem uma barreira à prática da docência no seu pleno, e consequentemente afirmam-se como uma limitação à aprendizagem dos alunos, imposta indiretamente, dado que não depende das suas próprias capacidades. Foi possível constatar que ao nível do sistema educativo, algumas das hipóteses colocadas se constituem como um problema, em especial ao nível da burocracia e da organização escolar. Verificou-se ainda que a formação profissional e experiência dos professores se afirmam como fatores fulcrais na prática da sua atividade profissional.This work aims to identify the difficulties experienced by teachers of Special Education when working with children with SEN. We can observe in society the integration of these students into regular school system, and consequently the existence of more Special Education teachers, it appears that there is the educational level of a set of constraints that the teacher is in respect of educational policy, school organization, organization of curriculum, resources / human support, or resources / support materials, which may lead to demotivation of their educational practice. In this study, by applying a questionnaire to teachers of Special Education, I propose to identify the difficulties as so to expose the problems and somehow contribute to finding solutions. These difficulties constitute a barrier to the practice of teaching in its full, and consequently affirmed as a limitation on student learning, imposed indirectly, since it does not depend on their own capabilities. It was found that the level of education, some of the assumptions made are constituted as a problem, especially at the level of bureaucracy and school organization. It was also found that the training and experience of teachers assert themselves as key factors in the practice of their professional activity.2012-06-28T16:01:50Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2745porCruz, Sara Filomena Pinheiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:55.569081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
title Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
spellingShingle Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
Cruz, Sara Filomena Pinheiro da
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TEACHERS
title_short Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
title_full Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
title_fullStr Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
title_full_unstemmed Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
title_sort Alunos com necessidades educativas especiais : dificuldades sentidas pelos professores de Educação especial
author Cruz, Sara Filomena Pinheiro da
author_facet Cruz, Sara Filomena Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sara Filomena Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TEACHERS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TEACHERS
description O presente trabalho tem por objetivo abordar as dificuldades sentidas pelos professores de Educação Especial quando trabalham com crianças com N.E.E. Atendendo que na sociedade observamos a integração destes alunos em regime escolar normal, e consequentemente a existência de mais professores de Educação Especial, verifica-se que existe ao nível educativo um conjunto de limitações que o professor encontra relativamente às políticas educativas, organização da escola, organização do currículo, recursos/apoios humanos, ou ainda aos recursos/apoios materiais, o que poderão levar à desmotivação da sua prática educativa. Neste estudo, através da aplicação de um questionário aos docentes de Educação Especial, proponho-me identificar as dificuldades sentidas de forma a expor os problemas existentes e de algum modo contribuir para a busca de soluções. Estas, constituem uma barreira à prática da docência no seu pleno, e consequentemente afirmam-se como uma limitação à aprendizagem dos alunos, imposta indiretamente, dado que não depende das suas próprias capacidades. Foi possível constatar que ao nível do sistema educativo, algumas das hipóteses colocadas se constituem como um problema, em especial ao nível da burocracia e da organização escolar. Verificou-se ainda que a formação profissional e experiência dos professores se afirmam como fatores fulcrais na prática da sua atividade profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28T16:01:50Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2745
url http://hdl.handle.net/10437/2745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131235878961152