O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2672 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano. |
id |
RCAP_ae538e8e256c6e1fa81e329e5f6a46b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2672 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógicaPrograma Paulo FreireEducação popularConstrutivismos e inovação pedagógicaAprendizagem significativaPaulo FreirePopular educationConstructivism and pedagogical innovationMeaningful learningCiências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano.Screen research aimed to analyze the impacts and contributions Center of Paulo Freire's educational program for the development of pedagogical innovation and meaningful learning from the perspective of his actors, supporting us, primarily in ethnographic research. The survey addressed the following categories: the Paulo Freire program showing the principles for social quality education to EJAI, contributing to the eradication of illiteracy in Brazil; The popular education as an educational proposal directed to the construction of the social, cultural and political rights, understood as a tool which encourages these changes; the pedagogical innovation as emerging paradigm in contemporary times and significant learning expressing an education with social functionality. The field of study was a non-formal space in Nazaré da Mata-PE, Brazil. The subjects of the research were twelve young people, adults and the elderly and school volunteer. The methodology was qualitative and ethnographic character imprint, justified by the nature of the study. Developed in the natural environment of the subject with the accompaniment of a researcher, aimed at in the detail description of the phenomena studied, seeking the understanding of the cultural aspects experienced in class. To use data collection: participating observations, semi-structured interviews, ethnographic journal. The survey results show that the program Paulo Freire points to evidence of pedagogical innovation, providing meaningful learning, developing on teaching the criticality, curiosity, creativity, the role and the solving problems of everyday life.Brazão, José Paulo GomesLeão, Maria Sandra Montenegro SouzaDigitUMaSilva, Maria José da2020-01-15T16:08:33Z2019-02-19T00:00:00Z2019-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2672202365581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:27.274097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica |
title |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica |
spellingShingle |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica Silva, Maria José da Programa Paulo Freire Educação popular Construtivismos e inovação pedagógica Aprendizagem significativa Paulo Freire Popular education Constructivism and pedagogical innovation Meaningful learning Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica |
title_full |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica |
title_fullStr |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica |
title_full_unstemmed |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica |
title_sort |
O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica |
author |
Silva, Maria José da |
author_facet |
Silva, Maria José da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes Leão, Maria Sandra Montenegro Souza DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Paulo Freire Educação popular Construtivismos e inovação pedagógica Aprendizagem significativa Paulo Freire Popular education Constructivism and pedagogical innovation Meaningful learning Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Programa Paulo Freire Educação popular Construtivismos e inovação pedagógica Aprendizagem significativa Paulo Freire Popular education Constructivism and pedagogical innovation Meaningful learning Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-19T00:00:00Z 2019-02-19T00:00:00Z 2020-01-15T16:08:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2672 202365581 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2672 |
identifier_str_mv |
202365581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129926281986048 |