Utilização do Twitter pelos meios de comunicação portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Carlos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Magalhães, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38575
Resumo: A ferramenta online de micro-blogging Twitter consiste essencialmente numa plataforma de comunicação rápida, que permite aos seus utilizadores receber instantaneamente pequenas actualizações textuais por parte da sua comunidade. À semelhança do que aconteceu com os blogs nos últimos anos, os micro-blogs estão a ser alvo de adopção em massa por parte da imprensa noticiosa, seja qual for o seu meio de difusão original. O Twitter é a ferramenta favorita para este fenómeno, que possui o seu próprio modelo e metodologia de interacção, diferindo dos blogs convencionais. O presente estudo pretende analisar os métodos de utilização desta ferramenta por parte da imprensa escrita, os canais de televisão e rádios Portuguesas, para compreender as suas intenções de uso e interacção para com o seu público, comparando estas tendências pelos diferentes tipos de media analisados. Com base nos resultados, é possível observar que salvo algumas excepções, os media vêem o micro-blogging como apenas mais um canal de difusão de conteúdo noticioso, ignorando as suas potencialidades de bidirecionalidade comunicacional. A Televisão é o meio que mais aposta na interacção directa com o seu público, dando um uso razoavelmente significativo ao micro-blogging enquanto ferramenta de comunicação da Web 2.0.
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