O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Victória da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78470
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_d652694d90e171a4bf547c37029d0fa6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjuntoThe role of body percussion in students' motivation throughout the process of learning piano and ensemble musicConsciencialização corporalMotivaçãoMovimentoPercussão corporalRitmoBody awarenessMotivationMovementBody percussionRhythmCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio, intitulado “O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto” é relativo ao projeto de intervenção realizado no mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho. O relatório expõe o decorrer da implementação de um projeto de intervenção, no ano letivo 2020-2021, que teve como temática principal a fomentação da motivação dos alunos através da prática da “Percussão Corporal”, tendo por base a metodologia BAPNE. A fase de transição do nono ano para o décimo traz, por vezes, desistências no percurso escolar musical que podem advir da falta de motivação consequente de fatores externos, internos ou de ambos. Assim, a intervenção realizada pretendeu não necessariamente evitar que existam desistências, mas compreender se a introdução de práticas de “Percussão Corporal” no processo de aprendizagem musical pode contribuir para aumentar a motivação dos alunos no decorrer do desenvolvimento musical. Ao longo do projeto de intervenção foi realizado um conjunto de exercícios de percussão corporal que antecederam a preparação da obra na sala de aula. Também foi realizada a prática da “Percussão Corporal” ao longo da aprendizagem da obra. Este método procurou conduzir os alunos a desenvolverem através do movimento corporal noções básicas musicais como o ritmo e a pulsação constante, bem como a consciencialização corporal. A prática da “Percussão corporal” foi realizada por nove alunos do quinto grau de instrumento. Como metodologia de investigação, foi utilizada a investigação-ação, tendo sido recolhidos dados resultantes do registo de vídeos de aulas, bem como de audições e dos questionários realizados no início e no final da implementação do projeto. Os resultados revelaram que a prática de exercícios de percussão corporal, assim como a sua adaptação ao ensino do piano e de obras executadas em grupo, proporcionaram uma aprendizagem mais eficaz, inclusiva e estimulante para os alunos a nível musical, resultando, por conseguinte, numa melhoria no âmbito motivacional.This internship report, entitled “The role of body percussion in motivating students throughout the process of learning piano and ensemble music” is related to the intervention project carried out in the Master in Music Education at the University of Minho. The report exposes the course of the implementation of an intervention project in the 2020-2021 school year, whose main theme was to encourage students' motivation through the practice of “Body Percussion”, based on the BAPNE methodology. The transition phase from the ninth to the tenth grade brings, sometimes, dropouts in the musical school trajectory that can come from the lack of motivation resulting from external or internal factors, or even from both of them. Thus, the intervention carried out was not necessarily intended to prevent dropouts, but to understand whether the introduction of “Body Percussion” practices in the musical learning process can contribute to increasing students' motivation during musical development. Throughout the intervention project, a set of body percussion exercises was executed, preceding the preparation of the piece in the classroom. All through the learning of the piece it was also implemented the practice of “Body Percussion”. This method sought to lead students to develop, through body movement, basic musical notions such as rhythm and constant pulse, as well as body awareness. The practice of “Body Percussion” was performed by nine instrument fifth grade students. As a research methodology, action-research was used, and data were collected from the recording of videos of classes as well as auditions and from the questionnaires carried out at the beginning and at the end of the project's implementation. The results revealed that the practice of body percussion exercises, as well as their adaptation to the teaching of piano and of works performed in groups, provided a more effective, inclusive, and stimulating learning for students at a musical level, resulting, therefore, in an improvement in the motivational scope.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroLima, MiguelOliveira, ArturRosa, RaquelUniversidade do MinhoFernandes, Victória da Costa2021-12-152021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78470por202996727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:07.749127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
The role of body percussion in students' motivation throughout the process of learning piano and ensemble music
title O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
spellingShingle O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
Fernandes, Victória da Costa
Consciencialização corporal
Motivação
Movimento
Percussão corporal
Ritmo
Body awareness
Motivation
Movement
Body percussion
Rhythm
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
title_full O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
title_fullStr O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
title_full_unstemmed O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
title_sort O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
author Fernandes, Victória da Costa
author_facet Fernandes, Victória da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Lima, Miguel
Oliveira, Artur
Rosa, Raquel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Victória da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Consciencialização corporal
Motivação
Movimento
Percussão corporal
Ritmo
Body awareness
Motivation
Movement
Body percussion
Rhythm
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Consciencialização corporal
Motivação
Movimento
Percussão corporal
Ritmo
Body awareness
Motivation
Movement
Body percussion
Rhythm
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2021-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78470
url https://hdl.handle.net/1822/78470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133138991972352