A importância da implementação dos serviços de intervenção precoce na infância em Angola: um estudo de caso na província da Huila
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86059 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce na Infância) |
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A importância da implementação dos serviços de intervenção precoce na infância em Angola: um estudo de caso na província da HuilaThe importance of implementing early childhood intervention services in Angola: a case study in Huila provinceImplementaçãoIntervenção precoce na infânciaNecessidade educativas especiaisEarly childhood interventionImplementationSpecial educational needsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce na Infância)Neste estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Intervenção Precoce na Infância, a sua importância e os seus modelos e conceitos para entendermos de que forma estes podem alinhar se com a busca da sustentabilidade das práticas de qualidade em Intervenção Precoce na Infância a desenvolver em Angola. No que concerne a componente empírica do trabalho, realizou-se um estudo de caso com profissionais da cidade da Huila em Angola onde, utilizando uma metodologia qualitativa e exploratória, entrevistas semiestruturadas junto de profissionais e aos principais diretores nacionais de instituições publicas de Angola, as quais foram posteriormente transcritas analisadas e categorizadas para podermos apresentar resultados e a sua discussão em consonância com os objetivos propostos. Observou-se neste estudo de caso, que os profissionais da cidade em estudo, a Huila, têm procurado, ainda que numa fase embrionária, implementar os serviços de intervenção precoce na infância, valorizar os seus princípios e práticas e enfrentar os inúmeros desafios. Os resultados desta investigação contribuem para o conhecimento e reflexão acerca da importância da implementação dos serviços Intervenção Precoce na Infância para investigadores, professores, pais, membros da comunidade, políticos e para as famílias Angolanas. Auspiciamos para que estas sejam utlizadas para a organização e estruturação dos apoios prestados nesta área.In this study we conducted a bibliographic research on Early Childhood Intervention, its importance and its models and concepts in order to understand how these can be aligned with the search for sustainability of quality practices in Early Childhood Intervention to be developed in Angola. With regard to the empirical component of the work, a case study was carried out with professionals from the city of Huila in Angola where, using a qualitative and exploratory methodology, semi-structured interviews were used with professionals and the main national directors of public institutions in Angola, which were later transcribed, analysed and categorised so that we could present the results and their discussion in line with the proposed objectives. It was observed in this case study that professionals in the city under study, Huila, have thought, albeit at an embryonic stage, to implement early childhood intervention services, value their principles and practices and face the numerous challenges. The results of this research contribute to the knowledge and reflection about the importance of the implementation of Early Childhood Intervention services for researchers, teachers, parents, community members, politicians and Angolan families. We hope that they can be used to organize and structure the support provided in this area.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoNeto, Euridece Leonilde Miguel2023-07-192023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86059por203340647info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-12T01:18:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:44.790624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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