Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nejmeddinne, Fouad, Almeida, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13158
Resumo: Neste artigo analisamos o impacto de ambientes online na perceção das competências de autoaprendizagem. Participaram na investigação 277 estudantes do ensino superior, constituídos formalmente em turmas, cuja orientação pedagógica comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do semestre letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Todos os participantes frequentavam unidades curriculares das Ciências Sociais e Humanas do ensino superior em Portugal em diferentes instituições. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes do ensino superior, nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
id RCAP_ae2bb7f5520a939e2559bcc544b926e4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em PortugalLearning online environments in the teaching of higher education in PortugalCompetências de aprendizagemAmbientes onlineEnsino superiorLearning skillsOnline environmentsHigher educationNeste artigo analisamos o impacto de ambientes online na perceção das competências de autoaprendizagem. Participaram na investigação 277 estudantes do ensino superior, constituídos formalmente em turmas, cuja orientação pedagógica comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do semestre letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Todos os participantes frequentavam unidades curriculares das Ciências Sociais e Humanas do ensino superior em Portugal em diferentes instituições. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes do ensino superior, nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.This paper examines the impact of online educational scenarios as to how self-learning skills are perceived. The research covered 277 higher education students grouped into classrooms, and their tutoring included an online learning component. At the end of the academic semester, students responded to a range of self-learning skills adapted to learning in virtual environments. The results of the study show that virtual learning environments, anchored in a design focused on the development of skills and in a teaching model based on the principles of constructivism, autonomy and interaction can be positive in how higher education students perceive learning skills, according to the following dimensions: Active Learning, Learning Initiative and Autonomy. The study examines the implications of the findings, from the perspective of both the practical intervention and the reflection on the future of educational processes.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioNejmeddinne, FouadAlmeida, Ana Cristina2023-01-16T13:43:27Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13158porMOREIRA, J. António, NEJMEDDINE, Fouad, & ALMEIDA, Ana Cristina (2014). Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal. Revista Perspectivas Educativas, 7, Ibagué, 45-59.2027- 3401info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:17.230804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
Learning online environments in the teaching of higher education in Portugal
title Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
spellingShingle Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
Moreira, J. António
Competências de aprendizagem
Ambientes online
Ensino superior
Learning skills
Online environments
Higher education
title_short Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
title_full Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
title_fullStr Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
title_full_unstemmed Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
title_sort Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Nejmeddinne, Fouad
Almeida, Ana Cristina
author_role author
author2 Nejmeddinne, Fouad
Almeida, Ana Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Nejmeddinne, Fouad
Almeida, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de aprendizagem
Ambientes online
Ensino superior
Learning skills
Online environments
Higher education
topic Competências de aprendizagem
Ambientes online
Ensino superior
Learning skills
Online environments
Higher education
description Neste artigo analisamos o impacto de ambientes online na perceção das competências de autoaprendizagem. Participaram na investigação 277 estudantes do ensino superior, constituídos formalmente em turmas, cuja orientação pedagógica comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do semestre letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Todos os participantes frequentavam unidades curriculares das Ciências Sociais e Humanas do ensino superior em Portugal em diferentes instituições. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes do ensino superior, nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2023-01-16T13:43:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13158
url http://hdl.handle.net/10400.2/13158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOREIRA, J. António, NEJMEDDINE, Fouad, & ALMEIDA, Ana Cristina (2014). Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em Portugal. Revista Perspectivas Educativas, 7, Ibagué, 45-59.
2027- 3401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135115857625088