A experiência dos participantes no Carnaval de Ovar 2013
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11445 |
Resumo: | A globalização e liberalização facilitaram o acesso à atividade turística, mas elevaram, também, os desejos dos consumidores a outro nível. Esta sociedade, também designada de “sociedade dos sonhos”, quer viver experiências que a façam progredir, o que implica que seja cada vez mais importante desenvolver ofertas de bens e serviços que provoquem, em cada indivíduo, emoções fortes e que tenham um grande significado na vida de cada um. Os eventos podem ter, neste âmbito, um papel muito relevante. No entanto, são poucos os estudos em eventos que contemplam uma abordagem abrangente da experiência, considerando todas as dimensões que esta integra, e a investigação de potenciais determinantes e consequências da mesma. Reconhecendo as lacunas existentes ao nível da investigação em eventos e no âmbito dos Carnavais, bem como a importância de assegurar uma boa gestão dos Carnavais, na presente dissertação avalia-se a experiência dos participantes no Carnaval de Ovar, uma atração de elevada visibilidade para o destino onde se realiza. Além disso, identificam-se potenciais determinantes e consequências da experiência neste evento. Recolheram-se 165 questionários e testaram-se, com recurso ao Statistical Program for Social Sciences (SPSS), importantes relações entre dimensões da experiência, destas dimensões com as consequências e ainda entre determinantes e as dimensões da experiência. Observou-se, por exemplo, que as dimensões da experiência têm relações positivas entre si, que a experiência vivida influencia positivamente a satisfação e fidelização dos participantes e que a experiência depende das motivações, dos meios de comunicação através dos quais se teve conhecimento do evento e do perfil sociodemográfico. Os inquiridos foram ainda segmentados de acordo com a experiência vivida no Carnaval, tendo-se obtido três grupos distintos de participantes a considerar no planeamento de futuros Carnavais: jovens visitantes ativos, residentes envolvidos e visitantes passivos. Este processo permitiu uma melhor compreensão sobre como gerir, na prática, as experiências turísticas. |
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A experiência dos participantes no Carnaval de Ovar 2013Gestão do turismoTurismoComportamento dos consumidoresCarnaval: Ovar (Portugal)A globalização e liberalização facilitaram o acesso à atividade turística, mas elevaram, também, os desejos dos consumidores a outro nível. Esta sociedade, também designada de “sociedade dos sonhos”, quer viver experiências que a façam progredir, o que implica que seja cada vez mais importante desenvolver ofertas de bens e serviços que provoquem, em cada indivíduo, emoções fortes e que tenham um grande significado na vida de cada um. Os eventos podem ter, neste âmbito, um papel muito relevante. No entanto, são poucos os estudos em eventos que contemplam uma abordagem abrangente da experiência, considerando todas as dimensões que esta integra, e a investigação de potenciais determinantes e consequências da mesma. Reconhecendo as lacunas existentes ao nível da investigação em eventos e no âmbito dos Carnavais, bem como a importância de assegurar uma boa gestão dos Carnavais, na presente dissertação avalia-se a experiência dos participantes no Carnaval de Ovar, uma atração de elevada visibilidade para o destino onde se realiza. Além disso, identificam-se potenciais determinantes e consequências da experiência neste evento. Recolheram-se 165 questionários e testaram-se, com recurso ao Statistical Program for Social Sciences (SPSS), importantes relações entre dimensões da experiência, destas dimensões com as consequências e ainda entre determinantes e as dimensões da experiência. Observou-se, por exemplo, que as dimensões da experiência têm relações positivas entre si, que a experiência vivida influencia positivamente a satisfação e fidelização dos participantes e que a experiência depende das motivações, dos meios de comunicação através dos quais se teve conhecimento do evento e do perfil sociodemográfico. Os inquiridos foram ainda segmentados de acordo com a experiência vivida no Carnaval, tendo-se obtido três grupos distintos de participantes a considerar no planeamento de futuros Carnavais: jovens visitantes ativos, residentes envolvidos e visitantes passivos. Este processo permitiu uma melhor compreensão sobre como gerir, na prática, as experiências turísticas.The globalization and the liberalization process have facilitated the access to tourism, but have also raised the consumers’ desires to another level. This society, also called as “the dream society”, wants to live experiences that make them progress, what makes even more important the significance of developing supplies of goods and services that cause, in each individual, strong emotions and meaning to their lives. Events can have, in this context, a very important role. However, few event studies include a comprehensive approach of the experience, considering all the dimensions that this construct integrates, and the investigation of potential determinants and consequences of the experience. Recognizing the gaps in events’ and Carnivals’ research, as well as the importance of ensuring a good Carnivals’ management, this thesis evaluates the experience lived by the participants in Ovar Carnival, an attraction with high visibility for the destination where it is held. In addition, the investigation also seeks to identify the potential determinants and consequences of the experience of this event. 165 valid questionnaires were collected and, supported by the Statistical Program for Social Sciences (SPSS), were tested significant relationships between the experience’s dimensions, the dimensions and the consequences of experience and between the determinants and dimensions of Carnival’s experience. The results show, for example, that the experience’s dimensions have positive relationships among each other, positively influence the satisfaction and loyalty of the participants on Ovar’s Carnival and that the experience depends on motivations, on means through which participants became aware of the event and on socio-demographic profile. The respondents were also segmented according to the Carnival’s experience, yielding three groups that should be considered when planning future Carnivals: young active visitors, involved residents and, passive visitors. This process enabled a better understanding on how to manage, in practice, tourist experiencesUniversidade de Aveiro2013-11-26T12:41:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11445TID:201572222porGuerreiro, Diana Andreia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:36Zoai:ria.ua.pt:10773/11445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:52.083520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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