Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Victor Manuel Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8527
Resumo: Com a realização deste relatório, pretende-se dar a conhecer as atividades desenvolvidas na escola de formação Dragon Force Braga – FC Porto. O estágio pode ser visto como um elemento de formação continuo pois só com a aplicação de conhecimentos previamente adquiridos é que podemos viver variados contextos que nos irão surgir e assim consolidar aprendizagens e permitir lidar com diferentes situações ao longo do tempo. Os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de 5 anos, tanto a nível académico como a através de formações, tornam-se verdadeiramente úteis quando são aplicados criando assim situações únicas e diferentes contextos nos treinos e na competição fazendo com que tenhamos de recorrer a esses mesmo conhecimentos para lidarmos com os contextos que nos aparecem e criar um ambiente de constante aprendizagem e adaptação. Esse ambiente é mesmo o que era pretendido para que pudesse adquirir competências para o exercício da função de treinador desportivo em situações de treino e de competição. Com o papel de treinador adjunto de uma das equipas de infantis da escola de formação Dragon Force Braga e como treinador de uma equipa de básico (sub-7), estive inserido em dois contextos totalmente diferentes, e consequentemente, em ambientes de ensinoaprendizagem igualmente diferentes. Tendo em conta estas duas equipas, em cada uma delas, teve de ser pensado um ambiente de ensino-aprendizagem que fosse ótimo, ou seja, tendo em conta as características fisiopsicológicas dos jogadores, o objetivo era proporcionar diferentes cenários e desafios para que eles sentissem algum nível de dificuldade, mas que no final pudessem ter êxito. A promoção da inteligência e criatividade em relação ao jogo era constante, assim como estímulos para o desenvolvimento motor, pois nesta fase de desenvolvimento dos jogadores julgamos ser essencial para que eles tivessem sucesso. Os princípios metodológicos e a avaliação ao longo da época foram aspetos importantes para que pudéssemos proporcionar um desenvolvimento adequado aos nossos jogadores, tanto a nível desportivo como a nível social.
id RCAP_aed10bef6333e8d144e604e6cc90d6b9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017FutebolDragon ForceCom a realização deste relatório, pretende-se dar a conhecer as atividades desenvolvidas na escola de formação Dragon Force Braga – FC Porto. O estágio pode ser visto como um elemento de formação continuo pois só com a aplicação de conhecimentos previamente adquiridos é que podemos viver variados contextos que nos irão surgir e assim consolidar aprendizagens e permitir lidar com diferentes situações ao longo do tempo. Os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de 5 anos, tanto a nível académico como a através de formações, tornam-se verdadeiramente úteis quando são aplicados criando assim situações únicas e diferentes contextos nos treinos e na competição fazendo com que tenhamos de recorrer a esses mesmo conhecimentos para lidarmos com os contextos que nos aparecem e criar um ambiente de constante aprendizagem e adaptação. Esse ambiente é mesmo o que era pretendido para que pudesse adquirir competências para o exercício da função de treinador desportivo em situações de treino e de competição. Com o papel de treinador adjunto de uma das equipas de infantis da escola de formação Dragon Force Braga e como treinador de uma equipa de básico (sub-7), estive inserido em dois contextos totalmente diferentes, e consequentemente, em ambientes de ensinoaprendizagem igualmente diferentes. Tendo em conta estas duas equipas, em cada uma delas, teve de ser pensado um ambiente de ensino-aprendizagem que fosse ótimo, ou seja, tendo em conta as características fisiopsicológicas dos jogadores, o objetivo era proporcionar diferentes cenários e desafios para que eles sentissem algum nível de dificuldade, mas que no final pudessem ter êxito. A promoção da inteligência e criatividade em relação ao jogo era constante, assim como estímulos para o desenvolvimento motor, pois nesta fase de desenvolvimento dos jogadores julgamos ser essencial para que eles tivessem sucesso. Os princípios metodológicos e a avaliação ao longo da época foram aspetos importantes para que pudéssemos proporcionar um desenvolvimento adequado aos nossos jogadores, tanto a nível desportivo como a nível social.With this report i tis intended to make known the activities developed in the soocer school Dragon Force Braga – FC Porto. The internship could be seen as an element of contínuos formation because, only with the application of knowledge previously adquired we can experience diferente contexts that will apear and so we can consolidate our learning and that let us handle with diferente situations over time. The