Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boesing, Taís Maiara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78943
Resumo: Este trabalho propõe um Projeto de Leitura baseado em pressupostos que aproximam o ensino de língua e literatura, eixo fundamental para o desenvolvimento da leitura no âmbito escolar. Importam para a elaboração de tal proposta a construção do conceito de leitura, através da apresentação de diversas definições, bem como, a localização da literatura infantil no papel básico da formação do leitor. A proposta didática esta norteada pela obra de Ana Maria Machado, Bisa Bia, Bisa Bel, com a qual, foram desenvolvidas atividades que auxiliem os alunos a conhecerem as memórias de sua família, possibilitando o reconhecimento de sua própria história e identidade.
id UFRGS-2_7ec9acd297f9461cd7967fa994e62241
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78943
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boesing, Taís MaiaraSanseverino, Antônio Marcos Vieira2013-10-11T01:49:47Z2013http://hdl.handle.net/10183/78943000900442Este trabalho propõe um Projeto de Leitura baseado em pressupostos que aproximam o ensino de língua e literatura, eixo fundamental para o desenvolvimento da leitura no âmbito escolar. Importam para a elaboração de tal proposta a construção do conceito de leitura, através da apresentação de diversas definições, bem como, a localização da literatura infantil no papel básico da formação do leitor. A proposta didática esta norteada pela obra de Ana Maria Machado, Bisa Bia, Bisa Bel, com a qual, foram desenvolvidas atividades que auxiliem os alunos a conhecerem as memórias de sua família, possibilitando o reconhecimento de sua própria história e identidade.This monography proposes a Reading Project based on assumptions that approach teaching language and literature, fundamental axis for the reading development in school. It's important for the elaboration of this propose the build of the reading concept, by presenting several definitions, as well the location of the children's literature in the basic role of the reader formation. The didactical proposal is guided by the work of Ana Maria Machado Bisa Bia, Bisa Bel, with which were developed activities that help the students to know their family memories, allowing the recognition of their own history and identity.application/pdfporEnsinoLeituraLiteratura infantilMachado, Ana Maria, 1941-IdentidadeMemóriasEducationReadingChildren's literatureMemoriesIdentityBisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900442.pdf000900442.pdfTexto completoapplication/pdf932760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/1/000900442.pdf0015085d598d1154d2098f4296b67810MD51TEXT000900442.pdf.txt000900442.pdf.txtExtracted Texttext/plain98848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/2/000900442.pdf.txta9425f23f37578c667735297640f359bMD52THUMBNAIL000900442.pdf.jpg000900442.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/3/000900442.pdf.jpg6a0f478e78a5248b5fe0e980c4559994MD5310183/789432022-08-06 04:42:56.070504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
title Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
spellingShingle Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
Boesing, Taís Maiara
Ensino
Leitura
Literatura infantil
Machado, Ana Maria, 1941-
Identidade
Memórias
Education
Reading
Children's literature
Memories
Identity
title_short Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
title_full Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
title_fullStr Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
title_full_unstemmed Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
title_sort Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
author Boesing, Taís Maiara
author_facet Boesing, Taís Maiara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boesing, Taís Maiara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
contributor_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Leitura
Literatura infantil
Machado, Ana Maria, 1941-
Identidade
Memórias
topic Ensino
Leitura
Literatura infantil
Machado, Ana Maria, 1941-
Identidade
Memórias
Education
Reading
Children's literature
Memories
Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Reading
Children's literature
Memories
Identity
description Este trabalho propõe um Projeto de Leitura baseado em pressupostos que aproximam o ensino de língua e literatura, eixo fundamental para o desenvolvimento da leitura no âmbito escolar. Importam para a elaboração de tal proposta a construção do conceito de leitura, através da apresentação de diversas definições, bem como, a localização da literatura infantil no papel básico da formação do leitor. A proposta didática esta norteada pela obra de Ana Maria Machado, Bisa Bia, Bisa Bel, com a qual, foram desenvolvidas atividades que auxiliem os alunos a conhecerem as memórias de sua família, possibilitando o reconhecimento de sua própria história e identidade.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-11T01:49:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900442
url http://hdl.handle.net/10183/78943
identifier_str_mv 000900442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/1/000900442.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/2/000900442.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/3/000900442.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0015085d598d1154d2098f4296b67810
a9425f23f37578c667735297640f359b
6a0f478e78a5248b5fe0e980c4559994
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224454821380096