A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15108 |
Resumo: | Por mais consciência que o fotógrafo tenha da necessidade de ser objetivo e de retratar a verdade do acontecimento, pessoa ou lugar, a fotografia de imprensa é sempre a perspetiva de alguém que escolhe fragmentos da realidade para reportar ou documentar uma notícia. Apesar de ser um ato seletivo, onde interfere as experiências individuais do seu autor, a fotografia usufrui da condição de verosimilhança. O observador, com um olhar ingénuo e sem adotar uma atitude crítica perante a mimese do real, recebe a imagem como sendo a prova irrefutável de um momento que o texto não consegue autentificar. Descobrir a ontologia da fotografia documental e fotojornalística no contexto da imprensa portuguesa, que papel lhe tem sido atribuído e como é que os fotógrafos veem o próprio ato fotográfico são algumas das reflexões presentes nestas páginas. Acima de tudo, este livro revela se a confiança que o público deposita na imagem jornalística lhe é merecida. |
id |
RCAP_aecffe70442fde4de8c8178c7cc1a861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímilFotografiaFotografia documentalFotojornalismoFotografia digitalFotografias de imprensaImprensa portuguesaPor mais consciência que o fotógrafo tenha da necessidade de ser objetivo e de retratar a verdade do acontecimento, pessoa ou lugar, a fotografia de imprensa é sempre a perspetiva de alguém que escolhe fragmentos da realidade para reportar ou documentar uma notícia. Apesar de ser um ato seletivo, onde interfere as experiências individuais do seu autor, a fotografia usufrui da condição de verosimilhança. O observador, com um olhar ingénuo e sem adotar uma atitude crítica perante a mimese do real, recebe a imagem como sendo a prova irrefutável de um momento que o texto não consegue autentificar. Descobrir a ontologia da fotografia documental e fotojornalística no contexto da imprensa portuguesa, que papel lhe tem sido atribuído e como é que os fotógrafos veem o próprio ato fotográfico são algumas das reflexões presentes nestas páginas. Acima de tudo, este livro revela se a confiança que o público deposita na imagem jornalística lhe é merecida.Instituto Politécnico de LisboaRCIPLCardoso Lopes, Fátima2022-11-25T13:01:11Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15108porCardoso, F. L. (2022). A fotografia documental na imprensa portuguesa: O real e o verosímil. Instituto Politécnico de Lisboa978-989-53068-8-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:50.197729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil |
title |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil |
spellingShingle |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil Cardoso Lopes, Fátima Fotografia Fotografia documental Fotojornalismo Fotografia digital Fotografias de imprensa Imprensa portuguesa |
title_short |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil |
title_full |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil |
title_fullStr |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil |
title_full_unstemmed |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil |
title_sort |
A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil |
author |
Cardoso Lopes, Fátima |
author_facet |
Cardoso Lopes, Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso Lopes, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Fotografia documental Fotojornalismo Fotografia digital Fotografias de imprensa Imprensa portuguesa |
topic |
Fotografia Fotografia documental Fotojornalismo Fotografia digital Fotografias de imprensa Imprensa portuguesa |
description |
Por mais consciência que o fotógrafo tenha da necessidade de ser objetivo e de retratar a verdade do acontecimento, pessoa ou lugar, a fotografia de imprensa é sempre a perspetiva de alguém que escolhe fragmentos da realidade para reportar ou documentar uma notícia. Apesar de ser um ato seletivo, onde interfere as experiências individuais do seu autor, a fotografia usufrui da condição de verosimilhança. O observador, com um olhar ingénuo e sem adotar uma atitude crítica perante a mimese do real, recebe a imagem como sendo a prova irrefutável de um momento que o texto não consegue autentificar. Descobrir a ontologia da fotografia documental e fotojornalística no contexto da imprensa portuguesa, que papel lhe tem sido atribuído e como é que os fotógrafos veem o próprio ato fotográfico são algumas das reflexões presentes nestas páginas. Acima de tudo, este livro revela se a confiança que o público deposita na imagem jornalística lhe é merecida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25T13:01:11Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15108 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, F. L. (2022). A fotografia documental na imprensa portuguesa: O real e o verosímil. Instituto Politécnico de Lisboa 978-989-53068-8-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133500558802944 |