Twitter e a campanha eleitoral portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38567 |
Resumo: | A campanha eleitoral para as legislativas em Portugal sofreu uma mudança de paradigma face à tradicional estratégia de angariação de votos. A utilização dos novos media para atingir novo público foi durante toda a campanha uma constante, e os serviços de redes sociais, blogs e ferramentas de microblogging não foram excepção. O Twitter foi invadido pelos principais partidos portugueses, de forma a trocar ideias, influenciar ou ganhar votos dos jovens portugueses, que cada vez mais estão desinteressados da política. Este trabalho pretende apurar a interferência dos seguidores nos novos media co-participativos na perspectiva dos diferentes movimentos partidários, tendo em conta o seu nível de integração, informação e motivação no envolvimento com os vários partidos, procurando verificar consistência nos resultados. O artigo apresenta a panorâmica envolvente da rede social Twitter e as respectivas interacções dos eleitores e líderes partidários demonstrando toda a dinâmica da campanha. Finalmente, é abordado o estudo de caso da campanha eleitoral portuguesa sendo apresentadas perguntas de investigação, metodologia adoptada e respectivas conclusões. |
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A campanha eleitoral para as legislativas em Portugal sofreu uma mudança de paradigma face à tradicional estratégia de angariação de votos. A utilização dos novos media para atingir novo público foi durante toda a campanha uma constante, e os serviços de redes sociais, blogs e ferramentas de microblogging não foram excepção. O Twitter foi invadido pelos principais partidos portugueses, de forma a trocar ideias, influenciar ou ganhar votos dos jovens portugueses, que cada vez mais estão desinteressados da política. Este trabalho pretende apurar a interferência dos seguidores nos novos media co-participativos na perspectiva dos diferentes movimentos partidários, tendo em conta o seu nível de integração, informação e motivação no envolvimento com os vários partidos, procurando verificar consistência nos resultados. O artigo apresenta a panorâmica envolvente da rede social Twitter e as respectivas interacções dos eleitores e líderes partidários demonstrando toda a dinâmica da campanha. Finalmente, é abordado o estudo de caso da campanha eleitoral portuguesa sendo apresentadas perguntas de investigação, metodologia adoptada e respectivas conclusões. |
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