Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Ana Clara Pina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81512
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos Curatoriais apresentada ao Colégio das Artes
id RCAP_aeb3520c5f37d280bbd34763f2405a21
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arteCommon' place: Reporting an experience at NC-arteArte contemporâneaCuradoriaMediação artísticaArte e EducaçãoContemporary ArtCuratingArtistic MediationArt and EducationDissertação de Mestrado em Estudos Curatoriais apresentada ao Colégio das ArtesO presente relatório surge na sequência do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, que teve como entidade de acolhimento a NC-arte (espaço da Fundação Neme), sediado em Bogotá. Organização de foro privado, actuante no âmbito da educação e cultura, a NC-arte assume como sua missão promover o desenvolvimento das artes plásticas e visuais no contexto colombiano. Estabelecendo como ponto de partida a apresentação desta instituição e a sua respectiva estrutura organizativa interna, assim como o contexto sociocultural onde esta opera, é dado particular enfoque à actividade desenvolvida pelo Projecto Educativo, tanto no âmbito das exposições realizadas na NC-arte como a título independente, fora deste espaço. Propõe-se, posteriormente, uma análise do processo curatorial da NC-arte, tomando como ponto de referência principal a exposição conjunta do Colectivo Maski e Luis Camnitzer, Falto de Palabra. Finalmente, e derivado das questões que vão sendo levantadas ao longo do relatório relativas à práctica da mediação artística e aos cruzamentos entre arte e pedagogia, procede-se a uma breve reflexão em redor do termo “ Educational Turn ” no contexto da arte contemporânea. Partindo sobretudo do pensamento de Luis Camnitzer e analisando, paralelamente, distintas perspectivas de outros autores, procuram tecer-se algumas considerações acerca do potencial que reside na intersecção das áreas artística e educativa.This report follows a six month curricular internship conducted at NC-arte (a cultural space based in Bogota), and it is focused, primarily, on the exhibition Falto de Palabra (Absence of Word) held at this institution between the months of February and April 2018.NC-arte is a non-profit private organisation that assumes as focal points the fields of education and culture. The aim of this institution is to contribute to the development of fine arts within the colombian context. Departing from the presentation of NC-arte and its internal organizational structure, as well as the socio-cultural context in which it operates, a more detailed emphasis is given, afterwards, to the work developed by the Educational Project of this space, both in the aim of exhibitions and independently.We then proceed to a further analysis of the curatorial process which led to the collective exhibition Falto de Palabra by artists Colectivo Maski and Luis Camnitzer. This exhibition attempted to display different approaches to the concepts of "indoctrination" versus "possible futures".Finally, and as a result of the issues raised throughout this report regarding artistic mediation as practice and the intersections between art and pedagogy, we present a brief reflection around the term “Educational Turn” in the context of contemporary art. Analysing, simultaneously, Luis Camnitzer's own views on this subject as well as other authors', we attempt to present some considerations on the potential that lies in the action of crossing the artistic and educational fields.2018-09-289999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81512http://hdl.handle.net/10316/81512TID:202058182porLuz, Ana Clara Pinainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:47:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:34.503979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
Common' place: Reporting an experience at NC-arte
title Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
spellingShingle Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
Luz, Ana Clara Pina
Arte contemporânea
Curadoria
Mediação artística
Arte e Educação
Contemporary Art
Curating
Artistic Mediation
Art and Education
title_short Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
title_full Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
title_fullStr Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
title_full_unstemmed Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
title_sort Lugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-arte
author Luz, Ana Clara Pina
author_facet Luz, Ana Clara Pina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Ana Clara Pina
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Curadoria
Mediação artística
Arte e Educação
Contemporary Art
Curating
Artistic Mediation
Art and Education
topic Arte contemporânea
Curadoria
Mediação artística
Arte e Educação
Contemporary Art
Curating
Artistic Mediation
Art and Education
description Dissertação de Mestrado em Estudos Curatoriais apresentada ao Colégio das Artes
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81512
http://hdl.handle.net/10316/81512
TID:202058182
url http://hdl.handle.net/10316/81512
identifier_str_mv TID:202058182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133929523904512