theoretical knowledge adquired over 5 years, academicaly and through several formations, become truly useful when they can be applied, thus criating unique situations and diferente contexts in training and competitions, making us to fall back to those guidelines to handle those situations, creating na environment of constant learning and adaptation. That environment was really what I was pretending so that i could gain competences, so that, later, I could exercise the role of a sports coach in training and competition cenários. As a assitant coach of a under-12 team and as a head coach of a under-7 team in the Dragon Force Braga soocer school, I was in two completely diferente contexts and teachinglearning environment as well. Taking into account these two teams, in each one, was created a teaching-learning environment that was great to the players, that is, the physical and psychological characteristics are taking into account, with the goal of providing diferente scenarios and chalanges so that they could feel some difficulties, but in the end they would experience succes. Propiciating game inteligence and criativitie was constant, as was the motor development, because in this stage of player development, we thought that is was fundamental so that they could succeed. The metodlogical principals and the constant evaluation throughout de season were very importante aspects so we could provide na adequate developmente of our players, both at sports and social level.2018-07-16T16:03:19Z2018-01-15T00:00:00Z2018-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8527pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Victor Manuel Lopesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:52.052170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
title Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
spellingShingle Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
Duarte, Victor Manuel Lopes
Futebol
Dragon Force
title_short Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
title_full Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
title_fullStr Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
title_sort Relatório de estágio na ADC Aveleda, na equipa de futebol de juniores D - SUB-12, na época desportiva de 2016/2017
author Duarte, Victor Manuel Lopes
author_facet Duarte, Victor Manuel Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Victor Manuel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Dragon Force
topic Futebol
Dragon Force
description Com a realização deste relatório, pretende-se dar a conhecer as atividades desenvolvidas na escola de formação Dragon Force Braga – FC Porto. O estágio pode ser visto como um elemento de formação continuo pois só com a aplicação de conhecimentos previamente adquiridos é que podemos viver variados contextos que nos irão surgir e assim consolidar aprendizagens e permitir lidar com diferentes situações ao longo do tempo. Os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de 5 anos, tanto a nível académico como a através de formações, tornam-se verdadeiramente úteis quando são aplicados criando assim situações únicas e diferentes contextos nos treinos e na competição fazendo com que tenhamos de recorrer a esses mesmo conhecimentos para lidarmos com os contextos que nos aparecem e criar um ambiente de constante aprendizagem e adaptação. Esse ambiente é mesmo o que era pretendido para que pudesse adquirir competências para o exercício da função de treinador desportivo em situações de treino e de competição. Com o papel de treinador adjunto de uma das equipas de infantis da escola de formação Dragon Force Braga e como treinador de uma equipa de básico (sub-7), estive inserido em dois contextos totalmente diferentes, e consequentemente, em ambientes de ensinoaprendizagem igualmente diferentes. Tendo em conta estas duas equipas, em cada uma delas, teve de ser pensado um ambiente de ensino-aprendizagem que fosse ótimo, ou seja, tendo em conta as características fisiopsicológicas dos jogadores, o objetivo era proporcionar diferentes cenários e desafios para que eles sentissem algum nível de dificuldade, mas que no final pudessem ter êxito. A promoção da inteligência e criatividade em relação ao jogo era constante, assim como estímulos para o desenvolvimento motor, pois nesta fase de desenvolvimento dos jogadores julgamos ser essencial para que eles tivessem sucesso. Os princípios metodológicos e a avaliação ao longo da época foram aspetos importantes para que pudéssemos proporcionar um desenvolvimento adequado aos nossos jogadores, tanto a nível desportivo como a nível social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16T16:03:19Z
2018-01-15T00:00:00Z
2018-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8527
url http://hdl.handle.net/10348/8527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137156990500864