Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Patrícia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Estrela,Antónia, Oliveira,Ana Luísa, Abrantes,Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100003
Resumo: Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.
id RCAP_aebb0319589d1c5ac21e6d2e40bca868
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722020000100003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseçõesMetodologia de trabalho de projetoDidática da língua maternaIntegração curricularLiteraciaPretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2020-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100003Da Investigação às Práticas v.10 n.1 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100003Ferreira,PatríciaEstrela,AntóniaOliveira,Ana LuísaAbrantes,Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:22Zoai:scielo:S2182-13722020000100003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:30.289524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
spellingShingle Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
Ferreira,Patrícia
Metodologia de trabalho de projeto
Didática da língua materna
Integração curricular
Literacia
title_short Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_full Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_fullStr Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_full_unstemmed Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_sort Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
author Ferreira,Patrícia
author_facet Ferreira,Patrícia
Estrela,Antónia
Oliveira,Ana Luísa
Abrantes,Ana
author_role author
author2 Estrela,Antónia
Oliveira,Ana Luísa
Abrantes,Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Patrícia
Estrela,Antónia
Oliveira,Ana Luísa
Abrantes,Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Didática da língua materna
Integração curricular
Literacia
topic Metodologia de trabalho de projeto
Didática da língua materna
Integração curricular
Literacia
description Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.10 n.1 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376432291840