O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2672
Resumo: A pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano.
id RCAP_ae538e8e256c6e1fa81e329e5f6a46b3
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógicaPrograma Paulo FreireEducação popularConstrutivismos e inovação pedagógicaAprendizagem significativaPaulo FreirePopular educationConstructivism and pedagogical innovationMeaningful learningCiências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano.Screen research aimed to analyze the impacts and contributions Center of Paulo Freire's educational program for the development of pedagogical innovation and meaningful learning from the perspective of his actors, supporting us, primarily in ethnographic research. The survey addressed the following categories: the Paulo Freire program showing the principles for social quality education to EJAI, contributing to the eradication of illiteracy in Brazil; The popular education as an educational proposal directed to the construction of the social, cultural and political rights, understood as a tool which encourages these changes; the pedagogical innovation as emerging paradigm in contemporary times and significant learning expressing an education with social functionality. The field of study was a non-formal space in Nazaré da Mata-PE, Brazil. The subjects of the research were twelve young people, adults and the elderly and school volunteer. The methodology was qualitative and ethnographic character imprint, justified by the nature of the study. Developed in the natural environment of the subject with the accompaniment of a researcher, aimed at in the detail description of the phenomena studied, seeking the understanding of the cultural aspects experienced in class. To use data collection: participating observations, semi-structured interviews, ethnographic journal. The survey results show that the program Paulo Freire points to evidence of pedagogical innovation, providing meaningful learning, developing on teaching the criticality, curiosity, creativity, the role and the solving problems of everyday life.Brazão, José Paulo GomesLeão, Maria Sandra Montenegro SouzaDigitUMaSilva, Maria José da2020-01-15T16:08:33Z2019-02-19T00:00:00Z2019-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2672202365581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:27.274097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
title O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
spellingShingle O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
Silva, Maria José da
Programa Paulo Freire
Educação popular
Construtivismos e inovação pedagógica
Aprendizagem significativa
Paulo Freire
Popular education
Constructivism and pedagogical innovation
Meaningful learning
Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
title_full O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
title_fullStr O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
title_full_unstemmed O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
title_sort O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica
author Silva, Maria José da
author_facet Silva, Maria José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
Leão, Maria Sandra Montenegro Souza
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria José da
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Paulo Freire
Educação popular
Construtivismos e inovação pedagógica
Aprendizagem significativa
Paulo Freire
Popular education
Constructivism and pedagogical innovation
Meaningful learning
Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Programa Paulo Freire
Educação popular
Construtivismos e inovação pedagógica
Aprendizagem significativa
Paulo Freire
Popular education
Constructivism and pedagogical innovation
Meaningful learning
Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-19T00:00:00Z
2019-02-19T00:00:00Z
2020-01-15T16:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2672
202365581
url http://hdl.handle.net/10400.13/2672
identifier_str_mv 202365581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926281986048