O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jorge Manuel Lima de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78335
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_ae9860748b45c7219bbb0df1ad4e7519
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordasThe role of the body percussion in a school string ensemblePercussão corporalRitmoEnsino instrumental em grupoClasses de conjuntoBody percussionRhythmInstrumental group learningEnsemble classesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório descreve o Estágio que decorreu numa escola do ensino especializado de música situada no norte do país, e foi desenvolvido no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto teve como principal objetivo investigar o papel da percussão corporal como medida pedagógica para trabalhar em grupo a componente rítmica de um músico. Relata o fomento de estratégias com os alunos tendo como base a percussão corporal, no sentido de prevenir e solucionar problemas relacionados com aspetos rítmicos, para construir um melhor e mais coerente discurso musical. O estágio desenvolveu-se nas aulas da disciplina de Classe de Conjunto - Ensemble de cordas (grupo de recrutamento M32) e nas aulas de Instrumento - Contrabaixo (grupo de recrutamento M06), tendo a investigação sido centrada nas aulas de grupo. A metodologia de investigação escolhida foi a Investigação-Ação. Pretendeu-se investigar de forma ativa, crítica e reflexiva, como é que a percussão corporal pode ajudar os alunos na resolução de problemas rítmicos. A interligação de várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente um questionário, grelhas de observação, listas de verificação da evolução dos exercícios rítmicos feitos pelos alunos, visualização de vídeos de vários grupos/músicos que utilizam a percussão corporal, permitiu contribuir para o estudo desse processo, verificando – se uma melhoria do desempenho rítmico dos alunos. Concluiu-se que a percussão corporal ajuda os alunos a tornarem – se mais autónomos ao nível da capacidade/compreensão rítmica, permitindo – lhes uma maior consciencialização do ritmo e um aumento da sensibilidade e da atenção.This report describes the practicum that took place at a music school in the north of Portugal in the context of the second year of the Master of Music Program of Minho University. The project´s main goal was to research the pedagogical role of body percussion in the development of the rhythmic skills of a musician. It presents the description of the strategies applied with the students, having in mind the use of body percussion as a way to solve rhythmic problems, and a way to build a better and more coherent musical discourse. The Practicum took place in the school subjects of Music Ensembles–String Ensemble (recruitment group M32) and of Music Instrument–Double Bass (M06). The research component was developed with the String Ensemble. The research methodology was Action–Research. The goal was to find out, through an active, critical and reflexive way, how body percussion can help students in the resolution of rhythmical problems. The connection between different research techniques, namely a questionnaire, observation grids, a verification list of evolution of the students on the rhythmical exercises and different intervention strategies (such as rhythmic exercises and video watching of several groups/musicians that use body percussion) allowed the study of this process, with the improvement of the students rhythmic skills. The conclusion was that body percussion helps students to become more autonomous in their ability to understand rhythm, and allows them to be more conscious, more sensitive and more attentive.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoCastro, Jorge Manuel Lima de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78335por202995844info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:21.259116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
The role of the body percussion in a school string ensemble
title O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
spellingShingle O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
Castro, Jorge Manuel Lima de
Percussão corporal
Ritmo
Ensino instrumental em grupo
Classes de conjunto
Body percussion
Rhythm
Instrumental group learning
Ensemble classes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
title_full O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
title_fullStr O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
title_full_unstemmed O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
title_sort O papel da percussão corporal na disciplina de classe de conjunto: ensemble de cordas
author Castro, Jorge Manuel Lima de
author_facet Castro, Jorge Manuel Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Jorge Manuel Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão corporal
Ritmo
Ensino instrumental em grupo
Classes de conjunto
Body percussion
Rhythm
Instrumental group learning
Ensemble classes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Percussão corporal
Ritmo
Ensino instrumental em grupo
Classes de conjunto
Body percussion
Rhythm
Instrumental group learning
Ensemble classes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78335
url https://hdl.handle.net/1822/78335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202995844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132411947122688