Intervenções de enfermagem na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17626 |
Resumo: | Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica |
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Intervenções de enfermagem na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânicaPneumonia associada à ventilaçãoPrevençãoCuidados de enfermagemCompetênciasTrabalho de projetoVentilator-associated PneumoniaPreventionNursing CareCompetencesDesign workRelatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-CirúrgicaNo âmbito da frequência do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, realizámos várias atividades de índole académica e de entre elas a realização de estágios, os quais foram suportados por diversas metodologias de ensino aprendizagem de entre as quais realçamos a metodologia de trabalho de projeto. Assim elaboramos o presente relatório o qual pretende relatar o realizado, salientando: o Projeto de desenvolvimento Académico, o Projeto de Aprendizagem Clínica e as Competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, desenvolvidos durante os Estágios I, II e III. O projeto de desenvolvimento académico, teve como base a Teoria da Incerteza de Merle Mishel e iniciou-se com a fase de diagnóstico da situação, onde foi detetado um problema: “Quais as intervenções de enfermagem para prevenir a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica no utente?”. De forma a resolver esta questão, planeámos, executámos e avaliámos o projeto com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados ao utente submetido a ventilação mecânica. A divulgação do mesmo realizou-se com a elaboração de um artigo sobre as intervenções de enfermagem para prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica, no contexto de cuidados intensivos. Para dar resposta à questão identificada foi realizada uma revisão integrativa da literatura (sem metanálise) com recurso a vários autores, nacionais, internacionais e guidelines. Nesta pesquisa encontrou-se respostas para a nossa questão de investigação e constatou-se que o nível de conhecimentos dos enfermeiros acerca da pneumonia associada à ventilação mecânica é reduzido. Paralelamente realizamos o projeto de aprendizagem clinica que visa dar resposta ao planeado para aquisição de competências especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica e em Pessoa em Situação Crónica e Paliativa, bem como de Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica. Este relatório é a síntese de toda a aprendizagem teórica e prática desenvolvida ao longo do curso de mestrado que nos permitiu para além das competências adquiridas, enriquecer a nível pessoal.Over the attendance of the 4th Medical-Surgical Nursing Master’s Course at the Polytechnic Institute of Setubal, we were part of many academic activities among which we highlight the design work project. The present report, aims to describe the work developed during this course: The Academic Development Project, the Clinical Learning Project and the accomplished mastery skills in Medical-Surgical Nursing, developed during Stages I, II and III. The Academic Development Project was based on the Merle Mishel “Uncertainty Theory”. We began by identifying the situation and its problem: "What nursing interventions may be put into action to prevent Ventilator-associated Pneumonia?”. In order to address this, we planned and carried out a design work aiming to improve the quality of care provided to patients undergoing mechanical ventilation. A integrative literature review was performed (including national and international guidelines, and excluding meta-analysis studies) and it pointed out that the nursing knowledge on this particular issue was little and incomplete. Therefore we developed a paper work focusing on the nursing interventions for the prevention of Ventilator-induced Pneumonia, in the intensive care context. At the same time, a Clinical Learning Project was designed to meet the specific Nursing competencies concerning Chronic, Critical and Paliative patient conditions, as well as the skills and awareness of a Master in Medical-Surgical Nursing. This report is the summary of all theoretical and practical competences developed during the mastery program that enriched us, beyond knowledge, on a very personal level.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeMartins, Maria de LurdesRepositório ComumGuerreiro, Sandrine Cristel Mestre2017-01-20T11:09:52Z2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17626TID:201636182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:31.784432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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