Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78943 |
Resumo: | Este trabalho propõe um Projeto de Leitura baseado em pressupostos que aproximam o ensino de língua e literatura, eixo fundamental para o desenvolvimento da leitura no âmbito escolar. Importam para a elaboração de tal proposta a construção do conceito de leitura, através da apresentação de diversas definições, bem como, a localização da literatura infantil no papel básico da formação do leitor. A proposta didática esta norteada pela obra de Ana Maria Machado, Bisa Bia, Bisa Bel, com a qual, foram desenvolvidas atividades que auxiliem os alunos a conhecerem as memórias de sua família, possibilitando o reconhecimento de sua própria história e identidade. |
id |
UFRGS-2_7ec9acd297f9461cd7967fa994e62241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78943 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boesing, Taís MaiaraSanseverino, Antônio Marcos Vieira2013-10-11T01:49:47Z2013http://hdl.handle.net/10183/78943000900442Este trabalho propõe um Projeto de Leitura baseado em pressupostos que aproximam o ensino de língua e literatura, eixo fundamental para o desenvolvimento da leitura no âmbito escolar. Importam para a elaboração de tal proposta a construção do conceito de leitura, através da apresentação de diversas definições, bem como, a localização da literatura infantil no papel básico da formação do leitor. A proposta didática esta norteada pela obra de Ana Maria Machado, Bisa Bia, Bisa Bel, com a qual, foram desenvolvidas atividades que auxiliem os alunos a conhecerem as memórias de sua família, possibilitando o reconhecimento de sua própria história e identidade.This monography proposes a Reading Project based on assumptions that approach teaching language and literature, fundamental axis for the reading development in school. It's important for the elaboration of this propose the build of the reading concept, by presenting several definitions, as well the location of the children's literature in the basic role of the reader formation. The didactical proposal is guided by the work of Ana Maria Machado Bisa Bia, Bisa Bel, with which were developed activities that help the students to know their family memories, allowing the recognition of their own history and identity.application/pdfporEnsinoLeituraLiteratura infantilMachado, Ana Maria, 1941-IdentidadeMemóriasEducationReadingChildren's literatureMemoriesIdentityBisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900442.pdf000900442.pdfTexto completoapplication/pdf932760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/1/000900442.pdf0015085d598d1154d2098f4296b67810MD51TEXT000900442.pdf.txt000900442.pdf.txtExtracted Texttext/plain98848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/2/000900442.pdf.txta9425f23f37578c667735297640f359bMD52THUMBNAIL000900442.pdf.jpg000900442.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/3/000900442.pdf.jpg6a0f478e78a5248b5fe0e980c4559994MD5310183/789432022-08-06 04:42:56.070504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura |
title |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura |
spellingShingle |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura Boesing, Taís Maiara Ensino Leitura Literatura infantil Machado, Ana Maria, 1941- Identidade Memórias Education Reading Children's literature Memories Identity |
title_short |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura |
title_full |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura |
title_fullStr |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura |
title_full_unstemmed |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura |
title_sort |
Bisa Bia, Bisa Bel : um projeto de aproximação do leitor e da literatura |
author |
Boesing, Taís Maiara |
author_facet |
Boesing, Taís Maiara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boesing, Taís Maiara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
contributor_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Leitura Literatura infantil Machado, Ana Maria, 1941- Identidade Memórias |
topic |
Ensino Leitura Literatura infantil Machado, Ana Maria, 1941- Identidade Memórias Education Reading Children's literature Memories Identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Reading Children's literature Memories Identity |
description |
Este trabalho propõe um Projeto de Leitura baseado em pressupostos que aproximam o ensino de língua e literatura, eixo fundamental para o desenvolvimento da leitura no âmbito escolar. Importam para a elaboração de tal proposta a construção do conceito de leitura, através da apresentação de diversas definições, bem como, a localização da literatura infantil no papel básico da formação do leitor. A proposta didática esta norteada pela obra de Ana Maria Machado, Bisa Bia, Bisa Bel, com a qual, foram desenvolvidas atividades que auxiliem os alunos a conhecerem as memórias de sua família, possibilitando o reconhecimento de sua própria história e identidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-11T01:49:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78943 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000900442 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78943 |
identifier_str_mv |
000900442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/1/000900442.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/2/000900442.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78943/3/000900442.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0015085d598d1154d2098f4296b67810 a9425f23f37578c667735297640f359b 6a0f478e78a5248b5fe0e980c4559994 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447115187355648 |