Utilização do Twitter pelos meios de comunicação portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38575 |
Resumo: | A ferramenta online de micro-blogging Twitter consiste essencialmente numa plataforma de comunicação rápida, que permite aos seus utilizadores receber instantaneamente pequenas actualizações textuais por parte da sua comunidade. À semelhança do que aconteceu com os blogs nos últimos anos, os micro-blogs estão a ser alvo de adopção em massa por parte da imprensa noticiosa, seja qual for o seu meio de difusão original. O Twitter é a ferramenta favorita para este fenómeno, que possui o seu próprio modelo e metodologia de interacção, diferindo dos blogs convencionais. O presente estudo pretende analisar os métodos de utilização desta ferramenta por parte da imprensa escrita, os canais de televisão e rádios Portuguesas, para compreender as suas intenções de uso e interacção para com o seu público, comparando estas tendências pelos diferentes tipos de media analisados. Com base nos resultados, é possível observar que salvo algumas excepções, os media vêem o micro-blogging como apenas mais um canal de difusão de conteúdo noticioso, ignorando as suas potencialidades de bidirecionalidade comunicacional. A Televisão é o meio que mais aposta na interacção directa com o seu público, dando um uso razoavelmente significativo ao micro-blogging enquanto ferramenta de comunicação da Web 2.0. |
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Utilização do Twitter pelos meios de comunicação portuguesesTwitterMicro-bloggingImprensaMediaTendências web 2.0A ferramenta online de micro-blogging Twitter consiste essencialmente numa plataforma de comunicação rápida, que permite aos seus utilizadores receber instantaneamente pequenas actualizações textuais por parte da sua comunidade. À semelhança do que aconteceu com os blogs nos últimos anos, os micro-blogs estão a ser alvo de adopção em massa por parte da imprensa noticiosa, seja qual for o seu meio de difusão original. O Twitter é a ferramenta favorita para este fenómeno, que possui o seu próprio modelo e metodologia de interacção, diferindo dos blogs convencionais. O presente estudo pretende analisar os métodos de utilização desta ferramenta por parte da imprensa escrita, os canais de televisão e rádios Portuguesas, para compreender as suas intenções de uso e interacção para com o seu público, comparando estas tendências pelos diferentes tipos de media analisados. Com base nos resultados, é possível observar que salvo algumas excepções, os media vêem o micro-blogging como apenas mais um canal de difusão de conteúdo noticioso, ignorando as suas potencialidades de bidirecionalidade comunicacional. A Televisão é o meio que mais aposta na interacção directa com o seu público, dando um uso razoavelmente significativo ao micro-blogging enquanto ferramenta de comunicação da Web 2.0.Twitter is an online micro-blogging tool, which consists of a quick communication platform, allowing its users to instantly receive small text updates from and within their own community. In recent years, the press has massively adopted blogs. Nowadays this same phenomenon is happening with micro-blogging, despite its diffusion channel. Twitter is the favorite tool for micro-blogging. It has its own methodology and interaction model, differing from conventional blogs. To acquire a better understanding of why and how Portuguese Press, Television and Radio use this tool, it is essential to analyze their methods of use and to comprehend their expectations towards the public interaction, topics that are covered in this study. The results have shown that despite some exceptions, all the analyzed press types use micro-blogging only as an extra channel to release news, mostly ignoring its potential as a two-way communication tool. Of all three, Television is the medium which most relies on public feedback, taking the most advantage of the Web 2.0 potential of micro-blogging.Universidade de Aveiro2023-07-12T11:37:22Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38575por1647-730810.34624/ilcj.v1i1.14926Nobre, CarlosMagalhães, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:15Zoai:ria.ua.pt:10773/38575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:58.351128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A ferramenta online de micro-blogging Twitter consiste essencialmente numa plataforma de comunicação rápida, que permite aos seus utilizadores receber instantaneamente pequenas actualizações textuais por parte da sua comunidade. À semelhança do que aconteceu com os blogs nos últimos anos, os micro-blogs estão a ser alvo de adopção em massa por parte da imprensa noticiosa, seja qual for o seu meio de difusão original. O Twitter é a ferramenta favorita para este fenómeno, que possui o seu próprio modelo e metodologia de interacção, diferindo dos blogs convencionais. O presente estudo pretende analisar os métodos de utilização desta ferramenta por parte da imprensa escrita, os canais de televisão e rádios Portuguesas, para compreender as suas intenções de uso e interacção para com o seu público, comparando estas tendências pelos diferentes tipos de media analisados. Com base nos resultados, é possível observar que salvo algumas excepções, os media vêem o micro-blogging como apenas mais um canal de difusão de conteúdo noticioso, ignorando as suas potencialidades de bidirecionalidade comunicacional. A Televisão é o meio que mais aposta na interacção directa com o seu público, dando um uso razoavelmente significativo ao micro-blogging enquanto ferramenta de comunicação da Web 2.0. |
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