City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1637
Resumo: Objetivos: Apurar os principais fatores que influenciam a atitude de apoio dos residentes de Ovar face ao Carnaval daquele destino turístico. Num contexto onde o sol e mar assumem especial relevância, pode ser considerado como o instrumento chave no combate à sazonalidade do turismo. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis, ao mesmo tempo que se testam hipóteses, com o objetivo de estabelecer relações de causa-efeito entre as diferentes variáveis. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: A competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão estratégica através das ferramentas do marketing de lugares. O city marketing e os eventos surgem como estratégias eficientes para a atração de visitantes, assumindo um papel relevante junto de residentes e sua perceção. Implicações práticas: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico. De entre as muitas estratégias utilizadas através da aplicação de políticas de city marketing, a realização de eventos é uma das que mais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do território. Contributo: O presente estudo apresenta contributos na área do marketing, do turismo e do desenvolvimento local. Em específico, analisa o papel do marketing territorial e dos turismos no comportamento do consumidor e na perceção junto dos residentes.
id RCAP_2b865f72a14b755e8a8f288e320e9986
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1637
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de OvarCity marketingCarnaval de OvarEventosTurismoObjetivos: Apurar os principais fatores que influenciam a atitude de apoio dos residentes de Ovar face ao Carnaval daquele destino turístico. Num contexto onde o sol e mar assumem especial relevância, pode ser considerado como o instrumento chave no combate à sazonalidade do turismo. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis, ao mesmo tempo que se testam hipóteses, com o objetivo de estabelecer relações de causa-efeito entre as diferentes variáveis. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: A competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão estratégica através das ferramentas do marketing de lugares. O city marketing e os eventos surgem como estratégias eficientes para a atração de visitantes, assumindo um papel relevante junto de residentes e sua perceção. Implicações práticas: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico. De entre as muitas estratégias utilizadas através da aplicação de políticas de city marketing, a realização de eventos é uma das que mais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do território. Contributo: O presente estudo apresenta contributos na área do marketing, do turismo e do desenvolvimento local. Em específico, analisa o papel do marketing territorial e dos turismos no comportamento do consumidor e na perceção junto dos residentes.European Journal of Applied Business Management2019-02-26T12:15:01Z2019-02-26T12:15:01Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1637oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1637porSousa, B. & Ribeiro, I. (2018). City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar, European Journal of Applied Business Management, Special Issue, pp. 73-84.http://hdl.handle.net/11110/1637Sousa, BrunoRibeiro, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:01.187965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
title City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
spellingShingle City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
Sousa, Bruno
City marketing
Carnaval de Ovar
Eventos
Turismo
title_short City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
title_full City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
title_fullStr City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
title_full_unstemmed City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
title_sort City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar
author Sousa, Bruno
author_facet Sousa, Bruno
Ribeiro, Isabel
author_role author
author2 Ribeiro, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno
Ribeiro, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv City marketing
Carnaval de Ovar
Eventos
Turismo
topic City marketing
Carnaval de Ovar
Eventos
Turismo
description Objetivos: Apurar os principais fatores que influenciam a atitude de apoio dos residentes de Ovar face ao Carnaval daquele destino turístico. Num contexto onde o sol e mar assumem especial relevância, pode ser considerado como o instrumento chave no combate à sazonalidade do turismo. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis, ao mesmo tempo que se testam hipóteses, com o objetivo de estabelecer relações de causa-efeito entre as diferentes variáveis. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: A competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão estratégica através das ferramentas do marketing de lugares. O city marketing e os eventos surgem como estratégias eficientes para a atração de visitantes, assumindo um papel relevante junto de residentes e sua perceção. Implicações práticas: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico. De entre as muitas estratégias utilizadas através da aplicação de políticas de city marketing, a realização de eventos é uma das que mais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do território. Contributo: O presente estudo apresenta contributos na área do marketing, do turismo e do desenvolvimento local. Em específico, analisa o papel do marketing territorial e dos turismos no comportamento do consumidor e na perceção junto dos residentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-26T12:15:01Z
2019-02-26T12:15:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1637
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1637
url http://hdl.handle.net/11110/1637
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, B. & Ribeiro, I. (2018). City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar, European Journal of Applied Business Management, Special Issue, pp. 73-84.
http://hdl.handle.net/11110/1637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management
publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129890619916288