Des-construir conceitos em didáctica de literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reboxo, Maria João Tomé Emília
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1799
Resumo: A problemática da literatura Infantil tem trazido a lume querelas que não é nosso propósito analisar. Acreditamos que através das obras de literatura de recepção infantil é possível construir novas e renovadas visões do mundo. Assim, desenvolvemos o nosso projecto “Leitores de Palmo e Meio”, na Escola E.B. 1 N.º 3 do Cacém, dando especial relevo ao papel da escola no desenvolvimento e na formação do leitor, não deixando também, de envolver as famílias em práticas ligadas à promoção da leitura. O conjunto de actividades desenvolvidas enquadra-se na perspectiva das autoras Hallie Kay Yopp & Ruth Helen Yopp que privilegiam o abrir e o fechar de outras portas, para além do desenvolvimento do vocabulário e funcionamento da língua. As autoras referenciadas baseiam o seu programa de leitura fundamentado no pressuposto de que a literatura de qualidade é componente essencial para a aprendizagem em sala de aula e de que os professores devem envolver os seus alunos em pensamentos complexos e estruturados acerca da literatura estabelecendo relações com esta, e respondendo à literatura de uma forma que enriqueça a sua vida (Yopp & Yopp, 2006). Nesta perspectiva, os alunos levarão para o texto literário, pontos de vista, experiências e contextos únicos aquando da leitura, estando a interacção social no centro da aprendizagem. As actividades realizadas, o seu enquadramento baseado numa teoria de recepção literária, e a reflexão sobre os resultados, contribuirão certamente, para o enriquecimento das práticas pedagógicas, tendo como principal objectivo o fomento de uma competência leitora. A fundamentação teórica tem por base a opinião de vários autores que partilham a opinião de que o contacto e a interacção com a literatura e o desenvolvimento de uma competência literária são de extrema importância.
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