A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Maria Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2675
Resumo: Ao educador de infância compete proporcionar um meio rico em experiências e em atividades pedagógicas estimulantes que premeiem o desenvolvimento emocional e social da criança. O livro surge em contexto pré-escolar como promotor e mediador num processo de conhecimento, reflexão e controlo emocional, capaz de potenciar a comunicação, a curiosidade, a partilha de vivências sociais e emocionais, e ainda de aprendizagens significativas como a mudança de comportamentos e atitudes face aos outros e em relação a si mesmo. Este trabalho de investigação teve por objetivo demonstrar a importância de uma intervenção pedagógica no processo de construção da aceitação da diferença – eu e os outros. Assim, por intermédio da Literatura Infantil para a idade pré-escolar, através da materialização do livro objeto como um todo apelativo (ilustração, texto narrativo e design editorial), pretendeu-se desencadear a reflexão moral para a adoção de comportamentos que promovem a harmonia social e anulam estereótipos. Em contexto educativo, decorreram onze sessões de atividade em torno da exploração do livro originalmente criado: Iguais de Ana Conde. As sessões dividem-se em três momentos: apresentação da história e do tema em vários formatos (físico e digital); atividades de exploração, reflexão e consolidação; atividades conclusivas e lúdicas. No início e no final das sessões, as crianças responderam a um questionário sobre comportamentos e atitudes, analisouse a alteração de respostas entre o primeiro e o último questionário, após a implementação das sessões de atividades. O questionário foi lido em voz alta às crianças que assinalaram facilmente a reposta pretendida (opções de resposta com letras maiúsculas e ícones de animais para serem facilmente entendidos pelas crianças). Verificou-se, de modo geral, após a exploração do livro infantil sobre a diferença visível aos olhos das crianças, que houve alteração comportamental ou a intenção/reflexão em modificarem as suas atitudes. A finalidade das diferentes atividades prendeu-se com a oportunidade das crianças compreenderem as diferenças entre os seus valores individuais e os valores que permeiam as atitudes sociais.
id RCAP_ae7dcca864f7dc9d1ce85b7f2614b2d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença físicaEducar pela arteEducação Pré-EscolarInclusão socialLiteratura infantilEducate through artPreschool educationSocial inclusionChildren's literatureAo educador de infância compete proporcionar um meio rico em experiências e em atividades pedagógicas estimulantes que premeiem o desenvolvimento emocional e social da criança. O livro surge em contexto pré-escolar como promotor e mediador num processo de conhecimento, reflexão e controlo emocional, capaz de potenciar a comunicação, a curiosidade, a partilha de vivências sociais e emocionais, e ainda de aprendizagens significativas como a mudança de comportamentos e atitudes face aos outros e em relação a si mesmo. Este trabalho de investigação teve por objetivo demonstrar a importância de uma intervenção pedagógica no processo de construção da aceitação da diferença – eu e os outros. Assim, por intermédio da Literatura Infantil para a idade pré-escolar, através da materialização do livro objeto como um todo apelativo (ilustração, texto narrativo e design editorial), pretendeu-se desencadear a reflexão moral para a adoção de comportamentos que promovem a harmonia social e anulam estereótipos. Em contexto educativo, decorreram onze sessões de atividade em torno da exploração do livro originalmente criado: Iguais de Ana Conde. As sessões dividem-se em três momentos: apresentação da história e do tema em vários formatos (físico e digital); atividades de exploração, reflexão e consolidação; atividades conclusivas e lúdicas. No início e no final das sessões, as crianças responderam a um questionário sobre comportamentos e atitudes, analisouse a alteração de respostas entre o primeiro e o último questionário, após a implementação das sessões de atividades. O questionário foi lido em voz alta às crianças que assinalaram facilmente a reposta pretendida (opções de resposta com letras maiúsculas e ícones de animais para serem facilmente entendidos pelas crianças). Verificou-se, de modo geral, após a exploração do livro infantil sobre a diferença visível aos olhos das crianças, que houve alteração comportamental ou a intenção/reflexão em modificarem as suas atitudes. A finalidade das diferentes atividades prendeu-se com a oportunidade das crianças compreenderem as diferenças entre os seus valores individuais e os valores que permeiam as atitudes sociais.The kindergarten teacher is responsible for providing a rich environment in experiences and stimulating pedagogical activities that reward the child's emotional and social development. The book appears in a pre-school context as a promoter and mediator in a process of knowledge, reflection and emotional control, capable of enhancing communication, curiosity, sharing social and emotional experiences, as well as significant learning such as changing behavior and attitudes towards others and towards oneself. This research work aimed to demonstrate the importance of a pedagogical intervention in the process of building the acceptance of difference – me and others. Thus, through Children's Literature for