O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco, Joana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martinho, Maria Helena, Cruz-Santos, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55857
Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados decorrentes de dois estudos de caso, um sobre Carla e outro sobre Daniel, dois alunos que frequentavam o 6.º ano de escolaridade de uma escola de referência para a educação bilíngue. Com este estudo pretendíamos compreender quais os principais desafios linguísticos que enfrentam os alunos com Deficiência Auditiva na aula de Matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, seguindo o design de estudo de caso. Assim, foram observadas as aulas de Matemática ao longo do segundo período letivo, de janeiro a março, de uma turma composta por quatro alunos com Deficiência Auditiva. Para além da observação de aulas foi também realizada uma entrevista à professora de Matemática. Através da análise dos dados recolhidos foi possível identificar algumas das dificuldades que os alunos enfrentam em termos de linguagem nas aulas de Matemática, entre as quais: o reduzido leque de vocabulário conhecido pelos alunos, mesmo de termos do quotidiano, o que dificulta a compreensão dos enunciados das tarefas; a não linearidade da tradução entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa que causa momentos de incompreensão por parte da professora e dos alunos; a existência de palavras com a mesma grafia e com significados distintos que provocam algum conflito no aluno; a inexistência de gestos em Língua Gestual Portuguesa para diversos termos matemáticos, levando à criação por comum acordo de gestos ou ao soletrar de palavras, com os riscos que cada uma destas opções acarreta; e a forma como são lidos os números em Língua Gestual Portuguesa, algarismo a algarismo, que causa dificuldades na compreensão do valor posicional de cada algarismo.
id RCAP_ae5acab6323d82d55607f86849e509fc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminaresThe use of the Portuguese language in mathematical learning in students with hearing disability: preliminary resultsEl uso de la língua gestual portuguesa en el aprendizaje matemático en alumnos con discapacidad auditiva: resultados preliminaresMatemáticaDeficiência AuditivaEducação BilingueLíngua Gestual PortuguesaMathematicsHearing ImpairmentBilingual EducationPortuguese Sign LanguageMatemáticasPérdida de audiciónEducación BilingüeEl Lenguaje de Signos PortuguesaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta alguns resultados decorrentes de dois estudos de caso, um sobre Carla e outro sobre Daniel, dois alunos que frequentavam o 6.º ano de escolaridade de uma escola de referência para a educação bilíngue. Com este estudo pretendíamos compreender quais os principais desafios linguísticos que enfrentam os alunos com Deficiência Auditiva na aula de Matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, seguindo o design de estudo de caso. Assim, foram observadas as aulas de Matemática ao longo do segundo período letivo, de janeiro a março, de uma turma composta por quatro alunos com Deficiência Auditiva. Para além da observação de aulas foi também realizada uma entrevista à professora de Matemática. Através da análise dos dados recolhidos foi possível identificar algumas das dificuldades que os alunos enfrentam em termos de linguagem nas aulas de Matemática, entre as quais: o reduzido leque de vocabulário conhecido pelos alunos, mesmo de termos do quotidiano, o que dificulta a compreensão dos enunciados das tarefas; a não linearidade da tradução entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa que causa momentos de incompreensão por parte da professora e dos alunos; a existência de palavras com a mesma grafia e com significados distintos que provocam algum conflito no aluno; a inexistência de gestos em Língua Gestual Portuguesa para diversos termos matemáticos, levando à criação por comum acordo de gestos ou ao soletrar de palavras, com os riscos que cada uma destas opções acarreta; e a forma como são lidos os números em Língua Gestual Portuguesa, algarismo a algarismo, que causa dificuldades na compreensão do valor posicional de cada algarismo.This paper discusses results from two case studies, one on Carla and the other on Daniel, two 6th grade students in the academic year in a school for bilingual education. The purpose of this study was to understand what are the main language challenges faced by students with Hearing Impairment in the Mathematics class. The study followed a qualitative approach of an interpretative nature, following the case study design. Thus, we observed the Mathematics classes from January to March of four hearing impaired students. Observation was complemented with an interview to the Mathematics teacher. Through the analysis of the collected data it was possible to identify some of the students’ difficulties. Those included: the reduced range of vocabulary known to students, even in what concerns everyday language, which makes it difficult to understand the task statements; the non-linear translation between the Portuguese Sign Language and the Portuguese Language that causes moments of incomprehension to both the teacher and the students; the existence of words with the same spelling but different meanings, that cause some conflict in the student; the absence of gestures in the Portuguese Sign Language for a number of mathematical terms, leading to the creation of gestures by common agreement, or to resort to word spelling, with the risks that each of these options entails; and the way numbers are read in the Portuguese Sign Language, digit to digit, which causes difficulties in understanding the positional value of each digit.Este artículo presenta algunos resultados derivados de dos estudios de caso, uno sobre Carla y otro sobre Daniel, dos alumnos que frecuentaban el sexto año de escolaridad de una escuela de referencia para la educación bilingüe. Con este estudio pretendíamos comprender cuáles son los principales desafíos