Des-construir conceitos em didáctica de literatura infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1799 |
Resumo: | A problemática da literatura Infantil tem trazido a lume querelas que não é nosso propósito analisar. Acreditamos que através das obras de literatura de recepção infantil é possível construir novas e renovadas visões do mundo. Assim, desenvolvemos o nosso projecto “Leitores de Palmo e Meio”, na Escola E.B. 1 N.º 3 do Cacém, dando especial relevo ao papel da escola no desenvolvimento e na formação do leitor, não deixando também, de envolver as famílias em práticas ligadas à promoção da leitura. O conjunto de actividades desenvolvidas enquadra-se na perspectiva das autoras Hallie Kay Yopp & Ruth Helen Yopp que privilegiam o abrir e o fechar de outras portas, para além do desenvolvimento do vocabulário e funcionamento da língua. As autoras referenciadas baseiam o seu programa de leitura fundamentado no pressuposto de que a literatura de qualidade é componente essencial para a aprendizagem em sala de aula e de que os professores devem envolver os seus alunos em pensamentos complexos e estruturados acerca da literatura estabelecendo relações com esta, e respondendo à literatura de uma forma que enriqueça a sua vida (Yopp & Yopp, 2006). Nesta perspectiva, os alunos levarão para o texto literário, pontos de vista, experiências e contextos únicos aquando da leitura, estando a interacção social no centro da aprendizagem. As actividades realizadas, o seu enquadramento baseado numa teoria de recepção literária, e a reflexão sobre os resultados, contribuirão certamente, para o enriquecimento das práticas pedagógicas, tendo como principal objectivo o fomento de uma competência leitora. A fundamentação teórica tem por base a opinião de vários autores que partilham a opinião de que o contacto e a interacção com a literatura e o desenvolvimento de uma competência literária são de extrema importância. |
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Des-construir conceitos em didáctica de literatura infantilAna Maria MagalhãesLiteratura infantilCompetências de leituraDidáctica de literatura infantilA problemática da literatura Infantil tem trazido a lume querelas que não é nosso propósito analisar. Acreditamos que através das obras de literatura de recepção infantil é possível construir novas e renovadas visões do mundo. Assim, desenvolvemos o nosso projecto “Leitores de Palmo e Meio”, na Escola E.B. 1 N.º 3 do Cacém, dando especial relevo ao papel da escola no desenvolvimento e na formação do leitor, não deixando também, de envolver as famílias em práticas ligadas à promoção da leitura. O conjunto de actividades desenvolvidas enquadra-se na perspectiva das autoras Hallie Kay Yopp & Ruth Helen Yopp que privilegiam o abrir e o fechar de outras portas, para além do desenvolvimento do vocabulário e funcionamento da língua. As autoras referenciadas baseiam o seu programa de leitura fundamentado no pressuposto de que a literatura de qualidade é componente essencial para a aprendizagem em sala de aula e de que os professores devem envolver os seus alunos em pensamentos complexos e estruturados acerca da literatura estabelecendo relações com esta, e respondendo à literatura de uma forma que enriqueça a sua vida (Yopp & Yopp, 2006). Nesta perspectiva, os alunos levarão para o texto literário, pontos de vista, experiências e contextos únicos aquando da leitura, estando a interacção social no centro da aprendizagem. As actividades realizadas, o seu enquadramento baseado numa teoria de recepção literária, e a reflexão sobre os resultados, contribuirão certamente, para o enriquecimento das práticas pedagógicas, tendo como principal objectivo o fomento de uma competência leitora. A fundamentação teórica tem por base a opinião de vários autores que partilham a opinião de que o contacto e a interacção com a literatura e o desenvolvimento de uma competência literária são de extrema importância.The problematic of infant literature has been bringing disputes that it is not our purpose to analyze. We believe that through works of literature of infant reception, it is possible to build new and renewed visions of the world. Thus, we developed our project “Leitores de Palmo e Meio”, at school E.B. Nº 3, in Cacém, giving special attention to the role of school in the development and formation of the reader, and also not forgetting to involve the families in activities connected to the reading promotion. The set of developed activities fits in the perspective of the authors Hallie Kay Yopp & Ruth Helen Yopp, who privilege The closing and opening of doors, besides the development of vocabulary and grammar. The referenced authors base their reading program on the assumption that quality literature is an essential component to classroom learning and that teachers should involve their students in complex and structured thoughts about literature, establishing connections with it, and answering to literature in a way that enriches their life (Yopp & Yopp, 2006:vii). In this perspective, the students will take to the literary text, points of view, experiences and unique contexts at the time of reading, being the social interaction in the center of learning. The performed activities, their fitting based on a theory of literary reception, and the reflection on the results, will certainly have a contribution to the enrichment of educational activities, having as a main goal the increase of a reading skill. The theoretical basis has for principle the opinion of several authors that share the opinion that the contact and interaction with literature and the development of a literary competence are of extreme importance.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumReboxo, Maria João Tomé Emília2014-06-05T19:08:51Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.884893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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