preschoolers, through the materialization of the object book as an appealing whole (illustration, narrative text and editorial design), it was intended to trigger moral reflection for the adoption of behaviors that promote harmony social and nullify stereotypes. In an educational context, eleven activity sessions took place around the exploration of the book originally created: “Iguais de Ana Conde”. The sessions are divided into three stages: presentation of the story and theme in various formats (physical and digital); exploration, reflection and consolidation activities; conclusive and playful activities. At the beginning and at the end of the sessions, the children answered a questionnaire about behaviors and attitudes, and the change in answers between the first and the last questionnaire was analyzed, after the implementation of the activities sessions. The questionnaire was read aloud to the children who easily marked the intended answer (answer options with capital letters and animal icons to be easily understood by the children). It was found, in general, after exploring the children's book about the difference visible to the eyes of children, that there was a behavioral change or the intention/reflection to change their attitudes. The purpose of the different activities was related to the children's opportunity to understand the differences between their individual values and the values that permeate social attitudes.2022-03-03T13:47:14Z2026-12-16T00:00:00Z2021-12-16T00:00:00Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2675TID:202951235porGonçalves, Ana Maria Nogueirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:53Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:35.706070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
title A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
spellingShingle A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
Gonçalves, Ana Maria Nogueira
Educar pela arte
Educação Pré-Escolar
Inclusão social
Literatura infantil
Educate through art
Preschool education
Social inclusion
Children's literature
title_short A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
title_full A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
title_fullStr A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
title_full_unstemmed A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
title_sort A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
author Gonçalves, Ana Maria Nogueira
author_facet Gonçalves, Ana Maria Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Maria Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educar pela arte
Educação Pré-Escolar
Inclusão social
Literatura infantil
Educate through art
Preschool education
Social inclusion
Children's literature
topic Educar pela arte
Educação Pré-Escolar
Inclusão social
Literatura infantil
Educate through art
Preschool education
Social inclusion
Children's literature
description Ao educador de infância compete proporcionar um meio rico em experiências e em atividades pedagógicas estimulantes que premeiem o desenvolvimento emocional e social da criança. O livro surge em contexto pré-escolar como promotor e mediador num processo de conhecimento, reflexão e controlo emocional, capaz de potenciar a comunicação, a curiosidade, a partilha de vivências sociais e emocionais, e ainda de aprendizagens significativas como a mudança de comportamentos e atitudes face aos outros e em relação a si mesmo. Este trabalho de investigação teve por objetivo demonstrar a importância de uma intervenção pedagógica no processo de construção da aceitação da diferença – eu e os outros. Assim, por intermédio da Literatura Infantil para a idade pré-escolar, através da materialização do livro objeto como um todo apelativo (ilustração, texto narrativo e design editorial), pretendeu-se desencadear a reflexão moral para a adoção de comportamentos que promovem a harmonia social e anulam estereótipos. Em contexto educativo, decorreram onze sessões de atividade em torno da exploração do livro originalmente criado: Iguais de Ana Conde. As sessões dividem-se em três momentos: apresentação da história e do tema em vários formatos (físico e digital); atividades de exploração, reflexão e consolidação; atividades conclusivas e lúdicas. No início e no final das sessões, as crianças responderam a um questionário sobre comportamentos e atitudes, analisouse a alteração de respostas entre o primeiro e o último questionário, após a implementação das sessões de atividades. O questionário foi lido em voz alta às crianças que assinalaram facilmente a reposta pretendida (opções de resposta com letras maiúsculas e ícones de animais para serem facilmente entendidos pelas crianças). Verificou-se, de modo geral, após a exploração do livro infantil sobre a diferença visível aos olhos das crianças, que houve alteração comportamental ou a intenção/reflexão em modificarem as suas atitudes. A finalidade das diferentes atividades prendeu-se com a oportunidade das crianças compreenderem as diferenças entre os seus valores individuais e os valores que permeiam as atitudes sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T00:00:00Z
2021-12-16
2022-03-03T13:47:14Z
2026-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2675
TID:202951235
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2675
identifier_str_mv TID:202951235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131521628504064