lingüísticos que enfrentan los alumnos con deficiencia auditiva en la clase de Matemáticas. El estudio siguió un enfoque cualitativo de naturaleza interpretativa, siguiendo el diseño de estudio de caso. Así, se observaron las clases de Matemáticas a lo largo del segundo período lectivo, de enero a marzo. La clase estaba compuesta por cuatro alumnos con deficiencia auditiva. Además de la observación de clases fue también realizada una entrevista a la profesora de Matemáticas. A través del análisis de los datos recogidos fue posible identificar algunas de las dificultades que los alumnos enfrentan en términos de lenguaje en las clases de Matemáticas, entre las cuales: el reducido abanico de vocabulario conocido por los alumnos, incluso de términos de la vida cotidiana, lo que dificulta la comprensión de los alumnos enunciados de las tareas; no linealidad de la traducción entre el lenguaje de signos portugués y portugués provocando momentos de incomprensión por parte del profesor y el alumno; la existencia de palabras con la misma grafía y con significados distintos que provocan algún conflicto en el alumno; la ausencia de gestos en el lenguaje de signos portuguesa para diversos términos matemáticos, lo que lleva a la creación por medio de gestos acuerdo o escribir las palabras con los riesgos que cada una de estas opciones conlleva; y la forma en que se leen los datos en idioma portugués señal, dígito a dígito, lo que provoca dificultades para comprender el valor de cada dígito.CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoTinoco, JoanaMartinho, Maria HelenaCruz-Santos, Anabela20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55857porTinoco, J., Martinho, M. H., & Cruz-Santos, A. (2018). O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: Resultados preliminares. Revista de Educação Matemática, 15(20), 445-462.1676-88682526-906210.25090/remat25269062v15n202018p445a462http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/177info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:28.099420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
The use of the Portuguese language in mathematical learning in students with hearing disability: preliminary results
El uso de la língua gestual portuguesa en el aprendizaje matemático en alumnos con discapacidad auditiva: resultados preliminares
title O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
spellingShingle O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
Tinoco, Joana
Matemática
Deficiência Auditiva
Educação Bilingue
Língua Gestual Portuguesa
Mathematics
Hearing Impairment
Bilingual Education
Portuguese Sign Language
Matemáticas
Pérdida de audición
Educación Bilingüe
El Lenguaje de Signos Portuguesa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
title_full O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
title_fullStr O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
title_full_unstemmed O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
title_sort O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
author Tinoco, Joana
author_facet Tinoco, Joana
Martinho, Maria Helena
Cruz-Santos, Anabela
author_role author
author2 Martinho, Maria Helena
Cruz-Santos, Anabela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinoco, Joana
Martinho, Maria Helena
Cruz-Santos, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Deficiência Auditiva
Educação Bilingue
Língua Gestual Portuguesa
Mathematics
Hearing Impairment
Bilingual Education
Portuguese Sign Language
Matemáticas
Pérdida de audición
Educación Bilingüe
El Lenguaje de Signos Portuguesa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Matemática
Deficiência Auditiva
Educação Bilingue
Língua Gestual Portuguesa
Mathematics
Hearing Impairment
Bilingual Education
Portuguese Sign Language
Matemáticas
Pérdida de audición
Educación Bilingüe
El Lenguaje de Signos Portuguesa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo apresenta alguns resultados decorrentes de dois estudos de caso, um sobre Carla e outro sobre Daniel, dois alunos que frequentavam o 6.º ano de escolaridade de uma escola de referência para a educação bilíngue. Com este estudo pretendíamos compreender quais os principais desafios linguísticos que enfrentam os alunos com Deficiência Auditiva na aula de Matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, seguindo o design de estudo de caso. Assim, foram observadas as aulas de Matemática ao longo do segundo período letivo, de janeiro a março, de uma turma composta por quatro alunos com Deficiência Auditiva. Para além da observação de aulas foi também realizada uma entrevista à professora de Matemática. Através da análise dos dados recolhidos foi possível identificar algumas das dificuldades que os alunos enfrentam em termos de linguagem nas aulas de Matemática, entre as quais: o reduzido leque de vocabulário conhecido pelos alunos, mesmo de termos do quotidiano, o que dificulta a compreensão dos enunciados das tarefas; a não linearidade da tradução entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa que causa momentos de incompreensão por parte da professora e dos alunos; a existência de palavras com a mesma grafia e com significados distintos que provocam algum conflito no aluno; a inexistência de gestos em Língua Gestual Portuguesa para diversos termos matemáticos, levando à criação por comum acordo de gestos ou ao soletrar de palavras, com os riscos que cada uma destas opções acarreta; e a forma como são lidos os números em Língua Gestual Portuguesa, algarismo a algarismo, que causa dificuldades na compreensão do valor posicional de cada algarismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55857
url http://hdl.handle.net/1822/55857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tinoco, J., Martinho, M. H., & Cruz-Santos, A. (2018). O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: Resultados preliminares. Revista de Educação Matemática, 15(20), 445-462.
1676-8868
2526-9062
10.25090/remat25269062v15n202018p445a462
http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133089699463168