Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10946 |
Resumo: | Um dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o restante da sociedade criando uma barreira de interacção. O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta, motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação. Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira presente na sociedade. Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante. |
id |
RCAP_ea83eefdb2066b3fe03cdf2a0734dbf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10946 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual LifeJogo digitalLingua gestual portuguesaAprendizagemDeficiência auditivaDigital gameLearnPortuguese sign languageHearing impairmentUm dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o restante da sociedade criando uma barreira de interacção. O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta, motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação. Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira presente na sociedade. Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante.of the problems faced by some members of our society, particularly through the deaf community, is their difficulty communicating using speech. This problem led this community to develop their own method of communication. Learning this method is not mandatory for regular kids which increases the interaction barrier. Gestual Life is a game that provides an environment favorable for anyone that is interested in learning portuguese sign language to take the first steps to acquire this knowledge. The aim of this tool, is to motivate learning by introducing words used in everyday life, and testing acquisition of this information. This thesis describes the work overtook to restructure and expand the original implementation of Gestual Life, in order to make it fully functional as a tool to help to overcome this barrier present in society. The results of the tests indicated that Gestual Life has capabilities to motivate learning. The fact that it provides an experience that encourages free exploration proved to be a relevant factor both to the game experience and the learning performance.2016-02-26T13:58:19Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10946TID:201134675porBrito, Maria Luísa Costa Sola Terra deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:20.731531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
title |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
spellingShingle |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de Jogo digital Lingua gestual portuguesa Aprendizagem Deficiência auditiva Digital game Learn Portuguese sign language Hearing impairment |
title_short |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
title_full |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
title_fullStr |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
title_full_unstemmed |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
title_sort |
Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
author |
Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de |
author_facet |
Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo digital Lingua gestual portuguesa Aprendizagem Deficiência auditiva Digital game Learn Portuguese sign language Hearing impairment |
topic |
Jogo digital Lingua gestual portuguesa Aprendizagem Deficiência auditiva Digital game Learn Portuguese sign language Hearing impairment |
description |
Um dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o restante da sociedade criando uma barreira de interacção. O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta, motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação. Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira presente na sociedade. Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2015-09 2016-02-26T13:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/10946 TID:201134675 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/10946 |
identifier_str_mv |
TID:201134675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134689379745792 |