Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Estrela, Antónia, Oliveira, Ana Luísa, Abrantes, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11356
Resumo: Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.
id RCAP_4358c8999a54eb1295bac7dfd61fb802
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseçõesMetodologia de trabalho de projetoDidática da língua maternaIntegração curricularLiteraciaProject-based teaching and learningDidactics of languageCurricular articulationLiteracyMéthodologie de travail de projetDidactique de la langue maternelleIntégration du programme d'étudesLitératiePretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.Abstract The aim of this text is to present an analysis of the role of language in project-based learning and the linguistic progress that takes place through the use of this methodology. From the analysis of didactic resources, children’s works, photographic records of teaching and learning contexts and reports of events, several topics are brought into the discussion regarding two axis: which linguistic competencies contribute to the development of projects by students (i) and the boost that these working contexts print to linguistic learnings in the mentioned areas (ii). The analysis has evinced the dialogical relation between the development of specific knowledge related to the thematic of the projects and the scientific or artistic field in which they can be integrated and the development of linguistic competencies, such as, a) the relevance of an explicit action focused on the didactics of language in the preparation of the development of projects and in every step of the way; b) the wealth of project-based learning and teaching for the contextualization of linguistic learnings; c) and the benefits that such contexts implicate for the development of knowledge in use, complex in nature, that form the concept of literacy and enhance citizenship exercise.Resumé Nous avons l’intention de présenter une analyse du rôle joué par les langues dans la méthodologie de travail de projet et de l’apprentissage des langues ainsi déclenché. À partir de l’analyse du matériel pédagogique, des productions des enfants, des enregistrements photographiques de situations d’enseignement et d’apprentissage et des comptes rendus d’événements, les sujets sont abordés autour de deux axes: la contribution des compétences de base du langage à la réalisation du projet (i) et l’élan que cela donne à l’apprentissage des langues dans les domaines mentionnés (ii). L’analyse a montré la relation dialogique établie entre la construction de connaissances spécifiques liées au thème des projets et le domaine scientifique ou artistique dans lequel elles sont insérées et le développement des compétences linguistiques, en soulignant: a) la pertinence de la focalisation explicite sur la didactique des langues dans la préparation des travaux de projets et les différentes étapes de leur réalisation; b) la richesse de cette méthodologie pour la contextualisation de l'apprentissage des langues; c) les avantages que de tels contextes entraînent pour la construction de connaissances en cours d'utilisation, de nature complexe, qui façonnent le concept de litératie et renforcent l'exercice de la citoyenneté.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLFerreira, PatríciaEstrela, AntóniaOliveira, Ana LuísaAbrantes, Ana2020-03-27T10:57:31Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11356porFerreira, P., Estrela, A., Oliveira, A., Abrantes, A., (2020) Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções, Da Investigação às Práticas, 10(1), 31 - 61. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.2022182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.202info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:37.455725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
spellingShingle Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
Ferreira, Patrícia
Metodologia de trabalho de projeto
Didática da língua materna
Integração curricular
Literacia
Project-based teaching and learning
Didactics of language
Curricular articulation
Literacy
Méthodologie de travail de projet
Didactique de la langue maternelle
Intégration du programme d'études
Litératie
title_short Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_full Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_fullStr Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_full_unstemmed Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
title_sort Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções
author Ferreira, Patrícia
author_facet Ferreira, Patrícia
Estrela, Antónia
Oliveira, Ana Luísa
Abrantes, Ana
author_role author
author2 Estrela, Antónia
Oliveira, Ana Luísa
Abrantes, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patrícia
Estrela, Antónia
Oliveira, Ana Luísa
Abrantes, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Didática da língua materna
Integração curricular
Literacia
Project-based teaching and learning
Didactics of language
Curricular articulation
Literacy
Méthodologie de travail de projet
Didactique de la langue maternelle
Intégration du programme d'études
Litératie
topic Metodologia de trabalho de projeto
Didática da língua materna
Integração curricular
Literacia
Project-based teaching and learning
Didactics of language
Curricular articulation
Literacy
Méthodologie de travail de projet
Didactique de la langue maternelle
Intégration du programme d'études
Litératie
description Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27T10:57:31Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11356
url http://hdl.handle.net/10400.21/11356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, P., Estrela, A., Oliveira, A., Abrantes, A., (2020) Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções, Da Investigação às Práticas, 10(1), 31 - 61. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.202
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463205380096