Análise do Planeamento Estratégico - Empreendedorismo Turístico na Região de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/9647 |
Resumo: | A criação de empresas dentro da esfera da recessão económica nacional, no sector turístico, tem gerado o desenvolvimento económico-social de diversas regiões, nomeadamente na região de Lisboa, através de jovens empreendedores especializados que fomentam a cultura portuguesa de forma diferenciadora e assim permitem captar valor adicionado ao País. Este estudo tem como objetivo principal, avaliar o processo de planeamento inerente a uma microempresa iniciada como uma start-up, verificando quais os fatores chave de sucesso que determinam o seu atual e futuro posicionamento no mercado, através de um modelo de planeamento estratégico que analise se a sua posição, tendo intrínseco as suas forças e fraquezas face à concorrência, viabiliza o futuro da sua atividade. Para a prossecução deste objetivo realizou-se um estudo de caso à microempresa Lisbon Riders, através de métodos qualitativos, nomeadamente, entrevistas realizadas à empresa e a professores ligados à área do turismo em Portugal, bem como, por métodos qualitativos, nomeadamente um inquérito de um estudo de planeamento de marketing realizado à empresa e um, inquérito aberto para averiguação do mercado de Lisboa como tendência turística e se os inquiridos já teriam utilizado os serviços da empresa e dos seus concorrentes diretos. A equiparação destes dados em conjunto com o enquadramento teórico foi possível realizar quatro análises (analise do meio envolvente contextual; analise do meio envolvente transacional; analise do ambiente interno; analise dos factores críticos de sucesso) que, por fim culminam na conclusão dos pontos fortes e fracos da empresa permitindo conceptualizar uma estratégia, um plano de implementação e, concluir que: (a) é através da verificação dos FCS e do posicionamento que, se pode determinar a estratégia a seguir; (b) os FCS permitem a continuidade da empresa, dependem do desenvolvimento do mercado em que se insere e do ambiente cultural da organização, nomeadamente, pelo estabelecimento de sinergias com parceiros estratégicos do segmento (micro-clusters), pelo grau de especialização dos funcionários que tornam o serviço prestado com uma qualidade diferenciadora; (c) perante a constante mutação do mercado é necessário ter e rever a estratégia e implementação da mesma de forma a estabelecer a longo prazo vantagens competitivas sobre a concorrência. |
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Análise do Planeamento Estratégico - Empreendedorismo Turístico na Região de LisboaCaso LisbonRidersFatores chave de sucessoVantagem competitivaEstratégiaPlaneamento estratégicoGestãoPosicionamentoCompetitividadeSegmentaçãoA criação de empresas dentro da esfera da recessão económica nacional, no sector turístico, tem gerado o desenvolvimento económico-social de diversas regiões, nomeadamente na região de Lisboa, através de jovens empreendedores especializados que fomentam a cultura portuguesa de forma diferenciadora e assim permitem captar valor adicionado ao País. Este estudo tem como objetivo principal, avaliar o processo de planeamento inerente a uma microempresa iniciada como uma start-up, verificando quais os fatores chave de sucesso que determinam o seu atual e futuro posicionamento no mercado, através de um modelo de planeamento estratégico que analise se a sua posição, tendo intrínseco as suas forças e fraquezas face à concorrência, viabiliza o futuro da sua atividade. Para a prossecução deste objetivo realizou-se um estudo de caso à microempresa Lisbon Riders, através de métodos qualitativos, nomeadamente, entrevistas realizadas à empresa e a professores ligados à área do turismo em Portugal, bem como, por métodos qualitativos, nomeadamente um inquérito de um estudo de planeamento de marketing realizado à empresa e um, inquérito aberto para averiguação do mercado de Lisboa como tendência turística e se os inquiridos já teriam utilizado os serviços da empresa e dos seus concorrentes diretos. A equiparação destes dados em conjunto com o enquadramento teórico foi possível realizar quatro análises (analise do meio envolvente contextual; analise do meio envolvente transacional; analise do ambiente interno; analise dos factores críticos de sucesso) que, por fim culminam na conclusão dos pontos fortes e fracos da empresa permitindo conceptualizar uma estratégia, um plano de implementação e, concluir que: (a) é através da verificação dos FCS e do posicionamento que, se pode determinar a estratégia a seguir; (b) os FCS permitem a continuidade da empresa, dependem do desenvolvimento do mercado em que se insere e do ambiente cultural da organização, nomeadamente, pelo estabelecimento de sinergias com parceiros estratégicos do segmento (micro-clusters), pelo grau de especialização dos funcionários que tornam o serviço prestado com uma qualidade diferenciadora; (c) perante a constante mutação do mercado é necessário ter e rever a estratégia e implementação da mesma de forma a estabelecer a longo prazo vantagens competitivas sobre a concorrência.The creation of enterprises within the sphere of the national economic recession, in the tourism sector, has generated the social and economic development of different regions, in particular the region of Lisbon, through young entrepreneurs specialized that foment the Portuguese culture in a so distinctive way that capture added value to the Country. The main objective of this study was to evaluate the planning process of a microenterprise started as a startup, focusing in which are the key success factors that can determine its current and future market positioning through a strategic model planning that can examine whether their position, with the knowledge of their strengths and weaknesses in relation to the competition, brings a viable future for the activity . For the pursuit of this objective was conducted a case study of the microenterprise Lisbon Riders, through qualitative methods, in particular, interviews to the enterprise and to Prof. Sergio Guerreiro (Turismo de Portugal, I. P. ), as well as qualitative methods, including an investigation of a marketing planning study of the organization and as well as an open inquiry that investigates the market of Lisbon as a tourist trend and also if the respondents have used the services of the organization or its direct competitors. The match of this methods with the theoretical framework made it possible to perform four analyzes: (i) analyze contextual surroundings; (ii) analyze transactional surroundings; (iii) analyze the internal environment; (iv) a review of critical success factors. That, finally culminate in the completion of the strengths and weaknesses of the company providing the tools to conceptualize a strategy and it’s implementation plan, concluding: (a) it’s by checking the key factors of success that determine the strategy to follow; (b) the key factors of success that allow the continuity of the organization are dependent of the its market development and also by its organization cultural environment, in particular, by the establishment synergies with strategic partners within the segment ( micro-clusters) and also by the degree of specialization of staff that brings to the provided service a high differentiated quality; (c) there for, because of the market changing so much it’s necessary to have and review the strategy as well the implementation in order to establish a long-term competitive advantage over its competitors.Universidade Europeia - Laureate International UniversitiesFonseca, José ManuelPortugal, MiguelRepositório ComumBeja, Ana Cristina de Carvalho2015-08-24T16:31:46Z2015-07-202015-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9647TID:201132290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:54.577575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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